terça-feira, 5 de junho de 2007

A minha t-shirt favorita

Presente trazido pelo Victor do Yellowstone National Park, há doze anos - é que eu não tenho só uma paixão por felinos em geral, também adoro ursos.

Só é pena que a advertência cómica vista uma realidade muito triste: aquilo que estamos a fazer a este planeta. Lembro-me de ter visto um documentário sobre Yellowstone rodado no princípio dos anos 60. Ao fim-de-semana a típica família americana, composta por pai, mãe e uma média de três filhos, carro a perder de vista de tão comprido, ia passar o dia ao parque. Os ursos, espertalhaços, faziam bicha à entrada, à cata de guloseimas, enfiavam as patorras pelas janelas abertas dos carros (o Yoggi Bear, ou Zé Colmeia, dos desenhos animados, foi inspirado nessas cenas, agora irrepetíveis). O Victor esteve lá duas vezes, só de uma viu um urso ao longe, a correr (era um grizzly), por pura sorte. Sorte que eu provavelmente já não terei. A nossa viagem de há dois anos teve de ser cancelada, e cada vez se interfere mais no meio-ambiente. Mas ai, como eu gostava de ver um urso a correr em liberdade!

P.S. A imagem não é das melhores porque não é muito fácil pôr uma t-shirt num scanner...

16 comentários:

  1. Pois olha que eu não gostava nada de me cruzar com um urso! Roubarem comida do carro enquanto as pessoas faziam pic-nic??
    Nãaaa... tenho muito respeito pelos animais e, sei que às vezes lhes dá um "amoque" e o lado selvagem vem ao de cima!
    Adoro cães, mas não toco em nenhum se ele não vier ter comigo com atitude claramente "sou amigo"!

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  2. Querida Teresa,
    Creio que a expressão o mundo que nos rodeia é cada vez mais substituída pela: o mundo que nós rodeamos. Tenho medo de imaginar qual o planeta que vamos deixar para as gerações futuras e não é só no que diz respeito aos animais. O caso dos ursos que relata é apenas uma gota de água no oceano como nós sabemos e é pena que tudo isto esteja a acontecer. Cada vez se torna mais difícil observar a natureza no que ela tem de magnífico e cada vez temos menos tempo para o fazer. Vamos ver se os que vêm depois de nós alertados pela geração actual, conseguem o que nós ainda não conseguimos: uma verdadeira política de preservação da natureza e respeito por todos os animais.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Ver um urso a correr em liberdade... a uma distância prudente, Diabba!
    Com aquele ar pesadão e trangalhadanças, nem imaginas como um "ursoso" pode ser veloz...

    Nós tínhamos já reservado quartos para a estalagem do Yellowstone no 2.º dia de abertura do parque (fecha no Outono e no Inverno e reabre no princípio de Maio) e o Victor fez-me prometer-lhe que, no caso pouco provável de ver algum urso, não me ia deixar levar pela maluqueira que tenho por eles.... Às vezes acho que até o meu melhor amigo me considera mais doida do que sou na verdade.

    Respeito infinitamente a Natureza, qualquer interferência é errada. Mas um dos sonhos da minha vida (impossível, receio) é assistir ao extraordinário espectáculo que é ver ursos aos magotes empoleirados em rochas às sapatadas aos salmões, quando anualmente sobem os rios para voltar ao rio onde nasceram.
    Nem sei o que dava para poder ver isso!

    Um beijo. Tens resposta nas Tágides.

    ResponderEliminar
  4. Afgane,
    Cada vez tenho mais dúvidas. Não sei mesmo que planeta vamos deixar às gerações futuras. O Victor esteve duas vezes em Yellowstone, com dez anos exactos de intervalo. Da segunda vez reparou que até as cores estavam mais esbatidas, os azus menos azuis, os verdes esplendorosos mais acastanhados. Durante o Inverno, quando o parque fecha, tentam eliminar os restos do vandalismo dos turistas. Geisers entupidos por latas de coca-cola que uns selvagens que só me apetece esbofetear se divertem a atirar para lá, só para ver se acontece alguma coisa... recolhem toneladas e toneladas de lixo perfeitamente estúpido. Vi imagens disso, e é de arrepiar.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Isso explica muito coisa...o facto de gostares de ursos...por isso é que me estás sempre a elogiar...hummmm...
    O mais engraçado, é mesmo o Yoggi Bear...criaram uma personagem que
    é exactamente o que as pessoas não querem que seja...feitios.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Aposto que se vires o urso a correr na tua direcção vais mudar de opinião... ;)

    ResponderEliminar
  7. Deve ser uma imagem bem bonita... a natureza tal como ela é...

    se bem q sou uma caguinxas... mas adoraria poder observar tal cenário

    beijos

    ResponderEliminar
  8. Este rafeiro é mesmo do contra!
    Eu cá gosto de tudo o que seja animal, exceptuando as aranhas e as centopeias...
    Ando a moer o eskisito para ele me deixar trazer mais um gatinho cá para casa, mas está difícil...bem que podias dizer qualquer coisita.
    Adorei a expressão trangalhadanças...a minha avó usava-a tanto...

