segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O grande incêndio de Lisboa

Faz hoje vinte anos. Parece impossível, tão depressa passaram, mas faz mesmo vinte anos que aconteceu.

Eu tinha saído de casa bastante mais cedo do que o costume, às oito horas já estava na Adília, a minha costureira, no Campo Pequeno, a provar um vestido cor-de-rosa (lindo!) que queria pôr no jantar dos meus anos, daí a dois dias. Cheguei ao escritório ainda antes das nove, e estranhei que o telefone já estivesse a tocar.

Era o V., pequeno com que me arrastava valentemente a asa e com quem eu não queria nada, por ser casado. Nem sequer lhe tinha dado o número de telefone, ele moveu céus e terra para o arranjar, acabou por ser o Zé Calvário a dar-lho. O V. telefonava com o pretexto parvo de saber se eu estava bem, por causa do incêndio. Qual incêndio? — estranhei eu. Foi por ele que fiquei a saber do inferno que era a Baixa a essa hora.

À noite fui jantar com o Vítor e fomos espreitar aquele cenário de desolação absoluta. O Chiado não mais voltaria a ser igual. Eduardo Martins, Grandela (que era do pai da que viria a ser sogra da minha irmã, a querida Tia Vicas, que Deus tem, era Grandella de apelido), os Grandes Armazéns do Chiado, A Pompadour, a Ferrari, a Valentim de Carvalho, a Melodia, onde na adolescência eu me fechava numa cabine com a minha amiga Clara a ouvir uma pilha de discos, saindo depois sem comprar nada... tudo destruído. Destruída também a lindíssima Casa Batalha, a loja mais antiga de Lisboa, que datava de meados do século XVII...

No dia seguinte um jornal publicou um mapa da zona, identificando todas as lojas que tinham ardido. Eu e a minha irmã suspirámos de alívio quando descobrimos que a nossa adorada Luvaria Ulisses tinha sido poupada.

Em 1989, um ano depois, passei a trabalhar na Baixa, na Rua Augusta. Subi e desci muitas vezes as escadas metálicas que durante muito tempo fizeram a ligação entre a Rua do Carmo e a Rua Garrett. E espreitava sempre, com um aperto no coração, o pouco que se conseguia ver das ruínas, que tinham sido tapadas. Nem lembro ao certo quanto tempo terão durado as obras, mas juraria que foram quase dez anos.


17 comentários:

  1. Bolas! E não podias fazer anos para a semana, não? PARABÉNS por amanhã.

    A propósito do incêndio, também me lembro como se fosse ontem. Eu trabalhava nessa altura num 17º andar nas Amoreiras, e de lá tinha-se uma vista privilegiada para o Chiado. Um horror.

    ResponderEliminar
  2. A sério? Já trabalhavas nessa altura?! E eu a julgar que eras "muita" mais nova!!! ;)

    Quanto aos meus anos... obrigada :)
    E deixa lá, fazemos depois uma reunião das CBC!!!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  3. Mas tu não ias passar os anos aos States? Pensei que não estavas cá...

    Eu estava no Baleal quando foi o incêndio do Chiado. Não queria acreditar... um terror. E a minha querida Ferrari que desapareceu para sempre... que crime!

    Cheguei ontem de férias.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Ó Ana, sempre me saíste cá uma linguaruda!!! Pronto, agora tenho de antecipar o post...

    Pois é, tu a voltares e eu a ir...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Hoje percebi que isto é um blogue de tias e a Teresa é uma supertia e a única inteligente. Ficar contente mais a mana por causa da luvaria no meio da destruição do Chiado é o máximo. Passe bem mais os bichinhos.
    Pituxa

    ResponderEliminar
  6. Credo, Pituxa, para o que havia de lhe dar! Que ataque! Acho que leu o post na diagonal...
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Bom, Pituxa, pela minha parte confirma-se a sua teoria: tenho 6 sobrinhos verdadeiros, e uma carrada deles emprestados. Suponho que isto faz de mim uma "tia"...

    ResponderEliminar
  8. Não querida, não li na diagonal. A menina teve tempo de pensar na luvaria. A minha prima foi igual: quando foi o incêndio também teve pena mas também lamentou o desaparecimento da Ferrari por causa da minha tia e disse-o com ar preocupado. Mas ela deve muito à inteligência, mas a Teresinha não.
    Beijinhos a todas as tias.
    Pituxa

    ResponderEliminar
  9. Olha, Teresa, espantou-me muito já o primeiro comentário dessa Pituxa (que com certeza não é a que conhecemos), muito mais o segundo... e aí fui até me certificar com a dona do apelido não tratar-se dela, que no momento está a caminhar na praia sem saber desses absurdos escritos por uma homônima. Aliás, manda-te os parabéns pelo teu dia de anos, a nossa amiga, a verdadeira Pituxa.
    beijinhos,

    CoRa.

