segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

A Mulher Congelada

As coisas que passam pela cabecinha desta rapariga ultimamente são para mim um mistério. Por este caminho, não lhe dou mais de cinco anos para ser uma versão feminina do duvidosamente masculino Michael Jackson. Olha Nicole, filha, depois não digas que não te avisei...

Oscar night. O Victor e eu, muito blasés, muito não tenho pachorra para ver a cerimónia toda, muito amanhã vê-se o compacto, acabámos por aguentar a pé firme a noite toda. E digo-vos que o melhor da noite não se passou no Kodak Theatre, longe disso. O melhor da noite foram os cerca de 40 telefonemas (talvez mais, JURO que não estou a exagerar) que houve entre nós. Contas feitas, talvez não tivesse saído muito mais caro ir buscar sushi e sashimi ao Aya e deitar abaixo três garrafas daquele indescritível Fritz Haag que ele recentemente descobriu.

Tudo começou ainda antes da cerimónia, com a chegada das estrelas (aí já tínhamos falado umas três vezes – os oito telefonemas trocados durante o dia não entram nesta contagem). Ele ligou-me e nem teve tempo de dizer nada, porque eu cortei logo muito depressa com um excitado VISTE A MULHER CONGELADA?!

– QUEM?!
– A Nicole, ora!!!

Gargalhada monstra do outro lado. Para nós dois ela nunca mais se livra do nome que naquele momento me saiu sem saber como. E tenho de explicar. O Victor sempre a achou o máximo. Linda, escultural, etc. Eu achava-a muito deslavadinha (nós mulheres somos óptimas a pôr defeitos nas outras, especialmente quando são melhores do que nós). Quando saiu To Die For (Disposta a Tudo) rendi-me. Que grande actriz, que desempenho assombroso! (classificado pela Première em 40.º lugar entre os 100 maiores de sempre, ver aqui.) Fiquei fã dela. Depois de Moulin Rouge passou a ser para nós a nossa menina Nicole. Temos parvoíces destas. Meryl Streep é nossa menina Meryl. A grande Edita Gruberova é nossa menina Grubi. O Empire State Building é, simplesmente, o nosso menino. Vamos ao cinema, por exemplo. Se o filme se passar em NY é quase inevitável aparecer nalgum momento a silhueta inconfundível. Cotoveladas imediatas, acompanhadas de um bichanar excitado: Olha o nosso menino!

Mas voltemos à Mulher Congelada. Nós já andávamos descontentes com ela há uns tempos. Depois de Moulin Rouge até ganhou um Oscar
, que não convenceu nenhum de nós. Aquele prémio foi um engano, nossa menina Meryl ou Julianne Moore, nomeadas pelo mesmo filme (The Hours), mereciam-no bem mais. Cá para mim estavam a premiar a caracterização. Receita quase infalível para ganhar um Oscar: transformar uma mulher muito bonita numa coisa irreconhecível. Funcionou com Nicole, funcionou com Charlize Theron, nada nos garante que não volte a funcionar. De vez em quando perguntávamos que raio andava ela a fazer à carreira, que nunca mais tinha feito nada que se visse. Nos últimos dois anos a pergunta passou a ser outra: QUE RAIO ANDA ELA A FAZER À CARA?!

A rapariga parece que levou um banho de parafina nas trombas! Tem uma expressão imóvel, a testa tornou-se mais lisa do que deve ter sido aos 15 anos, nada naquela cara mexe um milímetro, tirando, é claro, os beiços, que ganharam uma curiosa configuração de boca de truta. E se pensarmos que ainda nem fez 40 anos, a coisa é preocupante. E é uma pena. Ela nem sequer precisava daquilo! Do que precisava, sim, como actriz, era de uma cara que pudesse transmitir emoções, e essa foi-se, não sei se num bloco operatório, se em injecções de botox ou em quaisquer outros extravagantes tratamentos inovadores a que o muito dinheiro lhe dá acesso imediato. Perdeu-a, e apostava que lhe vai ser impossível recuperá-la.

