domingo, 30 de novembro de 2008

Dois Gigantes

Oscar Wilde

Fernando Pessoa

Faz hoje oito anos que este retrato foi tirado.

Havia já muitos anos que tinha prometido a mim mesma que estaria no Père-Lachaise no centenário da morte de Oscar Wilde, à hora exacta a que partiu deste mundo, já contei a história aqui. Sim, fui a Paris de propósito. Há doidos piores...

Volto a proclamar a minha gratidão eterna à Dr.ª Teresa Monteiro, a quem devo a qualidade do meu inglês e a minha desmedida paixão por Oscar Wilde e por Teatro. Nem sabia ela no que se metia ao pôr-me a ler The Importance of Being Earnest, de Oscar Wilde, e Look Back in Anger, de John Osborne, tinha eu 16 anos. A culpa é sua, querida Dr.ª Teresa! Esta semana vou mandar-lhe um retrato que eu e o Vítor tirámos em Londres há dias. Tenho a certeza de que vai lembrar-se imediatamente dele! — foi seu aluno no sexto ano.

O segundo Gigante que morreu nesta mesma data, trinta e cinco anos mais tarde, é Fernando Pessoa, que devo a outro grande Gigante, que tive a honra e o privilégio de ter como Professor: Vergílio Ferreira.

11 comentários:

  1. Perfeito... és!
    .
    .
    .
    Hoje lembrei-me de Oscar Wilde, nesta conjugação com Fernando Pessoa
    .
    .
    .
    e a tua musica, vou rouba-la para o proximo post :-)))
    .
    bjo doce

    ResponderEliminar
  2. SMA,

    Mais uma coincidência...

    Quanto à música, é toda tua! :) O prazer da partilha é um dos maiores da vida, não é?

    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  3. Foda-se!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sempre a armares em culta!

    ResponderEliminar
  4. Mas atenção que eu sou o Dicas anónimo e não a besta do comentário anterior

    ResponderEliminar
  5. Hummmmm é de mim ou vais pedir qualquer coisa à Drª Teresa? tanta manteiga... hummmm (olhando suspeitosamente mode)

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. Querido, queridíssimo Dicas Anónimo,

    (para quem não sabe, o Dicas é o meu amigo Zé Luís, o meu mago da informática, com quem tanto tenho aprendido e continuo a aprender, o que ele sabe disto deslumbra-me)

    Tenho muita pena que, na primeira vez que decidiste comentar a Gota tenhas encontrado logo uma cavalidade como a de cima. Como te expliquei depois ao telefone, isto é mesmo uma grande excepção. E nem lhe respondo, faço-o mais abaixo, noutro post que honrou (?) com a sua boçalidade.

    Para ti, meu amigo, um beijo enorme.

    P.S. Já fiz download do programa que me recomendaste e a compra de uma drive externa está agendada. Lá terei de te consultar quanto à que devo comprar... :)

    ResponderEliminar
  7. Diabba,

    LOL! Que maus fígados! Não, não lhe vou pedir nada. É mesmo e só uma enorme gratidão. Há professores que nos marcam para a vida inteira, e a Dr.ª Teresa Monteiro foi um deles. :)

    Beijo perfumado, para neutralizar o teu de enxofre...

    ResponderEliminar
  8. Ja tinha vindo aqui dizer que estive nesse preciso lugar 1 mes depois de ti. O motivo, visitar a campa de Jim Morrison, que nada tem de poetica ou bela, mas que teve uma grande influencia na minha juventude. Na de Wilde, bem que tentei fotografar a inscricao a baixo relevo, mas em vao. Estava lindissima e num dia soalheiro e frio especial tambem. Prestei tambem homenagem as Divas Callas e Piaf, claro. Na campa de Piaf, ha que convir, vendo aquele cruxifixo com um homem pelado em cima a todo o comprimento do caixao... enchi-me de risinhos discretos e inocentes por dentro a imaginar que ela haveria de apreciar! :)

    ResponderEliminar