sexta-feira, 1 de junho de 2007

Sgt Pepper's - 40 Anos!

Faz hoje 40 (quarenta!) anos que foi lançado aquele que continua a ser considerado o disco mais importante de sempre: Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Uma jornada musical excitante, surpreendente, arrebatadora. Gosto de imaginar a reacção das pessoas que nesse dia 1 de Junho de 1967 (o grande ano da música!) tiraram o disco da sua capa, a pegar-lhe cuidadosamente pela beira, o puseram num pick-up e desceram a agulha, com muito jeitinho, para não arranhar. Gosto de imaginar a reacção à explosão de sons que se seguiu, diferente de qualquer coisa antes feita.

É verdade que a capa já nos preparava para qualquer coisa diferente – também continua a ser a capa mais famosa da História da Música. Algumas das pessoas que nela figuram continuam por identificar, mas há incontáveis histórias em redor das que podem reconhecer-se. A minha favorita é a da fabulosa Mae West – senhora que por si só é todo um mundo. Quando lhe foi solicitada autorização para usar a sua imagem, respondeu no seu estilo inimitável: What would I be doing in a lonely hearts band? Uma carta dos Beatles convenceu-a, felizmente. Qualquer coleccionador pagaria hoje uma fortuna por essa carta.

Retirado de um artigo da Rolling Stone:
«Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band is the most important rock & roll album ever made, an unsurpassed adventure in concept, sound, songwriting, cover art and studio technology by the greatest rock & roll group of all time. From the title song's regal blasts of brass and fuzz guitar to the orchestral seizure and long, dying piano chord at the end of "A Day in the Life," the thirteen tracks on Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band are the pinnacle of the Beatles' eight years as recording artists. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison and Ringo Starr were never more fearless and unified in their pursuit of magic and transcendence.»

20 comentários:

  1. Adoro os Beatles. Fazem parte das minhas memórias de infãncia.Obrigado Pai, obrigado Mãe!

    ResponderEliminar
  2. Sou bem mais recente que este albúm dos Beatles que está tão presente nas minhas memórias e cultura musical. O meu pai era fanático por eles. Recordo nitidamente não termos móveis na sala, ser só uma alcatifa e encostados às paredes estarem os livros do meu pai e estarmos sentados no chão a ouvir Beatles.

    Foi tembém a banda que me serviu de socorro para conseguir ir ver Depeche Mode em Alvalade em 1993.

    Estou como o Cap Créus: Obrigada pai!

    ResponderEliminar
  3. olá!
    (estivemos sem net durante uma semana, hoje regressámos:)
    O primeiro LP que entrou aqui na casa foi o Album VI dos Beatles, alguns anos depois chegou esta obra-prima e ainda hoje aqui toca com o mesmo agrado***
    paula e rui lima

    ResponderEliminar
  4. Teresa,

    apreciei os beatles um pouco mais tarde do que na altura devida.. o que não admira porque sou ligeiramente retardada!

    além de que o manancial de música francesa me assoberbava quase por completo- l'amour toujours!!

    mas lembro-me perfeitamente de ter delirado com a capa do Sgt. Pepper's. ainda hoje não há nada se se lhe compare, no género.

    lot's of kisses.

    ResponderEliminar
  5. Ainda hoje cito bastante o Lennon no seu: "mais famoso que o JC". Os Beatles são uma referência incontornável na nossa história e na nossa música...chateia-me só ter o McCartney como único músico ainda no activo (e vivo).
    Beijos

    P.S. E o Sgt. Pepper's fica mesmo no ouvido.

    ResponderEliminar
  6. este post fez-me ter vontade de voltar a ver o filme "yellow submarine"...
    uma preferência talvez baseada no facto de ter estreado em 68...

    estou com "cap créus": obrigada pais por me terem dado a conhecer tão boa música.

    ResponderEliminar
  7. E eu que nunca achei graça aos beatles! Só ao John Lennon desde que não houvesse Yoko Ono ao lado! Mas reconheço a importância do grupo, como bom desportista que sempre fui!

    Um beijo enorme

    ResponderEliminar
  8. a capa mais famosa da História da Música.

    Para mim a mais famosa é Dark Side of the Moon, Pink Floyd ^-^

    One of the most famous albums of all time, Dark Side of the Moon sold 25 million copies in its first 25 years of release. Dark Side of the Moon was the first album that Pink Floyd decided to break in live before attempting to record, with the debut performance of what they then called Eclipse just over a year before the final release date. When they finally retired to Abbey Road Studios with top sound engineer Alan Parsons, state-of-the-art 16-track recording equipment and the new Dolby technology to hand, it was to produce one of the great pieces of studio art.

