segunda-feira, 7 de maio de 2007

A transbordar de ternura

Há alturas em que me ponho a olhar para ela e fico com os olhos incomodamente cheios de lágrimas, tamanha a capacidade de amor deste serzinho peludo com três quilos e duzentos gramas de peso.

E tamanho o seu talento para mandar em mim e de mim conseguir tudo o que quer. Messalina gosta de beber água directamente da torneira do bidé. Não é que não tenha a sua própria água, numa tacinha de vidro, mudada duas vezes por dia. É só que gosta mais de beber da torneira, e quem sou eu para lhe recusar isso? E sabe explicar-se muito bem, vem ter comigo e começa a reclamar, um timbre especial e exigente no miado. Levanto-me e sigo-a, ela enfia resolutamente na direcção da casa de banho. Às vezes paro no caminho, só para prolongar a cena. Ela também pára, olha descontente para trás, com um ar reprovador que sei ler muito bem: Então, cretina, estás à espera de quê?


Entramos na casa de banho, ela salta para cima do bidé, à espera de que eu abra a torneira. Obedeço. Fico enternecida a vê-la beber.

(foi com esta fotografia que estreei a máquina digital, há um ano)


23 comentários:

  1. É sobejamente reconhecido que são os gatos que mandam em nós, e não o contrário. Admito que é uma característica que têm melhor que os rafeiros... Um beijo, Teresa!

    ResponderEliminar
  2. Estás enganado, meu amigo...

    Ou esqueces-te daquele olhar fixo e suplicante que os cães sabem pôr quando estamos a comer? Se não lhes dermos qualquer bocadinho sentimo-mos criminosos! (e eles sabem...)

    ResponderEliminar
  3. Querida Teresa,
    Como eu sei o que isso é, um dos meus cães, o Bahari adora água fresca da torneira do bidé e chega a ir até lá e fica à espera que alguém dê por isso e lhe abra a dita torneira. Também é verdade que os cães colocam aquele olhar de pedinte esfomeados que nos faz sentir mal quando querem d nossa comida. Mas o Kadja o cão que a São tinha fazia outra muito engraçada: ele tinha um sofá que considerava dele e quando alguém se sentava no dito, o Kadja sentava-se em frente da pessoa e ficava estático de olhos fixos na pessoa. A verdade é que toda a gente a quem isso aconteceu se sentia tão incomodada que terminava por mudar de sofá. Depois disso o Kadja saltava para o seu sofá, acomodava-se e soltava um pequeno resmungo.
    A foto da sua menina está uma delicia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. :-)
    A minha Ingrid, espera que os donos estejam já deitados, para ir até à Casa de banho beber água directamente do alguidar azul que se encontra na banheira...Que fazer pergunto eu?
    E o facto de se sentar ao lado da vasilha quando esta já não tem nada a não ser migalhas? Ali fica com olhos tristes à espera que lhe encham o tacho...(o que não demora muito, não é?)

    ResponderEliminar
  5. Excelente forma de estrear uma máquina fotográfica! Ainda por cima, a modelo é uma doçura...

    Creio que será mania de alguns gatos beberem do bidé ou do lavatório. Uns dos meus foi assim, assim como um dos da minha avó (outra perdida por bichanos).

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Igualzinha á minha, já é vicio, ás vezes nem tem vontade de beber.

    Agora, apôs uma semana a acasalar com o Alfredo que se foi embora para casa dele, está muito deprimida, sempre a dormir e começou a vomitar.

    A criadora, dona do gato diz que é normal, que é sintoma da gravidez.

    Nos dois dias seguintes, á partida do Alfredo, ficou triste, a olhar pela janela como se á procura...

    Será que os gatos se apaixonam ?

    ResponderEliminar
  7. Eu também adoro beber água assim. Sabe muito melhor!
    (a fotografia está óptima!)

    ResponderEliminar
  8. Ora aqui está uma foto linda linda linda! Da tua Messy mai linda que tanto adoras!

    E que o tio Mário começa a gostar também!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tens um desafiozito pequenino no meu blog.
    Pra quando tiveres tempo ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Os gatos são apaixonantes! E precisam de ser conquistados...

