quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Love is in the air

Que me lembre, esta é primeira vez que este meu cantinho embarca nas ondas generalizadas que ciclicamente percorrem os blogues e os fazem padecer daquilo a que eu chamo mesmice: vai-se a um, e lá está o tema, saltita-se para o seguinte e ele pula-nos à jugular, tentamos um terceiro e começamos a sentir-nos infelizes, porque o raio do assunto insiste em perseguir-nos. Lá pela oitava tentativa entramos em desespero, porque toda a gente fala de uma coisa que, em bom rigor, não nos interessa absolutamente nada.


Proclamo orgulhosamente que, por mais que procurem, A Gota de Ran Tan Plan, em quase ano e meio de existência, nunca dedicou meia linha aos temas que, a intervalos certos e quase previsíveis, invadem a blogosfera como um maremoto: do aeroporto na Ota ou em Alcochete ao desaparecimento da pequena Maddie, da legitimidade das qualificações académicas dos mais altos vultos da Nação às vivências dramáticas da nova lei antitabágica - que até sofri e sofro na pele -, todos foram olimpicamente desdenhados com soberana indiferença.


Mas hoje é Dia de S. Valentim, ou Dia dos Namorados, e toda a gente se empenha em falar dele como quem cumpre tarefa. Ignorei-o no ano passado, evidentemente. Mas é que no ano passado, por esta altura (o bold significa que é um pormenor importante), eu ainda não conhecia o Van Dog. Esta personagem é adorável, como ela própria nos desafia a confirmar (o mais cómico é que eu, que até conheço o nome por trás da personagem - trocamos correspondência esporádica - penso sempre nela... como um cão! Ora o Van Dog acaba de publicar mais um desenho que fez as minhas delícias, e apetece-me recorrer já aos serviços do petitiononline.com para reivindicar uma t-shirt com ele; só estou ainda indecisa quanto à questão de o desenho dever figurar à frente ou nas costas, vocês dirão de vossa justiça.


Eu, mulher assumidamente romântica às vezes a beirar perigosamente o lamecha, sempre embirrei com esta data de importação - tenham lá paciência, mas o santo padroeiro dos namorados, cá nestas lusas paragens, não pode ser outro que não o portuguesíssimo Santo António, que é de Lisboa e não de Pádua! Nunca mais me esqueço de ter ido à missa na igreja de Nossa Senhora da Conceição de Mayfair, em Londres, e de haver uma grande imagem dele logo à entrada. Finda a celebração, o padre estava à porta a despedir-se simpaticamente dos fiéis, coisa que eu costumava ver em filmes e séries de televisão, mas nunca associada à religião católica. Estendeu-me a mão, um sorriso bom e doce, disse não se lembrar da minha cara. Que julgam vocês que eu fiz? Não só me proclamei portuguesa como fiz questão de pôr tudo em pratos limpos e de deixar bem claro, BTW, que Santo António era de Lisboa e não de Pádua. Feitios. O meu, neste caso...


Nunca liguei pevide ao 14 de Fevereiro, mesmo reconhecendo que ao longo dos anos me rendeu alguns Swatch alusivos, coisa que não desdenho, apesar de nunca os pôr - e olhem que eu adoro Swatch, tenho dezenas! -, invariavelmente a embirração que nutro pela data acaba por estender-se aos inocentes relógios.


Assim, não fora o facto de esta pré-gripe que tenho conseguido manter sofrivelmente debaixo de controlo (tudo para ela poder atacar em grande amanhã, sexta-feira, vai uma apostinha?) me trazer num permanente mal-estar abominável, haviam vocês de ver a noite romântica que eu hoje teria! Com uma grande companhia que cada vez aprecio mais: eu própria!


E por falar em companhia: alguém vem daí comigo pedir ao Van Dog para fazer t-shirts destas?

12 comentários:

  1. Teresa,
    Mais uma vez usamos a mesma palavra para nos referirmos à mesma coisa: embirração. No meu caso, além do 14 de Fevereiro com todas as datas que nos impingem para gastarmos mais uns trocos. Gosto de dar presentes fora de tempo, e até sem razão.
    Estou contigo: o Santo António é que é o nosso casamenteiro, não é o S. Valentim (Loureiro? Grrrr...).
    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Eu também quero uma t-shirt dessas!

    O que é que é preciso fazer?

    ResponderEliminar
  3. O dia dos namorados aqui no Brasil (tão comercial quanto o Valentine's ou a do Valentim) é dia 12 de junho, exactamente por ser véspera do dia de Santo Antonio, o casamenteiro. As moças têm a véspera todinha para rezar por boa companhia e pedir a benção do Santo, ou fazer simpatias pra manter o namorado fiel... rsrsrs
    Acredito que pra 80% dos brasileiros o Valentine's Day passa totalmente ignorado. A T-Shirt que enaltece o amor em si e não os pares "in love" é bem lindinha... entro na fila para a estampa atrás ;) Se a gripe só se desenha... PRÓPULIS nela ;)

    ResponderEliminar
  4. Uauff para ti, Teresa!
    Estou a ver que vou ter que considerar este desenho lamechas numa T shirt...
    (Messalina, Agripina, deixei um comentário para vocês na minha casota!)

    ResponderEliminar
  5. Hummm linda maneira de falares de todos os assuntos que dizes que não falas! hihihihihi

    ok, vou pedir ao Van um T-shirt... em tecido à prova de fogo.

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que não sou só eu a não ligar nenhuma ao dia dos namorados!
    Já me começava a sentir como um bicho do mato.
    O Único bicho do mato!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Já qui tinha vindo e prometido voltar.
    Voltei e em boa hora.
    Adorei T-shirt e o post.
    E encomendam-se onde?
    Beijinhos e boas melhoras

    ResponderEliminar
  8. também embirro com "dias de". com este especialmente, que nunca teve qq tradição entre nós. este e o dia das bruxas. dias nacionais, ainda se aguenta, agora dias de importação... não há pachorra mesmo

    ResponderEliminar
  9. Ei, Teresa, aparece pra dizer que estás bem e que a gripe passou... Ou ficamos nós, teus fãs e amigos, a achar que foste sequestrada e estás espirrando na Espanha, num sótãozinho frio e sem aquecimento... ai,ai,ai...

    ResponderEliminar
  10. Teresa!! (lá abandonei o chique-chique... Mesmo não tendo percebido a ameaça de retorno em jeito de vingança, prefiro não arriscar! É que vindo daí... Credo! Depois não tenho quem me ensine coisas lindas!!)

    Aqui a Lisinha é apaixonada por datas em que se celebre qualquer coisa, sim senhora! Mas a Lisinha é vulgar!
    Mas tenho o juizinho no sítio e a inteligência ainda é abençoada... Portanto, a Avó de uma aluna minha foi lá falar sobre o Santo padroeiro dos namorados: Santo António. Santo dos namorados, salvo seja... O casamenteiro... O protector dos amores... You know!

    Beijinhos

    Lisa

    (Eu vou pedir ao Van Dog que faça T-shisrts, sim.)

    :)

    ResponderEliminar
  11. Tb já ouvi dizer que a "flu is in the air". As melhoras, menina!

    Beijinho

    ResponderEliminar