    Amazon.co.uk Review

    beijinhos
    nighty night

    ResponderEliminar
  9. Querida Teresa,
    Quando este álbum saiu tinha eu 8 anos, acabara de descobrir a guitarra eléctrica numa montra da loja Pompeu Machado em Lisboa. Escutava muito a rádio e foi assim que conheci os Beatles. O presente disco que comemora 40 anos é sem qualquer dúvida um caso único em pioneirismo quer na concepção da capa quer no seu conteúdo. Foi um disco pioneiro na exploração de sonoridades e técnicas. É e será sempre uma obra imortal. Não é o meu favorito da banda, eu sou mais Rock'N'Roll Music um disco duplo que até teve direito a ir comigo ao barbeiro para fazer um corte igual ao do Paul (loucuras!!).
    Não queria terminar sem enviar um recado para a Maria: Dark Side Of The Moon é um clássico por si só e um dos meus discos favoritos de sempre mas saiu em 1973, enquanto o dos Beatles saiu em 1967. O disco dos Beatles daria origem a uma série de experimentalismos que contribuiram para a era psicadélica da música, dessa corrente vieram os Pink Floyd entre outros.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. olá Teresa,

    as coisas que eu aprendo não só a ler os seus posts, mas também os comentários!

    mas já estou como a Maria-cronologias...bah

    fixo datas de aniversários e pouco mais. tenho de facto a maior facilidade em esquecer outro tipo de datas (daí o meu fracasso na disciplina de história).
    até cronologia da minha própria vida é uma confusão!

    podia até aproveitar para ignorar a minha data de nascimento, não fora ter sempre na carteira o malfadado BI!

    isto tudo a propósito das datas de lançamentos dos discos...

    beijo grande.

    ResponderEliminar
  11. caramba... ja estava com saudades de "ouvir" por aqui algo mais ao meu estilo :)

    Beijinhos minha fofa... temos que por mais conversa em dia um dia destes.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia alegria!


    beijinhos e aproveita este Domingo lindo!*


    *daqui a pouco vou ter com o meu doutorzinho sexy

    ResponderEliminar
  13. q saudades desta musica... hoje só se ouve lixo fabricado...

    pS. tenho passado sempre por aqui, nem sempre comento, mas o olho tá cá grantido. beijocas

    ResponderEliminar
  14. Crap Créus e Thunderlady,
    Eu sou mesmo taradinha por eles. Até lhes dedico anualmente um dia inteirinho (vejam post de 5 de Oubro passado).
    Eternos.
    Beijo aos dois.

    Paula e Rui Lima,
    Eu já tinha escrito aqui uma resposta enorme... que se perdeu (que raiva!)
    Não sei exactamente a que se referem como Álbum VI dos Beatles, e tenho-os todos, como já tinha em vinil. Será ao Rubber Soul, que cronologicamente é o 6.º e é um dos meus preferidos? Deixaram-me intrigada!
    Um beijo.

    Kuska,
    O Sgt. Pepper's é também famoso por ser o primeiro concept album da história. E vendeu em números tão espantosos e tão depressa que dele não foi retirado um único single.
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  15. Eskisito,
    As minhas frases favoritas do Lennon são:
    1. "Life is what happens while you are busy making other plans."

    2. "Will the people in the cheaper seats clap your hands? And the rest of you, if you'll just rattle your jewelry", que ele teve o atrevimento de dizer numa actuação em que estava presente a família real.

    3. No A Hard Day's Night, em resposta à pergunta de um jornalista "How did you find America?" ele saiu-se com um desconcertante e hilariante "Just turn left at Greenland".

    Beijo.

    Maria Cunha,
    Um dia destes tenho de rever o Yellow Submarine, que continua a ser considerado uma obra-prima.
    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  16. Morsinha,
    Talvez o teu não lhes achar grande graça possa dever-se a só conheceres as músicas das colectâneas. Se eu fizesse uma compilação das grandes músicas deles, garanto-te que títulos como Can't Buy Ne Love, Yellow Submarine ou Michelle nunca lá entrariam. Eles são muito mais, e foram muito mais além. Um dia destes começo a mandar-te músicas deles...
    Beijo grande.

    Olha a minha mana AEnima!
    Pois é, querida, tive aqui uma semana intensamente francesa, mas o Aznavour merecia.
    Temos de pôr a conversa em dia no msg!
    Beijo enorme.

    ResponderEliminar
  17. Afgane,
    Conheço muito bem o Rock'n'Roll Music, que ainda tenho em vinil. Só que não é um disco original, é uma colectânea saída em 1976, seis anos depois de os Beatles se terem separado (10 de Abril de 1970).
    Beijo grande.

    Maria,
    Também eu voto um verdadeiro culto ao Dark Side of the Moon, e acho a capa lindíssima. Mas, como muito bem diz a Amazon, é um dos álbuns mais famosos, não o mais famoso. Essa honra dupla, porque contempla tanto o disco como a capa, é mesmo do Sgt Pepper's.
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  18. Kuska,
    Eu tenho uma memória de elefante para datas, não há nada a fazer.
    Um beijo.

    Maria,
    Já vi que tiveste um belíssimo domingo.
    Beijo!

    UFA! Pus as respostas em dia!

    ResponderEliminar
  19. Peste,
    Ainda se vai fazendo música de qualidade, pelo meio do muito lixo.
    O que me parece é que dificilmente se repetirá uma época de tamanha qualidade como a dos Beatles, com dezenas e dezenas de pessoas e grupos a fazrem música extraordinária. S começasse a debitar nomes nunca mais me calava!
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar