sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Câmara dos Horrores #1: Simone de Oliveira

Graças ao Pedro, leitor regular da Gota e que infelizmente, que eu saiba, não tem blogue – ou tem, Pedro?– , pude há dois dias enriquecer a minha pasta Pérolas do Kitsch, que ao longo dos anos tenho vindo a completar com mão carinhosa e desvelos mil – esta pasta é a menina dos meus olhos! Tenho genuíno e legítimo orgulho em preciosidades autênticas que por lá param, na maior parte dos casos resgatadas a duras penas e só graças à minha invencível teimosia. Não revelo nomes, talvez seja engraçado abrilhantar (?) de vez em quando este cantinho com uma ou outra, criteriosamente seleccionadas.


Há anos que persigo debalde (o grupo do Liceu bem sabe como não resisto à tentação de usar este advérbio sempre que tenho oportunidade, é irresistível, tamanha a vontade de rir que me dá) umas quantas músicas da Simone de Oliveira nos anos 60, músicas essas que, estou certa, a senhora bem gostaria que para todo o sempre ficassem enterradas em local longínquo e de impossível acesso.

Ora o Pedro enviou-me três (TRÊS!) dessas músicas. Conseguem imaginar o estado de graça em que tal presente me deixou? Não, não conseguem. É certo que continuam a faltar-me outras três sem as quais a minha total e perfeita felicidade se vê seriamente comprometida – mas uma delas o Pedro até a tem em vinil, fácil será passá-la a MP3, é a versão nacional de Puppet on a String, cançoneta horrenda com que uma menina chamada Sandie Shaw ganhou o Festival da Eurovisão em 1966, tendo causado enorme comoção o facto de se apresentar em palco de minissaia (criação recente e revolucionária de uma senhora chamada Mary Quant) e, pasmem... descalça!

Assim, é com indisfarçado orgulho que vos apresento agora a versão nacional que Something Stupid, original de Frank & Nancy Sinatra que há poucos anos foi recriado por Nicole Kidman e Robbie Williams (deixo-vos aqui o videoclip, que acho adorável e de uma sensualidade muito palpável e muito feliz – Rafeiro, vê lá, não vás tu ter uma síncope!), padeceu às mãos de Simone de Oliveira e – diz-me o Pedro – nem mais nem menos do que... Marco Paulo! Para mim foi uma enorme surpresa, nem sabia que ele já cantava nessa época, julgava que só viria a aparecer uns anitos mais tarde. E deixo-vos, porque é irresistível, la crème de la crème... a letra! Não vou chamar-vos a atenção para qualquer detalhe, a Gota de Ran Tan Plan conhece sobejamente o gosto requintado dos seus leitores e a sua fina sensibilidade. Depois, para se recomporem, poderão ver o videoclip (recomendo vivamente).
OBRIGADA, Pedro!

Tu, Só Tu
Eu sei que o tempo passa
Há só uma verdade, não importa,
E tantas coisas acontecem
Quando alguém nos quiser censurar
Sem as entender
Até quando disserem já é tarde
O mundo é uma dança que não pára
É sempre tempo p’ra quem sabe amar!
E onde tudo pode suceder
No ar anda o perfume
Por isso tu surgiste
Do amor que nos persegue até ao fim,
E em cada dia tudo então se transformou
Talvez...
Depois...
É estupidez, insensatez
Caí naquela asneira
Mas quem eu quero és tu, bem vês,
De dizer por brincadeira
Ai és só tu!
És o meu amor...



Por isso tu surgiste
Meus olhos não procuram as estrelas
E em cada dia tudo então se transformou
Quando a noite me vem procurar
Depois...
Não preciso de vê-las
Caí naquela asneira
Com a luz que vejo sempre
De dizer por brincadeira
Só no teu olhar
És o meu amor! O meu amor... O meu amor...

Now playing: Simone de Oliveira & Marco Paulo - Tu, Só Tu
(click to listen)

12 comentários:

  1. Eu vou aqui abrir o meu coração: adoro a Simone e os Festivais e tudo e tudo.
    Sim, sou tão kitsch...

    ResponderEliminar
  2. Bom, não sei quem é o Pedro, mas OBRIGADA! Claro que hoje é sexta-feira e por isso ando feliz, mas hoje já me ri com isto!
    Será que no You Tube está lá a Simone e o Marco Paulo?...
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Comparar a Nicole à Simone é o mesmo que comparar o Papa ao Pinto da Costa, se bem que neste caso, e atendendo ao jove que agora ocupa o lugar, ainda há algumas semelhanças!

    Beijoca e um excelente FDS, Teresa!

    ResponderEliminar
  4. LOL! Não têm de agradecer, deixar estas pérolas guardadas não tem graça nenhuma!

    Toda a gente acha que deveria ter um blog, mas não tenho - é responsabilidade a mais para mim!

    Só uma pequena correcção: o vinil que tenho é da própria Sandy Shaw! Mas estou desejoso de ouvir a versão da Simone!!!

    ResponderEliminar
  5. Muitoooooo deprimente!!

    Mas gostei da versão Nicole/Robbie.

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  6. Não sei porque persegues estas coisas debalde. Devias ir com uma esfregona também...

    ResponderEliminar
  7. Está visto que depois disto, tive de ir cuscar as outras pérolas do kitsch. E que pérolas! Queremos mais... há tantas por aí... e ficam primorosas com os teus textos a acompanhar!

    Gostei do comentáriuo do Vitor... e digo mesmo mais: debalde, esfregona e lenço na cabeça!

    ResponderEliminar
  8. Querem que a moça estrague as unhas?

    Não esquecer as luvinhas amarelas, de borracha!

    ResponderEliminar
  9. Olá Teresa!

    Há uma canção da simone que eu adoro, não sei se é kitsch ou não...chama-se "desfolhada" é belíssima e tem uma força telúrica incomparável. Adoraria ouvi-la na voz de Dulce Pontes.

    Quanto ao Marco Pauilo, o grande problema é que ele semppre fez más adaptações de êxitos nos tops estrangeiros.

    "Tu, só tu" é uma canção de um espanhol do qual já não me lembro o nome, mas a minha mãe sabe de certeza - acho que Bertín Osborne.

    "Mais e mais amor" é, nada mais nada menos, do que do fabuloso Demis Roussos que já cá veio a Famalicão para um magnífico concerto nas antoninas debaixo de uma deslumbrante lua cheia...

    ResponderEliminar
  10. Dizer algo estúpido como eu amo-te...tralala
    O mais estúpido é que quando comecei a ler a letra assustei-me. Então não é que no meu consciente interior dedicado a música ela estava lá? Preocupante.

    ResponderEliminar
  11. Não consigo ouvir... o link não parece funcionar. Mas adorava receber esta faixazita no mail. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Huck,
    Obrigada por avisares. A entrada é antiga, de uma época em que o imeem.com começou a cortar-nos as músicas para 30 segundos. Como a música é essencial para mim, e não quero a Gota sem música, faz parte integrante dela, comecei a alojar no esnips. Que mais tarde me fechou a conta... Como o imeem já estava novamente a funcionar com normalidade, nunca mais pensei no assunto.

    Logo à noite mando-te a cantiguinha, está prometido.

    Beijos.

    ResponderEliminar