domingo, 16 de dezembro de 2007

Jantar de Natal da mui nobre Confraria...

... das Quatro Cangalheiras do Apocalipse. Ontem, sábado, dia 15 de Dezembro.

Decorreu o agradabilíssimo repasto no restaurante A Pastorinha, à praia de Carcavelos. Era suposto reunir todos os elementos da confraria, mas um acontecimento muito triste privou-nos da companhia da nossa querida Cangalheira Emigra. Tivemos a alegria de conhecer finalmente o nosso Coveiro, vindo de Londres, que em nada defraudou as minhas expectativas, tendo-se revelado exactamente a equilibrada mistura de sensibilidade e ponderação que eu imaginava.

Houve troca de presentes, claro. A Excomungada brindou-nos a todos com extraordinárias composições fotográficas das nossas lindas caras, tão horrorosa e satanicamente modificadas que não as publico aqui, por não querer correr o risco de afugentar os poucos leitores que este cantinho ainda vai tendo.

O Coveiro, extravagante e generoso, presenteou-nos com sumptuosas caixas de chocolates Godiva, tão bonitas que até faz dó abrir. Eu ofereci: O Primo Basílio à Excomungada, já que tinha descoberto recentemente nunca ter ela lido esta obra-prima do maior escritor do mundo - Eça de Queirós; História dos Castrados, de Patrick Barbier, ao Coveiro - um livro apaixonante sobre um período fascinante da História da Música, e presente que me pareceu adequado para o músico que ele também é, quando sai da City e despe o fato de executivo importante. À Famosa ofereci um Moleskine, pareceu-me uma escolha acertada para alguém tão trendy... Quanto aos presentes da própria Famosa, ela estava pior que uma bicha. Naquela sua vida que é uma canseira, sempre a saltitar de red carpet em red carpet empoleirada nos seus Manolos ou Jimmy Choo, transitou de uma qualquer vernissage directamente para o jantar, sem ter tempo de ir a casa buscar os ditos. Não te aflijas, querida, nós esperamos... Ficam para a inauguração da tua casa, para a qual já temos programa agendado. Guardados e por entregar ficaram os presentes para a Emigra.

Recebi ainda o meu bucket hat, encomenda feita ao Coveiro e comprada naquela Bond Street da minha perdição - não é uma tara? É o presente que concedi a mim mesma neste Natal.

Falemos agora do jantar propriamente dito. Não deixa de ser curioso reparar que quase não houve menções àquilo que começou por nos reunir: a blogosfera. A conversa foi pessoal, íntima e franca, sobre as vidas de cada um de nós, com muitas confidências pelo meio. Eu até contei duas das maiores cabrices que fiz em toda a minha vida, a Famosa estava de olhos arregalados!

Um último apontamento, indispensável, já que muito nos fez rir ao longo de todo o jantar. A música... A música, Deus do céu! Um pianista tentava denodadamente, com muito mais empenho que talento, dar um toque de requinte à atmosfera, que bem sairia beneficiada se ele se calasse. Os nossos apurados ouvidos musicais (excepção feita à Excomungada, que normalmente não distingue Frei Hermano da Câmara de Rolling Stones) sobressaltavam-se a MEIO de uma música qualquer, quando finalmente a reconhecíamos: «Espera lá! Isto é da Traviata!», ou «Credo, isto é o Capriccio Italiano de Tchaikovsky!», ou até «Irra! Isto são os Abba, só agora reconheci...» Uma risota pegada!

Só espero que os outros tenham gostado tanto do jantar como eu.

7 comentários:

  1. As 3 meninas estão lindas... (e o Coveiro também, já agora). Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Foi muito bom o repasto, sim senhora. E gostei muito dos presentes, incluindo o da Famosa, que se redimiu no dia seguinte, oferecendo almoco, lanche e o presente esquecido do dia anterior.
    Quanto ao pianista, bom, quatno ao pianista ja esta tudo dito.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, amei o vossa companhia!
    Nada terei a acrescentar, já que o relato foi bastante completo. Também, vindo de ti, Teresa, não esperaria outra coisa!

    Devo apenas referir que não estava propriamente de olhos arregalados, estava a tirar notas no meu novo caderninho (aquele superfashion que me ofereceste), porque há que aprender com os melhores...

    OK, creio que terei de pensar na festa minimalista proximamente... e convidar-vos, claro!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Insinuas que EU não conheço o Frei Hermano?? (gargalhada) ando sempre a par da música que a concorrência dá à almas.

    Acrescento que o Hermanito é um dos meus devotos seguidores - tendo em conta o número de pensamentos libidinosos que faz as rat... cof cof cof... beatas terem, enquanto o ouvem e dizem com ar pesaroso "aiii coitadinho que peninha, que peninha"

    É claro que gostei do jantar e SIM eu não notei nada de errado naquele senhor que teimava em não largar o piano!

    beijos d'enxofre

    ResponderEliminar
  5. Ja vi que planear muito a minha vida nao resulta... geralmente tudo me acontece inesperadamente e altera qualquer plano previo. Para a proxima que for a lx, nao aviso ninguem ate vos ligar e dizer: "Estou por ca!"

    Beijinhos mil 'a confraria que um dia destes ainda me expulsa por acumulacao de faltas :)

    ResponderEliminar
  6. Chat Gris,
    As meninas e o Coveiro agradecem :)
    Feliz Natal!

    Melões (Possum!),
    Já sabia (li no teu cantinho). Quanto ao pianista, deu o remate final para tornar o jantar morável... :)
    Beijo!

    Actriz (Possum!),
    Não te escapas, que é que julgas? Até porque eu quero rever a Maria ALbertina!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  7. Diabba (Possum!)
    Eu não disse que não conhecias, era só uma metáfora para frisar aquilo para que passas a vida a chamar-nos a atenção: a tua falta de ouvido musical :)
    Beijo!

    AEnima (Possum!)
    Expulsa da cnfraria, TU?!
    NUNCA! Mas fazes-nos falta. Fizeste falta. E terias adorado o jantar.
    Beijo!

    ResponderEliminar