terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Os borbotos que fizeram História

É seguramente o tailleur mais célebre de todos os tempos. Foi muito azar que Jacqueline Kennedy, naquele fatídico dia 22 de Novembro de 1963, tivesse tido a infelicíssima ideia de usar um tailleur cor-de-rosa cheio de borbotos, que nem os sapatos e a carteira caríssimos (mas de que ninguém se lembra) salvavam. A imagem que o mundo guarda daquele dia em Dallas é a de um tremendo faux pas de moda, indigno de tal ícone: Jackie num fato cor-de-rosa e cheio de borbotos.

Hum? Quê? Aquilo não são borbotos? É lã bouclée? Querem convencer-me de que o tecido é mesmo assim? Palavrinha de honra?

Está visto que perdi uma (mais uma) belíssima ocasião de estar calada.

19 comentários:

  1. Por acaso tem razão. Perdeu mesmo. Ora vá lá ver se por cima do sintético bouclée não espreitam uma série de borbotos.
    Quer comparar cortes, qualidade e aspecto? Sério?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (para que conste eu detesto a cor, ainda que Chanel, ainda que na Jackie, mulher que podia usar quase tudo, tal o ar distinto que tinha)

      (e, correndo o risco de dizer uma asneira, mas acho que não, parece-me que aquelas cores eram moda nos anos 60: amarelos, verdes, azuis e rosas... tudo muito clarinho)

      Eliminar
  2. Desconhecia que os amarelos, verdes, azuis e rosas muito clarinhos (acho que lhes chamam tons pastel, mas não vou jurar) foram exclusivo dos anos 60, e que nunca mais os vimos porque a moda até nem é nada uma coisa cíclica.
    Não sei nem desconfio se o bouclé em questão é sintético ou se é mesmo lã bouclée (tenho as minhas dúvidas, sendo da Zara), mas sempre lhe digo que é justamente nos materiais puros como a lã e a caxemira que os borbotos têm tendência para aparecer.
    Seja como for, fico muito surpreendida com o seu tom agreste. Eu estava meramente a ser sarcástica, como me parece que tantas vezes é. Na volta excedi-me, que pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca morri de amores por esse material - embora adore a Jackie. Porém, jamais me passou pela cabeça que fossem borbotos (lá que parecem, parecem). E sim, às vezes a caxemira ganha borboto. A referência à Zara é que não percebi...

      Eliminar
    2. Também não tenho morro de amores pela lã bouclée (apesar de ter uma saia-lápis preta bem janota). A referência à Zara deve-se a um casaco com que a Pipoca se mostrou ontem, e que foi vilipendiado. Ou ela, I forgot which, como diria Oscar Wilde.

      Eliminar
    3. Oh... Mas eu gosto de sarcasmo, por quem é não se iniba. Pena este ter-lhe saído ao lado. Essa insinuação de que eu desconhecia a lã bouclée é que não corresponde à verdade. Quis apenas esclarecer, nada mais.

      (Parece-me que esses tons clarinhos, ou pastel, são mais usados na Primavera e Verão, não consta que seja tendência deste Inverno mas não vou jurar. Alguém que vive da imagem deveria ter mais cuidado com essa mesma imagem, quase como uma professora de Português dar erros gramaticais, no fundo é só isso)

      (E reparo que retirou a etiqueta "é preciso ser-se muito estúpido", tudo está bem quando acaba bem. Não é tão bom?)

      Eliminar
    4. Pessoalmente adoro cor-de-rosa, e para deprimente já me chega o Inverno, um bocadinho de cor até me eleva o moral. Se se usa este Inverno ou não é que não faço ideia, mas nunca me guiei muito pelas tendências, só ponho aquilo de que gosto.
      Quanto à etiqueta, pareceu-me excessiva, já que ignorância e estupidez são coisas diferentes.

      Eliminar
  3. (e foi o casaco, não ela)

    Pronto e agora não a aborreço mais. Boa tarde, Teresa.

    ResponderEliminar
  4. Teresa deixo aqui o meu artigo sobre o tailleur. Sabia que nem Chanel era? Beijinhos

    http://www.teenieweenieblog.com/2011/09/jackie-kennedy-onassis-and-pink-suit.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel, sabia... mais ou menos. Mas não tinha a certeza. Reparou que não referi a marca no post, não reparou? A Wikipedia não é a mais fiável das fontes, eu própria já lá corrigi coisas (qualquer um pode fazê-lo), mas a verdade é que aquele tailleur nunca me pareceu Chanel.
      Muito interessante, o seu post, se a maior parte das nossas "féxionistas" soubesse de moda um décimo do que a Raquel sabe, não leríamos um centésimo dos disparates que por aí andam. E não veríamos muitas figuras tristes.
      Desconhecia completamente o nome Chez Ninon. A maior parte da roupa de Jackie durante os anos de Camelot teve, como sabe, a assinatura de Oleg Cassini, principalmente os vestidos de noite; e não me parece também que o famoso saia e casaco cor-de-rosa possa ser uma cópia de um modelo Chanel, por causa das bandas, não concorda? O tailleur Chanel por excelência tem decote redondo debruado, nada que se pareça com aquilo.
      Beijinho.

      Eliminar
    2. Olha... Iria jurar que era Channel. Fiz uma associação imediata, acho que por causa das linhas.
      Mas, e apesar de me assumir completamente leiga em moda, tem razão Teresa, os tailleur Channel têm por característica esse decote redondo debruado que refere. A minha mãe tem alguns no armário (nem sei se Channel, se inspiração, antigamente mandava-se fazer muita roupa em modistas), exactamente nessa lã de borboto que eu abomino. Não são é rosa.

      Eliminar
    3. Deixe lá, a Pipoca no livro sobre estilo também chama Humbert a Hubert de Givenchy, são coisas que acontecem.

      Eliminar
    4. ahahahahahah já tinha visto Chinel, não Xanel.

      (Três vezes, caramba, três. Ninguém merece, agora sim pode dar uma valente gargalhada, é mais que merecida)

      (Mas apostaria que já deu...)

      Eliminar
  5. Este post é tão eu! :D

    (mesmo não se fazendo a mais pálida ideia do que se fala)

    ResponderEliminar
  6. Pedro, porque será que de repente me lembrei de toile de Jouy? :D
    Não se falava de nada importante, só uma pequena diferença de opiniões. ;)

    ResponderEliminar
  7. Pelos comentários acima, só posso concluir que o assassino do JFK não era lá grande apreciador de moda feminina... Caso o fosse, teríamos tido ali o primeiro presidente viúvo...

    ResponderEliminar