terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Messalina e Agripina

As minhas gatas adoradas. Messalina Valéria e Agripina Germânica. Messy e Agri para os íntimos. Mesmo sendo verdade que não há gatos feios, estas duas são especialmente bonitas. Já era altura de as apresentar...
As suas personalidades não poderiam ser mais diferentes. Messalina (nunca uso artigo para as referir) tem 12 anos e um ar permanentemente solene, verdadeiramente institucional, às vezes a beirar o reprovador.

Isto porque Messy é profundamente conservadora, muito apegada aos valores mais tradicionais. Neste retrato em que está instalada em cima da mesa onde eu tomava o pequeno-almoço, salta à vista o seu desagrado pelo livro que eu estava a ler (Sex and the Single Girl, Helen Gurley Brown, uma coisinha inocente e divertida que causou escândalo e fez furor em 1962). A casa é bem mais delas do que minha, está bom de ver.















Já Agripina... Ah, Agripina! Agripina é a perfeita tonta. Ninguém diria que já tem quatro anos, tão estouvada é. Agora que a Primavera já se aproxima, prevejo deliciada as belas cenas que ela vai proporcionar-me. É que há um ninho por cima da nossa varanda, e de manhã cedo e ao fim do dia os passaritos andam especialmente activos a alimentar a filharada. Um tormento para Agri! Está sempre alerta, permanentemente vigilante... não tem um momento de sossego.



Cenas como estas têm lugar a toda a hora. Melhor do que ir ao cinema.




E todos os dias, invariavelmente, Agri conhece o amargo sabor da derrota.


9 comentários:

  1. Os gatos têm um ar tal que qse me convenço k na encarnação anterior foram reis e rainhas... hehehehe

    Tenho uma amiga (minha colega de escritório e de profissão) que é criadora de gatos "bosque da noruega" (nem sabia k tal raça existia até a conhecer a ela), são lindissimos e têm uma coisa maravilhosa: qse não miam! agora teve uma ninhada, vai ao site dela www.bosquedanoruega.com vais ficar derretida

    beijos de enxofre

    ResponderEliminar
  2. Eu estou convencida de que eles nesta encarnação continuam reis e rainhas. Qualquer gato, mesmo vadio e de volta dos caixotes do lixo, tem uma dignidade, um ar superior e altivo que eu acho fascinantes.

    Achei imensa piada que tivesses falado no gato dos bosques da Noruega. Eu costumo dizer por graça que, quando chega o Natal, Agripina sofre uma estranha metamorfose e convence-se de que pertence a essa raça. É que a pequena tem o vício de trepar pela árvore de Natal e instalar-se (em equilíbrio precário, atestado pelo número de vezes que a árvore vai ao chão ao longo da quadra) num ramo alto. Como ela é bastante grande e pesa mais de cinco kg, os percalços são frequentes.

    E é assim que eu começo, a 8 de Dezembro, com uma árvore linda, digna de figurar numa revista de decoração, que se vai transformando, à medida que os dias passam, numa coisa bastante abandalhada...

    Claro que fui logo espreitar o site. Fiquei em êxtase! Vi tudo e mais alguma coisa. São LINDOS!!! É imposível dizer qual será o mais bonito. Vou continuar a passar por lá, para acompanhar o crescimento dos pequeninos, que são umas coisinhas de se comer.

    Beijoss!

    ResponderEliminar
  3. os pequeninos são de se comer??? (ar "bué" escandalizado)sua sua... gatibal!!!

    beijo de enxofre

    hihihihihihi

    ResponderEliminar
  4. Olá, Teresa, obrigado pela visita. Quanto ao teu comentário, responderei mais logo, mas claro que concordo contigo. Eu apenas quis brincar com a conversa do meu familiare e com a enxurrada de SMS que existe nos programas matinais.

    Quanto aos gatos, ninguém me tira da ideia de que eles é que são os nossos donos, e nunca o contrário. E olha que é um rafeiro a dizê-lo!

    Um grande RAUF para ti!

    ResponderEliminar
  5. Todo o bom dono, toda a boa dona (na verdade nós é que somos escravos desta raça superior...) adora as suas...

    ResponderEliminar
  6. umas maravilhas gatais. A nossa Viana, e muito parecida com a Messalina, mas ainda mais velhinha... estimamos uns 14 anitos. Faz de nos seus escravos... as delicias que quer comer e como tem que ser dadas fresquinhas do frigorifico, quando lhe apetece o lanchinho da tarde. Tambem para dormir a noite tem o seu local, pessoa, e posicao... e se tardamos a ir para a cama temos represalias! Siameses sao muito altivos e um tanto ou quanto de mau feitio, nao achas?

    ResponderEliminar
  7. Teresa, obrigado pela visita.
    Claro que tinha que vir espreitar as princesas!
    Messalina é uma senhora, vê-se logo. Não há dúvida. Já Agripina tem mesmo ar de cachopita (perdoe-me o desplante)!

    Schleps e ron-rons da família Bixus.

    ResponderEliminar