segunda-feira, 12 de março de 2012

Nicks

Ora aqui está uma coisa em que homens e mulheres são realmente diferentes na blogosfera: o nickname que adoptam para os seus blogues.

Eles ou assinam com o nome verdadeiro ou criam nomes que até podem fazer-nos rir, como Tolan Baranduna ou Jibóia Cega (saudadedes do querido Ervi Mendel), mas que são, na esmagadora maioria dos casos, nomes que não envergonham ninguém.

Já com elas a coisa é mais complicada e há de tudo. Há um primeiro grupo que se subdivide em dois, o grupo das que têm dois dedos de testa. Os nomes são simples, uma única palavra, às vezes até o nome próprio da autora, ou assinam com o nome do blogue, e há as que adoptaram nomes de personagens literárias, como Julie d'Aiglemont ou Kitty Fane. E depois há o grupo das diminuídas mentais. Que diabo passa pela cabeça de algumas criaturas para escolherem nomes pseudopoéticos como Bela Sonhadora, Princesa das Estrelas, Coração Solitário, Alma Angustiada ou À Espera da Felicidade? E olhem que estes nomes não foram todos inventados, já encontrei parte deles por aí em comentários noutros blogues.

Por último, temos a categoria à parte que mais me faz rir: a que tem erros ortográficos no nome. Essa desafia adjectivações. À cabeça lembro-me de uma Brilhosinhos e de uma Turbolenta. É impossível bater isto.

28 comentários:

  1. ahah e eu que estou mesmo registada como Navajovsky no google e quando envio mails aparece esse nome no remetente? Já tive professores a apagarem os meus trabalhos por acharem que era vírus, professores a julgarem que eu era uma erasmus italiana ou russa e a darem-me os parabéns pelo maravilhoso português...enfim, uma risota. Mas acho que eventualmente terei de acertar isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Navajovsky,
      Tal como no caso dos nicks masculinos, diria que não envergonha ninguém.
      No máximo, na altura de responder a um comentário, temops de nos certificar de que escrevemos bem o nome. :)

      Eliminar
  2. Turbolento, tal qual, costumava ver na traseira de certos carros, e eram os donos dos mesmos que brincavam com o seu desejo de ter um carro turbo e a falta de orçamento para tal.
    Não sei se esse nick tem a mesma intenção.

    ResponderEliminar
  3. Não, querida Gi. Não resisti a espreitar o blogue quando encontrei o nick. Era mesmo ignorância pura e dura.

    ResponderEliminar
  4. Teresa

    Eu como você sabe, não tenho nomes malucos!

    ResponderEliminar
  5. O seu é o petit nom pelo qual toda a vida foi conhecida. :)

    ResponderEliminar
  6. Pólo Norte é ursoso e está tudo dito!
    Ainda no post anterior tenho fotografia de um que vi de longe. :)

    ResponderEliminar
  7. Eu usu o meu peti nom, você é a Teresa,O Abel é ele, o meu ex deixou de ser zabal e pôs o nome, o João cilia é ele, acho uma iditice, arranjar niks idiotas!

    ResponderEliminar
  8. Se brilhosinhos é lindo, torbulenta deixa-me sem palavras. Eu já tive outro nick mas tornou-se demasiado conhecido entre os meus colegas de mestrado (a palavra consta do meu email) e passei somente a S*.

    ResponderEliminar
  9. O meu nick já me valeu umas belas risotas.
    http://jiboiacega.blogspot.com/2011/07/essa-agora.html

    ResponderEliminar
  10. Espiral entre no terceiro grupo???... fiquei traumatizada agora....

    ResponderEliminar
  11. O meu nick é o nome pelo qual era tratada em criança...ufa!

    ResponderEliminar
  12. Ah ah ah! Alma Angustiada é muito bom!
    Acho que o meu nick me inclui no grupo das frívolas.
    Um aparte, a "brilhosinhos" assina com z, embora o blog continue registado como "brilhosinhos" (ela não é jornalista?)

    ResponderEliminar
  13. Este é o meu nick desde que me lembro de ter Internet.
    Tive uma fase Marquis de Sade para impressionar pitas, mas durou pouco tempo. :)

    ResponderEliminar
  14. Engraçado, quando li Turbolenta lembrei-me dos mesmos autocolantes de que fala a Gi.
    Eu gostava mesmo de ter jeito para nicks porreiros, mas acho que podia ganhar a vida a registar nicks foleiros e a vender direitos. Alma Inquieta. Flor do Norte. Suspiro do Vento. Olhos Tristes. Brilho Pensante. Vou parar.

