quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A noção do frio (ou a falta dela)

Andamos todos (eu incluída) a tremelicar e a balir que está um frio que não se aguenta. Há pouco tive de rir quando deparei com o alerta amarelo que destaco na imagem — temperaturas extremamente baixas, hem?

A verdade é que, em matéria de frio, não passamos de uma cambada de meninos piegas e choramingas. Vejam a bonomia com que os desgraçados dos habitantes de Winnipeg, Canadá, encaram o seu frio, que, esse sim, é coisa só para homens de barba rija. Há algum alerta, algum aviso, «cuidadinho, agasalhem-se bem, vistam muitas camadas de roupa, que está um frio do caraças»? Nada disso, estão na maior. Para amanhã, perante uns amenos -13ºC de máxima (com um real feel de -22º), consideram brisa, sem mariquices, aquilo a que nós por cá por certo chamaríamos uma ventosga do piorio.



Mas até os habitantes de Winnipeg não passam de uns amadores de baixa extracção quando comparados com os de Oymyakon, na Rússia. Que, perante uns assombrosos -39ºC, acham que a coisa até está mais quentinha, considering.



4 comentários:

  1. Exemplos acabados da relatividade dos factos.

    Tão do agrado dos Físicos que dizem que se a temperatura se aproximar do zero absoluto... então os electrões deixam de se movimentar e entre outros fenómenos... deixa de haver o Tempo.

    Mas pronto isso seria com temperaturas de cerca de 300 graus negativos, pelo que não vale a pena perder tempo a pensar nisso.

    Mais vale ir comer um gelado.

    ResponderEliminar
  2. Teresa, queria deixar-me os meus votos sinceros de um excelente ano de 2015. Que 2015 lhe seja caloroso nos afectos e os bons ventos soprem ao longo de todo o ano. Muita saúde e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. Eu também achava que sou uma picuinhas com o frio, e realmente pondo em perspectiva, haverá sempre alguém pior que nós. O que se passa (na minha humilde opinião) é que nós não estamos bem preparados para nada do que nos possa acontecer de Novembro a... Março, vá. A nossa roupa de inverno é fria, o nosso calçado de inverno é, no máximo, de outono, e as nossas casas estão mal isoladas (tanto para o frio, como para o calor) e planear coisas simples como fachadas a sul, janelas duplas, aquecimento central (o quêee? em Portugal???), 'tá quieto. Porque somos um país tropical, toda a gente sabe. Ainda hoje falei com uma colega bielorussa que me disse "sim, lá está muito mais frio na rua, mas frio como o que sinto quando me deito nos lençóis gelados na minha casa em Lisboa - isso lá nunca senti". E não me venham dizer que é forretice, que eu bem tento ligar os aquecedores todos que tenho em casa, mas chego ao 3º e o quadro faz puft!

    ResponderEliminar