sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Quote for the day... e a Sãozinha

Recebido hoje da Sãozinha, a notável, inesquecível e muito querida Professora do magnífico curso de revisão e edição que fiz há um ano:

«Whatever you give a woman, she's going to multiply. If you give her sperm, she'll give you a baby. If you give her a house, she'll give you a home. If you give her groceries, she'll give you a meal. If you give her a smile, she'll give you her heart. She multiplies and enlarges what is given to her. So — if you give her any crap… you will receive a ton of shit!»

Sãozinha, desculpe... bem sei (graças a si) que a citação, por ter mais de três linhas, devia estar avançada na mancha da página e um ponto mais pequena... O Blogger não me permite floreados desses. Mas repare, antes que se arrependa da nota que me deu, que está em itálico... :)

Ainda me lembro do que penei quando, antes da primeira aula, enviou a toda a turma um mail em que assinalava frases dos textos que tínhamos redigido aquando da nossa candidatura ao curso. Todas devidamente identificadas, o nome do autor por baixo. E o meu nome aparecia três vezes! TRÊS! Era o texto sobre Oscar Wilde que está aqui, que enviei muito mutilado, única forma de respeitar a regra de um máximo de 1800 caracteres. Lia as frases dos outros e percebia o que estava mal: aqui um erro de ortografia, ali pontuação errada, acolá uma construção deficiente ou pouco clara. Lia as pobres frases da minha humilhação pública (sim, que as duas turmas tinham recebido aquilo!) e não conseguia descortinar o que pudesse estar mal nelas. Agora sei! Numa a hora do dia estava mal grafada — 13:50 e não 13h50, como devia ser. Noutra o ponto final da citação estava fora das aspas, num caso em que claramente deveria estar dentro. Na terceira discordamos. Continuo a achar, com toda a humildade e plena consciência da inferioridade do meu saber, que a frase, não sendo brilhante, nada tem de errado: «Tenho um retrato, pedi a um japonês que estava ali pelos mesmos motivos que me fotografasse.»

Longe estava eu de saber, naquele dia de Outubro de 2006 em que homenageava o meu amado Oscar Wilde e, de caminho, prestava sentida e grata homenagem a uma grande Professora, a Dr.ª Teresa Monteiro, que a vida ainda poria no meu caminho mais outro nome a somar aos dos inesquecíveis Mestres a quem o tanto que devo é tudo. Eram três: ela, Dr.ª Teresa Monteiro, a Dr.ª Maria Helena Teixeira Ferreira (curiosamente, são grandes amigas), Vergílio Ferreira. Passaram a ser quatro, porque a Sãozinha é uma extraordinária Professora. Foi uma honra conhecê-la, foi um privilégio aprender consigo.

3 comentários:

  1. Hello Amiga.

    Estou aqui:

    http://afaltaquefazumbide.blogspot.com/

    Jokas!!!

    VERA

    ResponderEliminar
  2. «Tenho um retrato. Pedi a um japonês, que estava ali pelos mesmos motivos, que me fotografasse.»

    :)

    é só uma sugestão...

    ResponderEliminar
  3. Linda... so vim dizer-te que o blogger permite fazer citacoes e agora muito facilmente ate! Selecciona o texto que queres como citado e clicka no icon com uma aspa no editor de texto. Conselho: Faz so isso depois de escreveres todo o texto, senao os paragrafos seguintes aparecem-te tambem avancados na margem e tens que alterar a formatacao em html. Ja agora, tambem podes por o texto com fonte mais pequena, em italico, tudo.
    Beijinho

    ResponderEliminar