É chocante ver a coisa grotesca em que se transformou a cara de Faye Dunaway. A de Cher, que acabou mesmo por exagerar. As da última mulher do Aga Khan e da mãe, que eu nunca sei qual é qual, tão de uma mesma idade impossível de precisar se tornaram depois de incontáveis operações. O que Meg Ryan ou Melanie Griffith fizeram à boca, até nos passa pela cabeça que aquele inchaço seja o resultado de um ferrão de abelha. Também estou a lembrar-me de alguns artigos nacionais, mas é melhor não ir por aí.

Não sou avessa a cirurgias plásticas, longe disso. Acho que devemos conservar-nos o melhor possível enquanto nos for possível. Mas com bom-senso. Vi há dias um programa de Oprah notável (e hilariante) sobre o assunto. Mas isso fica para outro dia.

17 comentários:

  1. Os medos do envelhecimento é recorrente entre as estrelas de hollywood, mas para quem ganha milhões ao mês . . . congelar é um direito!

    ResponderEliminar
  2. Ó Inês, que surpresa!

    Vou já farejar o seu cantinho, rapariga bisbilhoteira que sou.

    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  3. P.S. para a Inês: não me parece lá muito lícito (quanto mais honesto), não me parece que seja um direito congelar quando os tais milhões são arranjados à custa de apaixonados por cinema que vão gastar o seu rico dinheirinho para ver uma actriz e dão com uma boneca de loiça completamente destituída de expressão. Num palco de teatro a coisa ainda consegue ser discreta, mas o cinema tem os grandes planos.

    Viva a minha menina Meryl! Essa ainda me há-de merecer um post inteirinho.

    ResponderEliminar
  4. Lamento mas não há pachorra para os Óscares, nem para os Manueis ou outros que tais. Um bom filme será sempre um bom filme e o resto é conversa. Optei por ver uma série que deu na 3 e espreitei os ditos prémios aqui e ali. Ano após ano temos mais do mesmo, vestidos mirabolantes que só servem uma vez na feira das vaidades (os grandes costureiros chamam um figo a estas passagens de modelos gratuitas) e que para além da costura e cosméticos tem ainda as plásticas. Não sou contra nem a favor cada um sabe de si, mas, penso eu, cada pedaço de suposta imperfeição que existe em cada um de nós é um traço único de identidade que no seu todo nos confere uma individualidade original. Miss Streep, Glenda Jackson e muitas outras actrizes podem não ingressar no clube das mais belas mas possuem uma beleza fora do vulgar que com o passar dos anos se assume como divina e original. A minha sereia maravilhosa Daryl Hannah, ou mesmo a querida Meg Ryan cntinuam a mexer comigo cada vez que as vejo. Mas odiei ver a cara da Cameron Diaz com um nariz novo que lhe confere à cara um ar patético. Parto de um pressuposto, egoista talvez, de que cada idade tem uma beleza única e que envelhecer e saber como fazê-lo é uma dádiva. Claro que dar uns pequenos retoques como dentes artificiais ou até pintar o cabelo são coisas mínimas. mas a plástica, tal como o nome indica soa-me a artificial. Cada ruga, cada traço do meu rosto têm uma história, se os apagar deixo de ter uma história visível para contar e entro no faz de conta. Quero envelhecer docemente mantendo a brisa da juventude do meu espírito. Quero ser um avô com ar jovial de naturalidade sem perder os traços do meu percurso pela vida. Adoro o ar charmoso e sedutor dos meus cabelos grisalhos e sinto-me como um bom vinho envelhecido em bom casco com sbor a mel e efeito inibriante que vale a pena provar. O resto são filmes de série B. Nunca ganharei um Óscar, mas neste filme da vida reconeço que merecia um pelo meu desempenho.

    ResponderEliminar
  5. ahhhh a Nicole...

    por acaso gostava de saber o k passa pela cabeça de algumas pessoas, para decidirem ficar sem expressões... quando até têm um trabalho k vive disso!