    A Ziggy não têm essa "pancada"... mas tens imensas outras!´É uma verdadeira estroina...

    beijo T

    ResponderEliminar
  11. Teresa,

    olhando a foto da Messi, tão real, deu-me uma vontade enorme de beber água duma nascente, duma fonte, ou até de um bebedouro de jardim.. é como sabe melhor.
    digam lá se os nossos amados bichos não sabem o que é bom?!

    impressão minha ou a Agri estava na fila de espera para a torneira?

    entendo muito bem esse coração cheio de ternura!

    BJS ÁS 3 GATAS

    ResponderEliminar
  12. O Van Dog bebe água no bidé?? hihihihihi

    Ela gosta é de água fresca, para além de gostar dos efeitos que provoca à saida da torneira.

    beijos d'enxofre

    ResponderEliminar
  13. (resposta ao teu comentário no Inferno)

    Teresa,
    não me vou dar ao trabalho de responder ao Jivago-tuga, pela simples razão de ter a certeza absoluta que não leu uma linha do que escrevi, se o tivesse feito não tinha aquele comentário.
    É só mais um que procura clientela para o seu blog e, como sabes tomei a firme decisão de só visitar e comentar blogs que eu goste e mais nada! quem não quiser que não volte! (com este feitio tenho pouco amigos, mas não há nada a fazer) hihihihihihi
    Além disso, suspeito que aquele comentário vai aparecer por vários blog's com o mesmo texto! grunfff... não tenho paciencia ai ai, sou uma diabba velhinha e a paciencia já se foi há muito...

    beijo d'enxofre para todos os comentadores, k gostam e lêem este blog, para mais ng!
    Para os outros vai um pontapé no traseiro acompanhado de várias pragas!!

    ResponderEliminar
  14. Afgane,
    Na verdade, todos temos histórias deliciosas com os nossos bichos e certas manias deles que os fazem quase humanos (além de, em muitos casos, melhores do que os humanos).
    Engraçado como as minhas princesas têm personalidades diferentes. Messy, já se sabe, anda sempre colada a mim. Se me instalo no sofá a ver televisão, é certo e sabido que um minuto depois já está deitada no meu colo. Agri prefere deitar-se ao longo das costas do sofá, em posição de esfinge... e de costas para mim.

    Crap Créus,
    Esse olhar que só os cães sabem fazer é uma arma persuasiva do mais eficaz que conheço!

    Actriz,
    A verdade é que a máquina funciona basicamente tendo-as a elas por modelos. Tenho mais fotografias de Agri porque os olhos azuis de Messy dão cabo das fotos de interior, só posso fotografá-la ao ar livre. Um dia destes tenho de ter a máquina à mão quando for tomar um banho de espuma. Agri fica fascinada na borda da banheira, e de vez em quando até arrisca uma sapatada tímida. Se ligo a hidromassagem, então, é de chorar a rir!

    Tuxa,
    Como deves calcular... não posso concordar mais contigo! :)

    Migvic,
    Bem observado, às vezes é só vício, abre-se a torneira... e nada!
    Quanto à possibilidade de se apaixonarem... eu acho que sim, e estou a falar a sério!

    Van Dog,
    Está provado que és um cão cheio de personalidade que sabe muito bem o que quer!

    Morsa,
    Não conheço ninguém que não goste de Messy... mesmo pessoas que dizem não gostar de gatos.
    Com essa do desafio é que tu agora me tramaste!
    Força para hoje, que corra tudo às mil maravilhas e - principalmente - que gostes do trabalho, do ambiente... de tudo.

    Moimeme,
    Sim, precisam de ser conquistados. Messy ao princípio era muito desconfiada e esquiva, cheira-me que o dono anterior não a tratava bem (disse-me que tinha três meses, mas era obviamente mais crescida). Além de que devia ter passado muita fome, tinha um apetite devorador e comia de tudo - até batatas fritas. Aos poucos foi percebendo que tinha em mim uma escrava voluntária e pronta a enchê-la de mimos. Hoje é isto que se vê.

