quinta-feira, 24 de maio de 2012

Balanças da treta

Esta manhã pesei-me na farmácia. Era uma daquelas balanças modernaças, que fazem tudo e mais um par de botas e que têm a pretensão de nos dizer, além do peso, uma data de coisas como a altura e a massa corporal. Por mais uns cêntimos ainda podiam brindar-nos com a carta astral e o horóscopo para o dia, esta gente não tem olho para o negócio!

Com o papelucho com os resultados na mão, torci o nariz. Toda a minha vida adulta achei que tinha 1,63 m de altura, mas o cartão do cidadão resolveu atribuir-me 1,64 m e eu não discuto, a pigmeia que sou agradece alegremente aquele centímetrozinho de bónus. Então não é que a idiota da balança me deu uns escassos e humilhantes 1,58 m, roubando-me cinco ou seis centímetros, como preferirem? A grande estúpida!

Quanto aos resultados da pesagem, foram igualmente duvidosos: a balança, sovina (se calhar a achar que estava a ser simpática), deu-me menos 1,9 kg do que a do hospital, há apenas dois dias. 

Nota mental (aí pela trigésima vez): lembrar-me de substituir a pilha da super fiável balança de casa, uma coisa alemã que é um luxo e me custou os olhos da cara há mais de dez anos, que até regista o peso de 50 em 50 gramas.

5 comentários:

  1. Na Alemanha há umas que também emitem uma frase, tipo Fortune Cookies. Não é o horóscopo mas é quase :)

    ResponderEliminar
  2. Porque sei que a Teresa atribui extrema importância à ortografia (facto de que é, aliás, exemplo o post anterior), permita-me que a corrija: "centimetrozinho" não tem acento no "i".

    Pipa

    ResponderEliminar
  3. Mas há algum problema nos enganos das balanças?

    (desde que sejam sempre a nosso favor...)

    ResponderEliminar
  4. a minha balança é ainda das antigas, nada de modernices digitais. mas teima sempre em me dar o peso (pesado) que é o meu. suspiro...

    ResponderEliminar