    ResponderEliminar
  10. Olha, Teresa, espantou-me muito já o primeiro comentário dessa Pituxa (que com certeza não é a que conhecemos), muito mais o segundo... e aí fui até me certificar com a dona do apelido não tratar-se dela, que no momento está a caminhar na praia sem saber desses absurdos escritos por uma homônima. Aliás, manda-te os parabéns pelo teu dia de anos, a nossa amiga, a verdadeira Pituxa.
    beijinhos,

    CoRa.

    ResponderEliminar
  11. Cora querida, dá um beijinho à verdadeira Pituxa. Que inveja ! Na praia !
    Outra coisa, Cora. Pituxa é apelido ?! Homônima ?! Com ^ e não ´. Olha que a Teresinha, embora não diga, acha horrível estas asneiras.
    Beijinhos
    Pituxa (Filipa)

    ResponderEliminar
  12. Ai meninas, por amor de Deus, não se zanguem. Na realidade Pituxas há muitas (como os chapéus) e juro que se me chamasse Filipa assinaria Felipa e deixava o Pituxa pra desgraçadas como eu que carregam nomes do tempo da Maria Catrina e têm mesmo de recorrer a Pituxas e afins ...
    E deixa a minha Cora em paz que é brasileira e muito querida e me veio defender ... e com o novo acordo quem somos nós agora para os emendarmos?? tomara que eles não nos emendem a nós:)
    Bom Teresa, esta Pituxa que não se chama Filipa nem parecido, aqui dos Algarves manda um grande beijo de parabens para NY., não vá a caixa de mensagens ter ficado cheia e a minha sms perdida.
    Obrigada Cora, por me achares a original. Pra mim tambem não haverá outras Coras

    Pituxa (Pituxa)

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, Pi, pela defesa (tal e qual). Nossa amiga Filipa não deve ter vivência internacional, senão certamente saberia que temos - no Brasil - Antônios, fenômenos e sinônimos, ainda que o som possa ser aberto na leitura (como António, que aqui escreve-se SIM, corre(c)tamente com acento circunflexo, sim sra. Dona Filipa :o) --- > mas anda lá a esquecer isso tudo, já que nós, mães e tias e já quase avós não guardamos mágoas dessas coisas pequeninas ... ;) O que interessa, sim, é que é dia T de Teresa - que há de rir muito com isto tudo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. PS: Teresa, explica depois à Filipa, sff, que "Apelido" no Brasil = a pseudônimo (com ^ tb) e que cá usa-se nome+sobrenome em vez de apelido+nome de família...
    beijinhos da nada-anÔnima :o)

    ResponderEliminar
  15. Credo, o que para aqui vai!!!

    Pituxa (a verdadeira, pelo menos para mim e para a CoRa, já que a Filipa, pelo menos que eu saiba, nunca aqui tinha comentado),

    Eu de facto estranhei, aquilo nem parecia coisa sua! Agora está tudo explicado. Grande beijinho, e obrigada pelos votos de parabéns :)

    CoRa,
    Tudo esclarecido, como vês! Grande beijinho!
    O teu Pai, como está? Vamos ver se conseguimos falar logo à noite ou amanhã (tenho de ir comprar um microfone, o outro exalou o último suspiro).

    Pituxa-Filipa,
    Nunca aqui tinha comentado, pois não? Devo dizer-lhe que, por mim, nada me incomodou o seu primeiro comentário. Quem tem um blogue aberto a todos os comentadores não espera um coro de vozes concordantes e deve aceitar toda a qualquer crítica. Mas incomodou-me, isso sim, por vir a seguir aos comentários de duas queridas amigas minhas,a Mad e a Ana, já que parecia estar a rotulá-las de pouco inteligentes, sendo elas exactamente o oposto. A Ana até interveio, e muitíssimo bem.

    Chego tarde para explicar a acentuação das palavras no Brasil (a CoRa é brasileira, e já se encarregou disso). Apelido é no Brasil aquilo a que nós chamamos alcunha.

    Um beijo para si, e de futuro não ataque as minhas amigas, pode ser?

    ResponderEliminar
  16. Terezinha :)
    As minhas desculpas às suas amigas. É sincero.
    Outra coisa, a Teresa parece que, como eu, é contra o novo acordo ortográfico, não é? Eu tenho uma ideia "fulminante". Quer sabê-la?
    Beijinho para si.
    Pituxa(Filipa)

    ResponderEliminar