quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A surpreendente Estética Felina

Há uns anos, quando o Vítor ainda estava casado com a Ana (acho que foi com a separação deles, que eu conheci tão felizes durante tantos e tantos anos, que deixei de vez de acreditar no casamento), era habitual jantar-se em casa deles ao sábado. Era também uma tradição que o jantar de Natal do nosso grupo mais íntimo fosse lá, com a já esperada troca de presentes e o Vítor a picar-me pelo menos desde o princípio de Novembro com frases como «Nem sonhas o que tenho para ti no Natal...»

Ora no Natal de 95 (ou terá sido 96?) a Ana presenteou-me com este divertidíssimo livro: Why Cats Paint. O meu exemplar não está agora à mão, mas a capa e o título são estes. Eu adorei, claro, e foi motivo de muito riso e de grande galhofa, toda a gente a querer folheá-lo.

Neste mundo - e às vezes, ao que parece, especialmente na América - há doidos para tudo. E o que o livro dizia, preto no branco, era que uma tela comprovadamente pintada por um gato (entenda-se que acompanhada de fotografias mostrando o artista durante o processo de criação) atingia com a maior facilidade preços da ordem dos 15 mil dólares no mercado.

Quando li isto alto para toda a gente, o Vítor deu-me uma cotovelada e pôs os olhos em alvo:

- Já estou a ver... Nova Iorque, uma daquelas galerias de arte caríssimas do Soho... O cliente especado diante da tela, vê-se que quer comprar, mas ainda hesita... «Sim gosto muito, mas um milhão de dólares...» E o marchand: «E acha caro?! Por um Messalina Valéria?!»

Se duvidam, consultem, entre vários, este Museum of Non Primate Art. Aproveitem e vejam também os dois filmes...

7 comentários:

  1. Querida Teresa!!

    Cá vou eu "emborinha" mais satisfeita e com um assunto fantástico para o cafezito de amanhã com as colegas, no final do almoço! Sim, que todas são apaixonadas por cats! :)
    (excepto eu... q tenho medo... pois)

    Quando fui estagiária, fizemos um actividade , que se fora hoje, daria um bom post! Fizemos um trabalho de pintura, mas com cães. Os miúdos levaram os seus cães para a escola e com a ajuda dos donos, passearam-se os cães por um enorme papel de cenário estendido ao longo do recreio. Antes, as patitas dos ditos foram passadas por tintas variadas.
    Ficou um tapete, em papel, espectacular, Teresa!

    Não me foi possível ver os filmes do link, já que precisava não sei de quê para os ver... Mais uma dúvida para o caderninho do nosso Mestre .

    Teresa, fica bem. Fica com um beijinho enorme meu!

    (Ai amiga, como eu ando chique com o cabide que me deste!!! Sabes quem vem cá no Verão??? Ah, pois é!!)

    Lisa

    ResponderEliminar
  2. Teresa,
    Não sou muito sensível a gatos, sorry. Acho-os uns animais lindos, como todos os felinos, mas lá em casa sempre houve cães e só cães...
    Em compensação, estou a viciar-me nas tuas escolhas musicais (os Procol Harum mataram-me do coração!) e acho que vou começar a vir aqui roubar-te as músicas. Lembranças boas, o que é que queres?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Primeira vez que aqui passo (creio!), mas falavam-me tanto em ti e nos teus blogue que tive de cá vir meter o nariz... foi hoje porque me lembrei de ti para te mandar um e-mail que sei que vais gostar ...

    Gatos não são muito do meu agrado, prefiro cães... mas gostei do blogue pelas músicas e pela escrita... passo cá mais vezez! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lisa,
    Palavra que gostava de ter visto essa obra de arte! Os artistas foram remunerados, ao menos? :)
    Beijoca.

    AV,
    Eu também adoro cães, e sepudesse tinha uma data deles. Mas os gatos têm um fascínio especial. Os donos de cães são donos de cães, e ponto final. Os "donos" de gatos são escravos deles, e ainda agradecem :)
    Quanto à música, ainda bem que gostas, serve-te à vontade. E se quiseres que te envie alguma em particular, é só dizeres.
    Beijo.

    Sofia,
    Pois sê muito bem-vinda! Mas deixaste-me curiosa, muito curiosa! Quem te falou de mim e dos meus blogues? Suponho que quando for visitar o teu acabarei por perceber, fica desde já prometido.
    Um beijo e obrigada. :)

    ResponderEliminar
  5. Não acredito!!! O meu comentário não ficou gravado ontem!!!
    Odeio quando isto acontece...BOm, já não volto a repetir a minha piada que, no humor, o momento é tudo! Mas gostei muito do livro, e espero receber convite para a vernissage da Messalina Valéria!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Tomei a liberdade de passar por aqui pq temos uma amiga em comum e que me fala imenso de ti.

    Pois... refiro-me à Diabbita (um inferno aquela mulher) :-)

    Bom, fiz as apresentações e quanto à feitura do teu blog é para ir vendo e lendo aos poucos, ok?

    Bjos e bom f-d-s

    ResponderEliminar
  7. i very love all your posting choice, very interesting.
    don't give up and keep penning in all honesty , because it simply that is worth to read it,
    looking forward to browse through additional of your web content, good bye!

    ResponderEliminar