    ResponderEliminar
  15. S*,
    Não sei qual era o outro nick, espero não ter sido inconveniente. :)

    Jibóia,
    O seu dá-me vontade de rir, como já disse. :)

    Espiral,
    Não estou a ver por que entratia no terceiro grupo.

    ResponderEliminar
  16. Lilim,
    :)

    Stiletto,
    Parece-me um nick perfeitamente apropriado para o nome do blogue.
    A Brilhosinhos assina agora com z, mas o url não a deixa mentir. Alguém a deve ter alertado para a asneira, mas já foi tarde. Sim, parece que é jornalista, e escreve como escreve. Mais uma a dar mau nome à profissão.

    Troll,
    Que vergonha, um nick para impressionar miúdas! :)

    Izzie,
    Olha que deste aí umas sugestões catitas!

    ResponderEliminar
  17. O meu nick é algo muito meu. Sou produto da geração de 70, em que a falta de imaginação grassava e 70% das meninas receberam o nome de Ana. Blue porque para além de ser a minha cor preferida é também um conceito, um estado de espirito e um género musical. Achei que ficava esquisito “Ana Azul” e optei pela versão em inglês. Só mais tarde me apercebi que havia já uma canção com este título. Espero com isto não ir parar aos nicks de segunda categoria… ou vou?
    :)

    ResponderEliminar
  18. Teresa, fui eu quem fez o comentário a dar conta do erro do "s" em brilhozinhos. A resposta da moça foi que era de propósito, mas depois mudou tudo. Fiquei um bocadinho perturbada, confesso.

    ResponderEliminar
  19. E acreditamos imenso que era de propósito, não é verdade? :)
    O mesmo acontece com um blogue que tem o nome em inglês e é uma calinada gramatical de bradar aos céus. Sei que uma das minhas comentadoras em tempos contou aqui que tinha avisado a autora. Parece que recebeu um tratamento bastante rude, e a mesma história de ser de propósito.

    ResponderEliminar
  20. http://brilhosinhos.blogspot.com/2008/10/brilhosinhos-com-z-ou-com-s.html A resposta, em toda a sua glória.

    ResponderEliminar
  21. Extraordinário! Extraordinário!
    Há quem acredite, há quem finge que acredita e há quem ria.
    Acontece que a escrita fica, deixa um testemunho. E são demasiados erros ortográficos e gramaticais ao longo da vida do blogue. Infelizmente, nem toda a gente se apercebe, porque a escrita da maior parte das pessoas é mesmo muito deficiente.

    ResponderEliminar
  22. Eu enfio a carapuça da segunda categoria, mas juro que foi sem querer. Já tive um blog em que assinava com o meu nome, mas deixei-me disso quando achei que se estava a tornar publico demais. Há uns tempos e com saudades disto, decidi voltar e fui buscar inspiração a uma das minhas músicas favoritas de infância, o "Menina que estás à janela" do Vitorino. Vai de chamar ao blog Menina à janela e eu tornei-me a Cabelo à Lua. Só depois de comentar em meia dúzia de blogs é que me apercebi da parvoeira (a ervilhinha às vezes não dá pra mais). Lá mudei o nome para Menina à janela também, mas continua foleiro. Pelo que acho que está na altura de deitar fora o rascunho e começar de novo... Obrigada pelo calduço de que estava a precisar!

    ResponderEliminar
  23. Não foi calduço, e nicks que se traduzem em músicas podem entrar numa categoria à parte. Ainda assim, e com toda a franqueza, não gosto nada.
    Mas não é preciso deitar fora o rascunho, basta ir às definições do blogue, ao perfil, e alterar o nome!

    ResponderEliminar
  24. Queria dizer segunda categoria. Será? =/

    Escolhi Espiral devido à simbologia da forma e ao significado.

    Mas percebo que tenha muito a ver também com o conteudo dos blogs ...

    ResponderEliminar
  25. O que eu já me arrependi deste nome, senhores!
    Desde que entrei nos 30, habituei-me a fazer comparações com a personagem. Por isso, nem me ocorreu que é um nome tão complicado, que se torna presunçoso. Mas o meu espírito conservador impede-me de mudar.

    ResponderEliminar