    é por isso que admiro a Simone de Oliveira, vive muito bem com as suas rugas, ganhas com muito suor e trabalho! e tem uma voz fantástica (falada, não cantada)

    ké feito dakele actor que fez "o meu pé esquerdo"?? acho k era Daniel ... Lewis, era muito bom... sp o pensei sucessor do J.Irons

    beijos d'enxofre

    ResponderEliminar
  6. Diabba,

    Também gosto imenso da voz falada da Simone, que acho uma senhora muito bonita.

    O Daniel Day-Lewis a última vez que o vi foi no Gangs of New York do Scorsese. Por sinal revi-o há pouco tempo no fabuloso A Idade da Inocência, também dele. O homem pelos vistos gosta mesmo de repetir actores (veja-se o di Caprio). Fui verificar, ele tem trabalhado muito pouco, espreita aqui.

    ResponderEliminar
  7. Querido António, que bom vê-lo a comentar aqui!

    Da Meryl Streep já se sabe o que eu penso... Glenda Jackson? Extraordinária (tem dois oscars). No ano passado ofereceram-me nos anos a fantástica séria da BBC Elizabeth R, lembra-se dela? E por volta da mesma altura mandei vir dos EUA o A Touch of Class, que não está editado para a região 2.

    Quanto ao facto de a cerimónia ser uma passagem de modelos grátis para os estilistas, não é bem assim - a verdade é que eles normalmente oferecem as roupas. Idem para sapatos e acessórios. As jóias que elas levam são emprestadas, etc.

    Achei imensa graça há tempos quando a Hilary Swank (que já tem dois oscars) contou no Jay Leno que quando era uma morta de fome e chegou a viver no carro ia ao Wal-Mart comprar roupa para ter qualquer coisa mais apresentável para ir às audições e, assim que se despachava devolvia-a e reembolsava o dinheiro. Agora, que dinheiro é coisa que não lhe falta, tem os estilistas todos a disputá-la para lhe oferecerem coisas. Irónico, não?

    ResponderEliminar
  8. Tu não digas mal da minha Nicole! Olha que sempre disse à minha jove que se me aparecesse a NK à frente eu seria fiel por obrigação e não por convicção! É uma Deusa!

    (ajoelhando e fazendo várias vénias, enquanto murmura numa língua desconhecida)

    ResponderEliminar
  9. o Kanito é tarado!! até baba enquanto murmura na tal lingua k nem ele conhece... tss tss

    ResponderEliminar
  10. Tambem ja nao via a nicole ha uns tempos... e fiquei muito espantada. Sabes, nao vi a red carpet, mas vi-a depois quando foi apresentar qq coisa e... algo nao me parecia bem... pois... Continua a ter aquele olhar de miope, e para isso nao se lembra ela de arranjar lentes de contacto!!! Gosto muito dela como atriz sabes? Gosto mesmo! Tambem acho que mereciam tanto ou mais a vossa menina Meryl e concerteza mais a vossa menina Julianne no the hours. Alias, as 3 estavam impecaveis, o argumento do filme estava impecavel, a historia com a juncao das 3 historias e personagens esta impecavel tudo... E passou um pouco por baixo dos radares nao achas?

    Gosto muito da Meryl com as suas rugas e mais linda ainda a Dianne Keaton que se recusa a fazer cirurgia e esta ali uma "cota" enxuta e linda, com umas rugas fabulosas e uma expressao melhor ainda (so eh pena este volta e meia dar-se a uns papeis tao fraquinhos como o Because I said So, e o Father of the bride... A Annie Hall merecia mais... mas redimiu-se no something's gotta give!)

    ai... que e falo demais e nao me calo!

    Beijinhosssss (ainda com dificuldades de aceder ao e-mail... mas quando puder escrevo, promise!)

