quarta-feira, 3 de setembro de 2008

I NY

É uma paixão, pronto. Uma paixão que só não se reacende quando volto... porque está sempre presente, sem nunca se extinguir.

Cinco dias são muito pouco para Nova Iorque, tão inesgotável a cidade é. Um exemplo: queríamos ir à Frick Collection, mas descobrimos entetanto que estava uma grande exposição de Dalí (que adoramos) no MoMA. Mudança de planos, claro. A exposição, afinal, revelou-se um tanto decepcionante. Mas esse é o género de conclusão a que apenas se pode chegar... indo ver.

Na primeira manhã, apesar de na véspera me ter deitado tardíssimo (comemoração dos meus anos, aproveito por agradecer a todos os que me telefonaram ou mandaram mensagens), nada me conseguiria manter na cama. Às sete horas já deambulava pelas ruas, feliz só por estar ali. Feliz? Muito mais do que meramente feliz: em estado de graça. Dei um longuíssimo passeio de mais de três horas, iniciado com a obrigatória paragem no Starbucks mais próximo, logo ao virar para a Rua 57. De café na mão — haverá muitas imagens mais nova-iorquinas? —, deambulei pelas ruas e avenidas, a alma em festa.

Foram cinco dias em que andámos quilómetros — de tal maneira que eu, rapariga previdente, e aproveitando as vantagens indiscutíveis das carteiras onde cabe este mundo e o outro, levava a postos as minhas sandálias de combate, descalçando as sandálias mais desconfortáveis mal saía do restaurante de arromba onde tínhamos ido almoçar ou jantar. Na fotografia ao lado, por exemplo, tirada na Broadway, já perto de Times Square, já estava com uns bons trinta quarteirões palmilhados desde o restaurante, o FA-BU-LO-SO Buddakan (espreitem e façam o tour, aparece no filme Sex & The City). Estes simpáticos membros do NYPD fizeram questão de posar comigo quando, enquanto esperava à porta do Starbucks que o Vítor trouxesse os cafés, perguntei se os podia fotografar. Nada disso! Um deles tomou-me logo a máquina e atirou-me para o meio dos colegas. Uns amores!

Cinco dias fantásticos, que voaram, em suma. Do teatro, das coisas que vi, falarei noutro dia. Agora ponho só aqui duas músicas que para mim e para o Vítor são o resumo mais que perfeito do que vivemos. E não só nesta viagem... O I've Loved These Days é muito, muito abrangente, e nele cabem também as outras três: as Montanhas Rochosas, Londres e Miami. A música diz-nos muito, dir-nos-á sempre muito, até por fazer parte do extraordinário Movin' Out, que tivemos o privilégio de ver há cinco anos, também em Nova Iorque, claro — seguramente o mais assombroso espectáculo de dança que vi em toda a minha vida, uma história dançada criada em redor das músicas de Billy Joel, coreografia da grande Twyla Tharp a ganhar um Tony. (o equivalente ao Oscar, para o Teatro). Inesquecível.




7 comentários:

  1. Olha olha, quem voltou... ainda falas português, chick?
    ;)
    Isso é que foram umas férias, sim senhora!

    ResponderEliminar
  2. Como uma verdadeira Samantha, loving life, ai na primeira foto. Ja agora menina... eu bem que tentei telefonar, sms, etc... devo-te ter apanhado ma altura que vieram todas devolvidas.

    Beijinho e welcome back.

    PS - Manda la a tua nova morada por mail :)

    ResponderEliminar
  3. Bom Teresa, impossível dizer não estar roída de inveja, mas pronto, fica a consolação de saber, quando voltar a essa cidade que desperta paixões ou ódios, no meu caso, definitivamente paixões, já sei a quem recorrer para os melhores restaurantes, espetáculos, exposições, e por aí ... bom sinal seria se não demorasse a cosulta.
    Agora miuda, o colosso a espera.
    Bom regresso à realidade, um ano mais madura mas de papo cheio.
    Um beijo
    Pituxa Uva - rsrsrsr

    ResponderEliminar
  4. Pronto! Ganhei de volta minhas agradáveis leituras quase q diárias desta encantadora roteirista de histórias verdadeiras!! Tb tenho fotos com os simpáticos cops de NYC, só que os meus da polícia montada... Ai que saudade boa! Então trate logo de esmiuçar como foi esta tua agenda cultural que fiquei curiosa!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai Teresa

    Estou para aqui verde, verdinha, verdunxa... e ainda só não caí para o lado porque não calhou...ele é Miami, ele é NY....e eu aqui a babar!!!!

    Mas também te digo uma coisa, mulher,depois destes anos todos de estudos e trabalho, se esta porra não der para daqui a uns anos fazer umas viagens assim, até me reviro !!!

    De qualquer forma, porque só fico verde e não sou invejosa, também é sempre bom viajar atrávés dos olhos dos outros...

    E esses polícias, ai minha nossa, até parece uma coisa assim dos filmes... Prenda-me sô guarda, prenda-me...

    beijos

    ResponderEliminar
  6. compreendo perfeitamente essa paixão... saí de lá há 9 meses e já tenho saudades.

    ResponderEliminar