segunda-feira, 4 de junho de 2007

Os melhores prémios

Muito se fala desta estranha comunidade que é a blogosfera. Dos enormes inconvenientes do anonimato que permite.

Pois eu, meus caros, sinto-me privilegiada. Até hoje só tenho encontrado simpatia, generosidade, solidariedade, vontade de ajudar, disposição de ensinar. Sem qualquer expectativa de retribuição. Tenho feito aqui bons amigos.

A Diabba (minha cúmplice e do meu amigo Manel, do grupo do Liceu, numa patifaria divertidíssima que temos em mãos), foi a primeira, logo seguida do Rafeiro Perfumado - que visitei pela primeira vez porque o nome me arrancou uma enorme gargalhada; considero-os os meus padrinhos neste universo. Aliás foi pela mão da lista de links do Rafeiro que cheguei a outros blogues que aprecio muitíssimo, como os das minhas queridas Actriz Principal e AEnima.
Mas há mais pessoas. O Afgane e sua ex-mulher, a querida Kuska, que não tem blogue mas vem sempre aqui comentar, e que há dias me enviou um presente que me encantou (obrigada, Kuskinha). O Morsa, sempre amigo... A lista é longa.

Ainda assim, tenho de destacar quatro pessoas:

O Luís Serpa, do Don Vivo, onde fui encontrar estas palavras que me tocaram imensamente: «E vou, também, agradecer a distinção à Teresa, do Gota de Ran Tan Plan. O Gota é um blog infinitamente bom, com excelente música, um português como já não se vê em lado nenhum, e um bom gosto que mais não é, aposto, do que a capa atrás da qual se resguarda uma sensibilidade fina e delicada.» Obrigada, Luís, principalmente pela apreciação do meu português. Quando se teve professores tão extraordinários como a Dr.ª Maria Helena ou Vergílio Ferreira (bem mais merecedor de um Nobel do que José Saramago...), fica-se mesmo muito exigente quanto à qualidade de escrita, e para o resto da vida.

A Maria, que teve o descaramento de me nomear novamente para o Thinking Blogger Award, «pela rectidão e pela doçura» (palavras dela, que agradeço do fundo do coração; o prémio foi recusado, as palavras ficam comigo como coisa preciosa).

O Eskisito, seu marido, autor desta nova encadernação - tão bonita - da Gota de Ran Tan Plan, que muito trabalho lhe deu. Este casal entende-se bem em tudo. Se um diz mata, o outro diz esfola... Então não é que também ele teve a audácia de me nomear para o tal TBA? «Cara Teresa, atreve-te a recusar este...», provoca-me ele. Ai atrevo, sim senhor!

Deixo para o fim o querido José Quintela Soares, do Arte Sétima e do Opera per Tutti. Temos duas enormes paixões em comum: cinema e ópera. O José proporcionou-me um fim-de-semana de luxo. Vejam os maravilhosos presentes que dele recebi!

The Go-Between (em português O Mensageiro) é um dos muitos filmes da minha vida. Joseph Losey conseguiu fazer uma adaptação escrupulosamente fiel de um livro que é dos tais que sempre terão de estar onde eu estiver. «The past is a foreign country, they do things differently there...» Acontece que continua por editar em dvd, apesar de tanto lixo perfeitamente dispensável encher as prateleiras da FNAC.
Espreitem a abertura, ao som da obcecante banda sonora de Michel Legrand, que nunca encontrei em disco...

Também Love Among the Ruins, do grande George Cukor, produzido para a televisão em 1975, continua por editar em dvd. Um duelo de gigantes: Lord Laurence Olivier e Katharine Hepburn. Tinha-o visto uma única vez, há cerca de vinte anos, e nunca o esqueci. A capa que o José me enviou é bem mais bonita, mas o meu scanner anda com pouca vontade de cooperar.

84 Charing Cross Road. Com o disparatado título português de A Rua do Adeus. No Brasil e em Espanha teve tratamento igualmente brilhante: Nunca Te Vi, Sempre Te Amei e La Carta Final... Desconhecia-lhe em absoluto a existência, foi o José quem me falou dele. Realizado em 1987, comoveu-me estranhamente. Sir Anthony Hopkins, a já desaparecida Anne Bancroft e Dame Judy Dench num pequeno papel. Um filme que entra direitinho no coração de todos os amantes de livros. Revi-me encantada nesta frase da protagonista sobre livros usados: «I love inscriptions on flyleafs and notes in margins. I like the comradely sense of turning pages someone else turned and reading passages someone long-gone has called my attention to.»

Mas julgam que o José se ficou por aqui? Não! Ofereceu-me ainda Easter Parade, um eterno clássico. Realização de Charles Walters, 1948, música do grande Irving Berlin (que recebeu um Oscar pela banda sonora), Fred Astaire e Judy Garland no seu melhor. Confesso que vi pelo menos quatro vezes os fabulosos números Stepping Out With My Baby e A Couple of Swells. Há tempos encontrei este último no Youtube, mas infelizmente foi retirado.