    ResponderEliminar
  9. Eskisito,
    Não percebi lá muito bem o teu comentário. Facto indesmentível é o meu fascínio por ursos.

    Rafeiro,
    Olha que não sei. E é isso que o Victor não quer pôr à prova. Tem medo que eu faça como faço com todos os cães: palmadinhas de encorajamento nos joelhos acompanhadas de um "dê cá essa barrigosa!". Mas eu tenho mais juízo do que ele pensa.

    Peste,
    Claro que somos (e DEVEMOS) ser caguinchas, mas lá que é um espectáculo lindo...

    Maria,
    Eu só tenho problemas com ratos, de resto não tenho medo de nada. Venham cobras, venham baratas, venham aranhas... sou uma digna descendente de Deuladeu Martins e Brites de Almeida.
    Já a questão do gatinho... temos de organizar uma frente concertada. O Eskisito nem sabe das exquisite joys que a companhia de um gato (dois, de preferência) trará à vossa vida.

    Beijo grande a todos.

    ResponderEliminar
  10. Olá olá!

    Eu adoro essa T-shirt! Já a conhecia, pois fartei-me de a ver, mas no Canadá.

    E mesmo já conhecendo, parti-me a rir com a imagem uma vez mais!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Eu também sou uma amante inveterada da Natureza e da Bicharada, excepto todos os insectos e familiares (dos insectos claro) mas gosto de aranhas!. A viagem mais bonita que já fiz foi à África do Sul com direito a Safari pelo Krueger Parque. Foi uma emoção sem igual ter que esperar que uma girafa saísse da frente para podermos avançar, ver um rinoceronte com ar de poucos amigos a correr na nossa direcção e termos que fugir, ter 4 ou 5 leões a descansar à beira da estrada, fazer uma festa a uma Chita numa quinta de recuperação da espécie... Fantástico! Tenho pena que as minhas filhas possam não ter a oportunidade de experiênciar isto tudo. Acho que não há nada mais belo do que os animais à "solta" no seu habitat.

    ResponderEliminar
  12. olá!
    um urso a correr pela estrada nunca vimos, tirando o Zé Colmeia que nos alegrou a infância, no entanto em Carmel (a cidade do Clint Eastwood) foi-nos possível estar junto de um veado, tirámos fotografias e filmámos, às tantas ele fartou-se de tanta tecnologia e partiu, já em Yosemith apaixonámo-nos pelos esquilos:)
    compartilhar a natureza com os seus habitantes deveria ser a missão do Homem... porém ele perdeu a memória.
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderEliminar
  13. O X também gosta de t-shirts :P São uma peça de vestuário muito especial porque parece haver uma t-shirt para cada ocasião. Uma das minhas t-shirts preferidas dele é a que diz "Trust me I'm a Lawyer" :)))

    A tua do Parque Yellowstone é muito fofa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Actriz,
    O meu grande desgosto é que a t-shirt tem umas manchinhas de bolor nas costas qu não sei como apareceram e nunca consegui tirar. Até já andei a espreitar a página de Yelowstone, para ver se ainda teriam mais, para poder mandar vir. Mas não, infelizmente já não há. O urso está com um ar de tal maneira impostor!
    Um beijo enorme.

    Rita,
    Essa viagem deve ter sido um assombro, é uma das que eu tambénm gostaria de fazer!
    Vê este site: http://www.bigcatrescue.org/
    É um local na Florida onde tentam, na medida do possível corrigir muitas asneiras humanas: recxolhem felinos que trabalharam em circos ou foram comprados por gente estúpida e inconsciente. Não poderiam ser reintegrados na vida selvagem. Acabam ali os seus dias felizes e com a dignidade que merecem.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  15. Paula e Rui Lima,
    Em contacto directo, o máximo que já tive foi com esquilos - no Central Park, por exemplo, vêem-se imensos!
    Adorava ir a Yosemith... e ao Grand Canyon... e...

    Um beijo aos dois.

    Maria,
    Essa t-shirt deve ser giríssima.
    Eu tenho algures uma que também adoro que diz em letras pequenas "Why do't you ask me? I might say" e depois, em letras enormes: YES!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. http://markonzo.edu polygonal dlrs amaryl pressdude biaxin gaffer kiem adalat weariness meridia indians lamictal sorely

    ResponderEliminar