domingo, 8 de junho de 2008

Os discos da minha vida #12: Déjà Vu

O Vítor (uma vez mais) apresentou-me este disco em 1977 ou 1978, não sei exactamente quando. Sei que foi antes de 1979, porque no princípio desse ano ele mudou-se para o quarto grande que dava para a frente, que o antigo já era pequeno para a sua imensa colecção de discos. E lembro-me perfeitamente de ter conhecido Déjà Vu no quarto pequeno, e de o Duarte, meu namorado dos 15 aos 20 anos, também estar presente, e de nos termos apaixonado fulminantemente, à primeira audição, por este maravilhoso Teach Your Children que agora estão a ouvir.

Também me lembro de quando comprei o disco. Foi algures na Primavera de 79, na discoteca do Imaviz (centro comercial que hoje mais parece um cemitério, há meses entrei lá e até tive arrepios). Estava com o Paulo Miguel, que comprou um disco de Amanda Lear que tinha acabado de sair. Abanou a cabeça ao ver a minha escolha: «Sempre a viver no passado! Não te chegam os Beatles, e os Beach Boys, e Simon & Garfunkel, e os Mamas & Papas?» Respondi-lhe com impaciência e alguma arrogância, toda a arrogância que se pode ter quando se é muito nova, bastante bonita e se sabe que o interlocutor está perdido de amores por nós: «Daqui a dez anos ninguém sabe quem é essa Amanda Lear. Daqui a dez anos este disco (Déjà Vu) vai continuar a vender-se, queres apostar?»

Não apostámos, que ele rendeu-se risonhamente. Mas eu tinha razão. Os dez anos há muito que passaram, na verdade já passaram quase quarenta. Déjà Vu, de 1970, é um disco eterno. Tive-o em vinil, tenho-o em CD (e já vou no segundo exemplar, que o primeiro foi mais um dos que estavam na mala do carro que me roubaram). CSNY — Crosby, Stills Nash & Young. David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash e Neil Young.

Teach Your Children
You who are on the road
Must have a code that you can live by
And so become yourself
Because the past is just a good bye.

Teach your children well,
Their father's hell did slowly go by,
And feed them on your dreams
The one they picked, the one you'll know by.

Don't you ever ask them why, if they told you, you would cry,
So just look at them and sigh and know they love you.

And you, of tender years,
Can't know the fears that your elders grew by,
And so please help them with your youth,
They seek the truth before they can die.

Teach your parents well,
Their children's hell will slowly go by,
And feed them on your dreams
The one they picked, the one you'll know by.

Don't you ever ask them why, if they told you, you would cry,
So just look at them and sigh and know they love you.

1 comentário:

  1. Fantásticos!!!! Das minhas preferidas deles é o Darkstar (sem Neil Young, se bem me lembro). Ai as horas que eu vou passar na tua casa a gravar estas preciosidades, quando chegar aí a terras lusas!

    Bjs.

    ResponderEliminar