quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Cell Block Chicks: o jantar

A única que eu já conhecia era a TCL. Não fez qualquer diferença. O à-vontade foi imediato, o jantar um sucesso a repetir. Próxima paragem: O Poleiro - aquele restaurante de que vos falei, meninas. Acham bem?

Highlights da noite:

1. O Empato - designação da lavra da TCL, contracção de empada e de pato. Conhecem o bife Wellington? - tenho saudades do do Sétimo, o dos Arcos continua bom. Pois é assim uma espécie, só que de pato, e com algumas diferenças nos ingredientes. Imaginem o folhado mais leve, mais estaladiço, as migalhas a dissolverem-se na boca. Imaginem pinhões no recheio, uma pitada de canela, uma vaga sugestão de caramelo... Volúpia absoluta. A TCL excedeu-se (sim, sim, confecção dela, que é que julgam?), estava divinal. Todas concordámos que era verdadeiramente coisa de haute cuisine.

2. O vinho. Convento da Tomina (grande ideia, Last Breath! Tens em nós cinco mulheres gratas). Despachámos alegremente três garrafas; se houvesse uma quarta... também teria marchado.

3. A presença discreta e amável do J., filho da TCL, que abandonou a mesa em três tempos, deixando o galinhame a cacarejar mais livremente.

4. O momento em que a Ana e eu, que até ontem nunca nos tínhamos visto, descobrimos que tínhamos também em comum, além do resto, um certo esqueleto no armário, verdadeiro golpe de teatro. Deu abraço e tudo. Ó Ana... como foi que pudemos?! Os pecados antigos projectam sombras compridas...

5. O projecto do próximo livro da Ana, que nos encantou a todas, tão viva e expressivamente ela soube delineá-lo. Coisa para ir além-fronteiras, isso vos garanto. Foi um mar de perguntas, de pedidos de esclarecimento, de conselhos prudentes a quererem salvaguardá-la. Tu acautela-te, mulher!

6. O sentido prático da Mad, a revelar-se por tudo e por nada. Uma autêntica mercenária, que muito nos fez rir.

7. As hilariantes histórias profissionais da MariaV Ainda hoje dei comigo a rir no terraço, enquanto fumava um cigarro, ao lembrar as fabulosas inaugurações do crematório e do parque de estacionamento.

Numa categoria à parte, mas digno de menção honrosa: o lindo bule magrebino da TCL, com ares de lâmpada de Aladino.

E... that's all, folks!...

16 comentários:

  1. Tão lindas, as cinco. Acho-as é muito parecidas...

    ResponderEliminar
  2. Cá estão as provas do crime! Também eu adorei o jantar, que acabou às duas e meia. A incrível empatia entre todas desde o primeiro minuto foi tão boa como o empato. E já que comemos pato pela segunda vez, proponho fazer disto uma tradição: na minha vez, na Azambuja, será arroz do dito (feito pela Rosa, que eu cá não me arrisco a fiascos)!

    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
  3. Isso já é garantia de opíparo banquete, que através dos teus relatos e dos da Ana já conheço a lendária Rosa (faltou o Xico Zé).
    Só tenho um problema: ela faz o arroz de pato com miúdos...? Por favoooor, diz-me que não!

    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
  4. hummmm... dizem que inveja mata. mesmo da boa, será? :D

    ResponderEliminar
  5. Meninas, isto tem muito para comentar e eu tou com sono (cheguei agora de um jantar, não digam a ninguém...). Amanhã, que é weekend, volto e digo coisas. Para já, reparo que a Mad teve a mesma ideia que eu: pato sempre, na confraria. Juro que não tinha visto quando propus o mesmo...
    Hasta mañana, chicks!

    ResponderEliminar
  6. CoRa,
    Havias de gostar deste grupo, garanto. Cinco estrelas. Mas deixa lá, quando cá vieres nós adoptamos-te.

    Mad e Ana,
    Nem é por serem irmãs, vai mais longe. É a tal frase de Voltaire de que tanto gosto: «Les beaux esprits se rencontrent!»
    A seguir lá virá, com certeza, o confit de pato...

    Beijos às três.

    ResponderEliminar
  7. Informo que a inveja aqui no Inferno está em alta! Grunffff

    Bom, e a receita do empato, arranja-se?? Achas que se ameaçar a TCL com uma ida para o céu, ela cede?

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  8. talvez ceda, talvez, que não me estou a ver sentada nas nuvens a espantar anjinhos. mas o segredo é a alma do negócio... de qualquer forma, as meniknas exageram. o empato comia_se bem mas daí a haute cuisine vai uma enorme distância...

    ó pra mim, sempre tão modesta!

    ResponderEliminar
  9. Teresa: Quanto ao nosso esqueleto comum, duas coisas:

    1- Parafraseando a Joan Baez, "we both know what memories can bring, they bring diamonds and rust". Neste caso, com toda a propriedade e mais a propósito do que nunca, muito mais rust...

    2- Neste caso, também, a sombra projectada é comprida e bastante "larga", dado o volume actual do esqueleto...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. E quanto ao jantar, confirmo: 5 estrelas - nós!
    Mas uma delas mais brilhante - a TCL, que cedeu o cenário para o empato e o dito também, ambos com todos os matadores. Um mimo, tudo!
    Quanto ao conselho das cautelas, vou ver se vos dou ouvidos, uma vez na vida... porque acho que têm mesmo razão. Mas nessas coisas sou um desastre.

    ResponderEliminar
  11. O empato tem óptimo ar! Tb vou querer a receita!

    ResponderEliminar
  12. Teresa, haveria alguma forma agradável de se poder ter acesso a esta receita do empato com tudo muito, mas muito explicadinho? (Já sabes que eu não vou lá à primeira...)

    Parabéns pela vossa amizade.

    Beijinhos,

    Lisa

    ResponderEliminar
  13. Parecem-me que são todas gémeas...e estão assim um cadito paar o amarelado!
    Devem ter umas carinhas tão larocas!
    Porque não as mostram?
    :)

    ResponderEliminar