    Kuska,
    Que belo golpe de vista!
    Sim, é isso mesmo, Agri estava à espera. Às vezes, quando Messy demora mais a beber, ela dálhe uma patadinha gentil como que a dizer "chega-te para lá, agora é a minha vez!"

    Diabba,
    Muita graça acho eu aos teus ataques de mau feitio!
    E sim, tens razão, bem se vê que tens mais experiência de blogs do que eu. Parece-me que acertaste na mouche e que o teu diagnóstico está certíssimo. O senhor nem deve ter-se dado ao trabalho de ler o que escreveste, na sua angariação activa de visitantes. Um bocadinho mais de esperteza não lhe fazia mal nenhum.

    Pergunta a todos:
    Já vos aconteceu desaparecerem fotografias dos posts? Ontem foi no blog do Liceu, que estava com quatro ou cinco fotografias no último post e apagaram-se todas! Tive de as recolocar, coisa mais esquisita.

    Beijos a todos, Messy agradece graciosamente os piropos (adora ser elogiada).

    ResponderEliminar
  15. Lamento informar mas todos os gatos fazem isto.
    Há coisas bem mais ternurentas, acredita. Parece-me que não andas muito atenta...

    ResponderEliminar
  16. Nos, escravas destes peludinhos, sabemos bem do que a casa gasta. E ja reparei que e' uma "mania" de gatos. Todos eles gostam de beber agua do bide, directamente da torneira. O meu peludinho mor (11 kilos, atencao, que ha gatos e depois ha gatos mainecoon americanos!) nao me deixa sozinha no wc... desata num miado mimalho ate que eu lhe abra a porta para ele vir beber a sua agua. As vezes ate finge que bebe, so para estar ali a fazer-me companhia... e bebe ate eu sair dali.

    E' a minha sombra, linda :)

    ResponderEliminar
  17. Ah... os gatos da minha mae tb fazem isso... e a Amelie, a minha afilhada (a peludinha do meu ex que aprendeu a viver como irma anos a partilhar o espaco o meu olivander jose) tb gosta! Alias... uma vez vi um site so com fotos, chamado "cats in the sink", so com fotos de gatos nos bides/lavatorios a beber agua ou a dormir nos dias de calor. Ja nao me lembro do url. O luis chegou a mandar para la uma fotos dos nossos bebes, tb eles, na sink!

    ResponderEliminar
  18. Filipa,
    Confesso que não percebi o alcance do teu comentário.
    Ando desatenta a quê?
    Bem-vinda a este cantinho.

    AEnima,
    Onze quilos de gato são gataia a transbordar, que lindeza (adoro gatos grandes)! Chamo muitas vezes a Agri o meu pequeno cougar ou o meu lince da Sibéria, que ela pesa quase seis... O mainecoon é um deslumbramento de bonito!

    Fui logo "googlar" o site de que falas: http://catsinsinks.com/.

    Fica para ver melhor depois, que cheguei agora do curso e estou a cair para o lado de fome, vim só aqui espreitar os comentários!
    Beijo enorme.

    ResponderEliminar
  19. O meu também gosta de fazer isso!
    Áliás, o meu Lucas, é de tal forma maluco que gosta de tomar banho!
    Hoje é dia...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. A minha esposa disse-me para passar por aqui, e como eu sou bem mandado, cá estou.
    O Lucas, que tem alguns hábitos estranhos, incluíndo o já mencionado banho, gosta de beber dos ralos. Na taça só bebe quando a mudo e lhe meto a sua água fresca a dar para o gelada.
    Eu dou comigo a comprar Purina para o L. e salsichas Sou ou Pois É, para mim.
    Afinal, eles mandam mesmo em nós.

    ResponderEliminar
  21. O meu Xuguito prefere a água da torneira da banheira ou da banca da cozinha. :D São tão lindos... Entendo-te perfeitamente... Ainda hoje dei por mim a derreter-me e a descrever as marradinhas da Daisy na minha cara (e os "pruuuuuuuu... pruuuuuuuuuu") enquanto eu estava ao computador. :D

    Ó Teresa, pensei que o teu blog tinha sido transformado em propriedade do senhor Charles! Eheheh...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar