segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Mulheres na Arte

Do mesmo talentoso autor e, na minha opinião, ainda mais notável. A Mulher ao longo de quinhentos anos de Pintura ocidental.


Banda sonora: Cavalleria Rusticana (Mascagni) - Intermezzo Sinfonico

17 comentários:

  1. Belissimo sem duvida.
    outra questao - de onde saiu a ideia de embalsamador?

    ResponderEliminar
  2. MELÕES,
    A ideia de embalsamador surgiu por causa de estar à procura de uma ocupação fúnebre que se harmonizasse com a de cangalheira. E tinha o seu que de Six Feet Under, série na qual sou vidrada. Mas a Aenima tem razão, era uma palavra demasiado comprida, daí que me tenha lembrado de coveiro.
    Mas se te opões... nada feito!
    Um beijo.

    NANI,
    Também achei. Já vi pelo menos umas dez vezes!
    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Já vi isto em qualquer lado... hihihihihi

    beijo d'enxofre venenoso

    ResponderEliminar
  4. O Coveiro não se opõe a nada!!
    Não faltava mais nada que agora termos oposição!! Nada de modernices, nem dessa coisa a que chamam democracia! grunfff

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  5. Aqui parece um trabalho bem mais respeitável. A única relação que encontro com o anterior é que este demonstra que as "boazudas" da Renascença não tiveram de se sujeitar ao critério do "Star Sistem"! Thank God!...
    PS- Hoje estou azedo (parece-me)!

    ResponderEliminar
  6. DIABBA,
    Também me parece que sim, eh eh! Está no Youtube...
    Quanto ao Coveiro, pronto!
    Disseste... está dito!
    Beijo.

    A4,
    Estava a ver que também punhas defeitos neste!
    Vê se te vês livre dessa má disposição, hem?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Excelente composicao. Fiquei feliz de reconher varios rostos. Afinal, as horas infindas que passo em museus a olhar para uma arte que nem sempre compreendo, que nao consigo reproduzir mas me facina, valem de alguma coisa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Já conhecia a sequência, mas acho sempre maravilhosa a forma como o vídeo demonstra que a pintura soube sempre mostrar a beleza feminina, mesmo através das obras contemporâneas, que à partida poder-se-ia pensar ser impossível de contiuar essa representação.

    ResponderEliminar
  9. Lugar de destaque a quem merece...e concordo contigo, na do cinema faltam mesmo muitos nomes.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. AENIMA,
    E eu pude verificar mais uma vez o fascínio que certos pintores exercem em mim, Leonardo da Vinci e os impressionistas à cabeça. As mulheres de Leonardo são indescritíveis, diáfanas, nem eu sei...

    GEOCRUSOE,
    Sem dúvida!

    ESKISITO,
    Mas não deixa de ser irónico que, tendo o tipo, seja ele quem for, tido certamente uma trabalheira dos diaboa a fazer qualquer uma das composições, venha logo gente refilar que falta esta ou aquela! E se, para ele, não faltarem? Se ele pura e simplesmente não gostar delas?

    Beijos a todos!

    ResponderEliminar
  11. Prefiro o primeiro vídeo, sem dúvida... então a Mona Lisa, porra, que a tipa é feia como tudo!

    ResponderEliminar
  12. RAFEIRO,
    Achas mesmo? Que engraçado! Eu só consigo achá-la fascinante, nunca me detive a analisar se seria bonita ou feia!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Eu, por mim, faço tanta questão em respeitar o gosto pessoal do Autor como de afirmar o meu direito à crítica do produto que ele sujeita a apreciação. E acho que ele não levará a mal...
    Continuo a achar o critério altamente redutor, machista (só vejo boazudas!) e discriminatório, tendo em conta o título do trabalho.

    ResponderEliminar
  14. A4,
    Tenho de te dar razão quanto ao teu direito de criticar - sim, o autor pôs aquilo num espaço público, a obra deixa de lhe pertencer e é lançada no mundo. Mas continuo a discordar quanto ao critério que lhe ditou a escolha, que não me parece mesmo que tenha sido o das "boazudas". Quantas estão lá que não se encaixam na designação? cho que se começasse a enumerá-las, debitava metade dos nomes. Experimenta lê-los. A "Divina" Garbo, uma beleza intemporal, Katharine Hepburn, Bette Davis, Barbara Stanwyck, Vivien Leigh, Olivia de Havilland, Deborah Kerr, Anne Baxter, Lauren Bacall, Gene Tierney (uma das caras mais assombrosas de que há memória), Audrey Hepburn, Grace kelly, Judy Garland, Elisabeth Taylor (uma cara que era uma mentira, e mal feitíssima de corpo), Shirley MacLaine, Julie Christie (outra cara inacreditável), Candice Bergen (mais outra!), Meryl Streep, Jessica Lange, Josie Foster, Julianne Moore, Jacqueline Bisset, Meg Ryan... Chega!
    Acho mesmo que foi unicamente na beleza do rosto que ele se fixou.

    ResponderEliminar