    ResponderEliminar
  11. Não posso estar mais de acordo. O Victor e eu também comentámos como a Diane Keaton estava radiosa. ADOREI o Something's Gotta Give. E agora estou para aqui a rir só de me lembrar de um diálogo dela e do Woody Allen no Hannah and Her Sisters. À saída do médico (ela está a tentar engravidar) discutem.

    Ela: (...) That's because you masturbate too much.

    Ele: Stop criticizing my hobbies!

    LOL!

    ResponderEliminar
  12. Não pude deixar de reparar ao abrir a página que o contador marcava o redondo e incrível número 1.000! Quem será o visitante? Aparentemente ainda está em linha, espero que deixe comentário.

    Nada mau, se considerarmos que este contador só em Janeiro foi instalado. Tinha outro, mas retirei-o e recomecei do zero.

    Um grande OBRIGADA aos que me visitam.

    ResponderEliminar
  13. Eu não sou... Comigo marca 1002...
    Antes de mais, obrigado por teres ido ao meu blog e por teres feito um comentário que, além de me corrigir de forma exacta, acrescenta o óscar de carreira a esses dois notáveis actores de sempre. Robert Altman e (pra mim, mais importante...) Peter O'Toole. Até estava com medo que eles lhe dessem o Óscar de Melhor Actor Secundário... Era injusto!

    Por acaso passei no blog do rafeiro perfumado (infelizmente nunca tinha ouvido falar, mas tou a ver que bicharada por aqui há muita) e não vi lá o meu link. Fiquei fã e voltarei.
    Vi foi o link de muita gente conhecida (Inha, Robina, Papo Seco, etc.) Deve ter sido daí que foste parar ao meu.

    Agora o comentário ao post. Infelizmente a moda é ir ao Brasil e fazer uma operação plástica ao preço da chuva. Ou meter umas doses de Botox. A malta com papel aproveita o sol, o calor, a praia e já agora vamos recauchutar o nosso corpo como se ele fosse um pneu velho que teve o azar de ter um furo e foi deixado na Auto-estrada.
    O mais "duro" que eu já fiz ao corpo (tirando o desporto...) foi uma singela tatuagem acima do tornozelo direito a representar algo que adoro e nunca o faria por ninguém. Só por mim. Mais que isto não faço por respeito à embalagem em que vivo. Pelo mesmo respeito, ou pela falta dele, não compreendo como é que certas pessoas se submetem a liftings, operações, botox's, whatever... Com 25 ou 30 anos são as mulheres mais sensuais do mundo. Desejadas pelo mundo e sonhos eróticos de muitos homens a quem a esposa não consola. Precisam de parecer o mesmo com 40 ou 50? Na minha opinião não.

    Mas isto sou só eu a falar...

    ResponderEliminar
  14. Desculpa duplicar, mas o link pró rafeiro não está bom. Tem dois http... Se quiseres ajuda pra mudar avisa.

    Beijinhos que também já devia ter mandado no outro comment e não mandei

    ResponderEliminar
  15. Morsa,

    Obrigada pela visita. Agora fiquei intrigada. Se não foi no Rafeiro Perfurmado (que nome, hem?) que encontrei o teu link deve ter sido num dos que ele lá indica. Carrego naqueles a cujos nomes acho piada e lá vou. Ele escreve com muita graça, fico parva a ver o n.º vertiginoso de comentários que tem sembre. Além disso é uma pessoa IMPECÁVEL, vai espreitando que vale a pena.

    Obrigada também por me chamares a atenção para a parvoíce do link dele mal posto e por te ofereceres para ajudar, ainda não tinha dado por isso, já corrigi.

    Por último: as plásticas. Eu tenho impressão que aquilo é mesmo obra de cirurgiões locais, a nata de Beverly Hills. Ainda há dias o Victor e eu comentávamos que o Brasil deve ter de facto os melhores cirurgiões plásticos do mundo. Basta veres nas telenovelas. Quando começou esta nova na SIC fiquei parva como certas caras que eu conheço desde miúda se mantêm tão bem e tão naturais, sendo impossível que não tenham sido mexidas, porque lhes sabemos a idade. A Sónia Braga, por exemplo, parece agora mais nova do que aparecia no Sex & the City há sete ou oito anos, ali andou coisa, mas muito bem feita, não está a querer tentar passar por 30 ou 35 anos.

    O que eu gostava mesmo era de envelhecer como a Audrey Hepburn. Que grande senhora!

    ResponderEliminar
  16. Desculpa discordar, mas não, ainda não mudaste o link do rafeiro!
    Ainda tá com dois http...

    ResponderEliminar
  17. Olá Teresa
    Este local é óptimo para escrever, um destes dias também faço um blog e vou-me entreter a "blogar"...rssss. Queria esclarecer que no que respeita a cerimónias do tipo óscares já tive a minha dose e talvez por isso esteja mais distante e menos interessado. É óbvio que se passam muitas coisas boas e importantes no meio da medíocridade, mas tem que concordar que ver toda a cerimónia é dose...rsss, eu nem a dos Grammys e estou mais directamente ligado ao evento uma vez que se trata de música. Seja como for creio que com o passar dos anos perdi a pachorra para esse tipo de eventos, pelo menos para assistir, se for participar é outra coisa...rsssss, mas acho que perderam o meu convite pois não recebi nenhum...rsss. Em parte acredito que seja por inveja pois com a minha beleza natural e o meu corpo em forma de ponto de exclamação deixaria ofuscadas muitas das estrelas, já para não falar neste ar sedutor que os quarenta e muitos conferem aos homens...rssss. Mas como já fui várias vezes convidado para os Globos de Ouro da SIC acho que é quase a mesma coisa...rssss e também tive a honra de ser convidado VIP na primeira eleição dos reis do pimba em que ganhou o Emanuel e a Agata...rssss tudo isto abrilhantado com as actuações de Marco Paulo e Quim Barreiros, o pequeno Samuel estava com varicela por isso não pôde participar, uma pena teria tido o cardápio quase completo. Actualmente estou mais caseiro e metido comigo próprio. Durante grande parte da minha vida dei mais atenção aos outros, agora estou a olhar mais para mim, por muito narcisista que isso possa parecer. Claro que tenho múltiplos interesses e isso contribui para me dispersar um pouco de outras formas de entretenimento. Neste momento divirto-me a desmanchar telemóveis, ver como funcionam, personalizar alguns, pois adoro originalidade e bom gosto o que os fabricantes nem sempre têm apesar dos gabinetes de design e marketing. Fora isso tenho as minhas guitarras e um infindável mundo de cassetes de vídeo para converter em DVD, memórias que quero perpetuar em plataformas de suporte mais resistente do que simples fita. Claro que ainda há o trabalho uma vez que o "Euromilhas" nada quer comigo, muito embora eu acredite que ainda vou ganhar um jackpot, sou uma pessoa optimista, enquanto isso acumulo umas dívidazitas que vou pagando sabe Deus como...rsss. Mas como acontecia com um amigo meu que estava endividado até à raiz dos cabelos - quando lhe perguntei como é que ele conseguia dormir com tanta dívida respondeu-me: eu durmo muito bem, os meus credores é que não.." - cá vou andando com a cabeça entre as orelhas e uma convicção de que o futuro vai ser melhor. Bem sou eu e 10 milhões de portugueses, uns milhares de brasileiros, romenos, búlgaros, ucranianos e umas coisas que ladram a falar e que nascem em espanha. Acho que cada um tem aquilo que merece ou será que não? pela parte que me toca acho que Deus me colocou cá para gozar comigo, mas ele é teimoso e caprichoso e só faz o que ele quer e à maneira dele. Talvez um dia me dê ouvidos e me deixe fazer as coisas como eu gostaria que fossem. Até lá divirta-se minha querida amiga e seja feliz.
    Beijos

    ResponderEliminar