Por último (sim, ainda há mais!), e porque somos ambos crazy opera lovers, um concerto memorável do grande Alfredo Kraus, senhor de voz linda. Teatro Real de Madrid, 1998, uma das suas últimas actuações. Deixou-nos a 10 de Setembro de 1999.
Cantou muitas vezes em S. Carlos, que lhe era muito querido - foi o Alfredo da Traviata nas únicas vezes que Maria Callas e a minha idolatrada Dame Joan Sutherland cantaram em Lisboa. Um tenor inesquecível.

Obrigada, José, por este presente para o qual nem encontro adjectivos suficientemente expressivos!

13 comentários:

  1. Olá Teresa

    de quando em quando visito o seu blog, e hoje, face aos elogios feitos ao José, não posso deixar de comentar.
    Ele é uma pessoa fantástica. Conhecê-lo é uma dádiva, por tudo de quanto a sua essência é capaz.

    Foi pelas suas mãos que também conheci o "84 Charing Cross Road", de que, quanto ao espaço da livraria, retive uma outra frase... "uma mistura de mofo, poeira e idade"

    Continuando nos cheiros, para mim uma eterna sedução, o José é cheiro a classe, bom gosto e educação :)

    Bom dia para si.

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa,
    Não posso estar mais de acordo consigo. O nosso comum amigo José é um grande senhor.
    Um beijo para si.

    ResponderEliminar
  3. O quê, nem a minha péssima interpretação de vítima tvi te amoleceu esse coração????hã???
    snif...snif....
    E agora? Ainda não?
    BUÁÁÁÁÁ!
    Estás quase a ceder...I can feel it!Ou não...

    ResponderEliminar
  4. Ou seja, estás-te a fazer ao prémio sólido...tou a brincar obviamente...
    Obrigado por ser citado de forma tão elogiosa no teu blog. E, tens razão, a blogosfera é sem dúvida um local bonito, porque entre a nossa blogofamília só passam pessoas de bem.
    Gostei bastante da música nova...mesmo muito.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Maria e Eskisito,
    Este casal até me visita em conjunto!

    Não, Maria, não cedo mesmo... :)

    Eskisito,
    Quem está grata sou eu, e bem sabes.
    Eu tenho loucura por este concerto de Vivaldi, de que o que aqui está a tocar é oi segundo andamento. Já que gostaste tanto vou enviar-to por mail.

    Um beijo aos dois.

    ResponderEliminar
  6. Realmente é fantástico... as cumplicidades e carinho q desenvolvemos com pessoas daqui e dali.

    Nós q hoje nos viramos tantas vezes para dentro... muitas vezes não mostramos a quem está ao nosso lado certas coisas q amamos e apreciamos e atrvés deste meio, conseguimos expressar-nos, dizer piadas, e mostrar tanto de nós.

    q assim continue a ser... um belo local para passear e nos fazer um pouco mais felizes.

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Peste,
    Belas palavras, e cheias de verdade. Que assim possa ser sempre!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Escreveste sobre mim:

    "minha cúmplice e do meu amigo Manel, do grupo do Liceu, numa patifaria divertidíssima que temos em mãos"

    Eu nego tudo!! sou um doce de diabba, informo até, que tenho asas brancas e estou quase quase a usar uma auréola!

    Não sou de patifarias, muito menos das divertidas!

    hihihihihihi

    (raspando-me a correr) beijos d'enxofre

    ResponderEliminar
  9. Querida Teresa,
    Obrigado pelas suas palavras, mas na verdade eu é que lhe estou muito grato por me trazer até à blogosfera e por me ajudar a integrar nela, isto já para não falar no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas. Também foi a partir da Gota que fui viajar por novos espaços, conheci blogs e bloggers. Por tudo isso muito obrigado.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. olá!
    aqui estão dois filmes que adoramos o de Losey, tão esquecido que ele anda e esse filme de livros passado durante a segunada grande guerra, se o primeiro está desde sempre no nosso coração ao lado de "Longe da Multidão" também com os mesmos actores, já o segundo é daquelas películas que só os amantes de livros e leitura são os verdadeiros "intérpretes".
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresa

    Só hoje tive oportunidade de ver este seu post.
    Fico grato pelas amáveis referências que me são dirigidas,mas que sinceramente acho não merecer.
    Agradeço igualmente a teresamaremar a generosidade com que me tratou.

    ResponderEliminar
  12. José,
    Obviamente que não há lugar a agradecimentos da sua parte... :)
    Tenho a certeza de que a Teresamaremar concorda comigo.

    ResponderEliminar