sábado, 23 de novembro de 2013

Outras coisas que não posso ouvir, nem ler

Até porque são indescritivelmente pirosas. 

A calça. O sapato. No singular. Também temos a versão caricata e indescritivelmente reles de «o téne», mas nem quero enveredar por aí, já que desconheço a grafia correcta para espelhar tamanha aleivosia.

No singular, senhores, no singular. Como é possível? Esta piroseira (estou a fugir desesperadamente ao adjectivo possidónio, como alguns já podem ter intuído) lembra-me sempre aquela estranha colheita híbrida dos empregados de lojas como o Pestana & Brito, o Nunes Corrêa, a Pitta, a Jivago ou o Santos e Nascimento, lojas que foram nobres e a partir de certa altura passaram a ter alguns empregados com linguagem surpreendente. Lembro-me de algumas trocas de olhares discretas entre mim e o Duarte nessas lojas, que queriam basicamente dizer qualquer coisa como «que diabo?!»

Há dias ouvi a asneira mais deslumbrante de todas. Claro que tinha de vir do Brasil, Deus os abençoe. Juro por quanto tenho de mais sagrado que ouvi mesmo. «Um óculos.»

Como é possível que queiram enfiar-nos no mesmo saco em que vamos encontrar gente que diz e escreve estas barbaridades? Acordo Ortográfico? NUNCA.

9 comentários:

  1. Se existe um povo que não deveria falar nada sobre o Brasil, é o português. Estamos até hoje colhendo os frutos da exploração, da escravidão e da cultura do privilégio que voces nos impuseram.

    ResponderEliminar
  2. E o herpe, conheces o herpe? "Tou aqui com um herpe", ouvi eu uma vez e mordi-me toda para não rir! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A sério, cara Cristina? Sente-se assim tão explorada e escravizada? E por nós, portugueses? E ainda hoje colhem os frutos daquilo que disseminámos?

    Se quer a minha opinião muito sincera, nós, portugueses, sempre fomos incompetentes, é coisa que nos está na massa do sangue, por isso não venha culpar-nos da desgraça que é o seu país, potencialmente um dos mais ricos do mundo. O pior são as pessoas, as pessoas é que deitam tudo a perder. As pessoas do seu país. Violento. Corrupto. Deslumbrado. É só terem uns dinheirinhos e é vê-los a fazer as figuras mais tristes em sítios como Nova Iorque, Miami ou a Europa.

    Desculpe, já cá ando há muitos anos, já me cruzei com muitos brasileiros por esse mundo. Ignorantes e pretensiosos.

    Se há excepções? Claro que sim, há sempre. Gloriosas excepções, mas são sempre isso mesmo: excepções.

    O resto é tudo farinha do mesmo saco deslumbrado que só quer espetar-se no primeiro outlet para comprar roupas de griffe (é assim que dizem, não é?)

    «Aqui na terra estão jogando futebol, tem muito samba, muito show e rock'n'roll, mas o que eu quero lhe dizer é que a coisa aqui está preta» - palavras do gigantesco Chico Buarque, não minhas.

    Honra lhe seja feita, a sua abordagem foi muito original, uma novidade, nunca suporia que em 2013 ainda poderia ler tal coisa. Mas desculpo-a. O país que a produziu também deu ao mundo Pessoas como Chico Buarque, Jorge Amado ou Vinicius.

    ResponderEliminar
  4. T, foste apanhada na tua própria armadilha: não se diz Europa, diz-se 'Orópa'. E é um país, evidentemente :D

    ResponderEliminar
  5. A minha melhor amiga é brasileira, (jornalista) e nunca se queixou da herança portuguesa no Brasil, da forma como a Cris o fez, no comentário que aqui botou!
    Aproveito para reiterar o meu total desacordo em relação ao malfadado
    Aborto Ortopédico.

    ResponderEliminar
  6. Rosarinho,
    Essa do herpe deslumbrou-me. Nunca ouvi, mas acredito, porque a capacidade do ser humano para a asneira é ilimitada.

    Diana,
    Há uns anos conheci em Miami uma brasileira que julgava que a Argentina era na Europa. Juro. É ainda mais grave quando pensamos que, só por acaso, até é país que faz fronteira com o Brasil.
    Exasperada, tive de lhe espetar com um mapa debaixo do nariz, por sorte tinha um no filofax.

    Conceição,
    Poucas vezes ouvi afirmação mais absurda. Basta considerarmos que o Brasil é independente desde 1822. Há quase 200 anos, portanto. Há 191 anos, para sermos mais precisas.

    ResponderEliminar
  7. Façam um exercício académico, assistam por alguns minutos, não peço maior sacrifício, a uma telenovela brasileira, se estiverem com calor prometo que iram ficar arrepiados...mais não digo...

    ResponderEliminar
  8. Teresa, que diatribe contra os brasileiros! Não acredito que tenha essa opinião generalizada. Há brasileiros e brasileiros, como há portugueses e portugueses. A Teresa terá conhecido alguns que mereceram essa sua descrição mas, calmamente, concordará que não terão sido uma amostra representativa de tantos milhões de pessoas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. E eu, que tenho o puto mais velho na primária para o ano...
    E porque razão, tudo o que é privado, escreve de acordo com o desacordo?
    Não entendo...
    Até já li palavras em inglês sem o "c".
    Tudo isto me mete asco.

    ResponderEliminar