quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

I ♥ Billy Crystal

Apaixonei-me pelo extraordinário comediante que é, um timing notável, lá por 83 ou 84, quando começou a passar na televisão uma coisa chamada Soap (que era de 1977), e que entre nós recebeu o titúlo Tudo em Família.

Título que sempre me irritou, porque roubado ao original de All in the Family (uma das melhores e mais importantes comédias televisivas de sempre). Quando passou em Portugal pela primeira vez, à hora do almoço, julgo que em 1974, era esse o título que tinha. Só anos mais tarde, nas repetições, passou a chamar-se Uma Família às Direitas, e julgo que por culpa do nome entretanto usurpado por Soap.

Soap era hilariante e completamente absurdo. Nem valia a pena determo-nos no enredo, ficávamos confusos e perdidos. Aquilo era mesmo só para rir, tamanha a tonteira. E Billy Crystal (em 1977!) teve o mérito e a coragem de representar a primeira personagem gay da história da televisão. Sem maneirismos, com imensa dignidade mas infinitamente cómico, mais ainda porque devia ser provavelmente a única pessoa lúcida no meio daquele circo de doidos. Não, estou a ser injusta, também havia o mordaz Benson, o mordomo da irmã rica, outra personagem hilariante.

Anos mais tarde reencontrei-o em When Garry Met Sally, um dos filmes da minha vida (basta ter a chancela de Rob Reiner e de Nora Ephron), incontáveis vezes visto. E em City Slickers, que adoro. E na apresentação dos Oscars.

Para mim, nenhum apresentador se lhe compara. Que alegria vê-lo voltar este ano!

12 comentários:

  1. Agora estou baralhada: Uma Familia às Direitas não era aquela série com o Archie Bunker? Eu era pequenita, mas não me lembro do Billy Cristal.
    Estou a fazer confusão?

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, Ana. A série de Archie Bunker, cujo título em inglês era All in the Family. E claro que Billy Crystal não entrava nela. Houve confusão de títulos em Portugal, quando passou pela segunda vez vinha com nome diferente, já que Soap tinha sido traduzido para Tudo em Família.

    Resumidamente, com os anos (aproximados) em Portugal:

    All in the Family - Tudo em Família - 1974

    Soap - Tudo em Família - 1984

    All in the Family - Uma Família às Direitas - anos 90?

    ResponderEliminar
  3. Esclarecida.
    Quanto à apresentação dos oscares, já fui mais assídua, nos últimos anos nem os resumos vejo. Mas sim, das que me recordo, as melhores foram aquelas em que ele foi o anfitrião.
    O bom filho à casa torna.

    ResponderEliminar
  4. O que eu gostava do Benson! Que recordações me trouxe agora, Teresa! Obrigada.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Anna,
    Aquilo começa sempre tão tarde que normalmente só vejo os resumos, ou então acordo a meio da noite e já acabou.

    Julie,
    Benson era de chorar a rir! Tanto que acabou por ter a sua própria série.
    Era mordomo de um senador ou coisa parecida, não era?
    Beijinho. :)

    ResponderEliminar
  6. Era, sim. Ou era Governador, ou Mayor, ou qualquer coisa do género. Eu adorava o Soap, mas ainda gostava mais do spin-off do Benson.

    ResponderEliminar
  7. Do spin-off lembro-me muito mal, vi muito poucos episódios. Lembro-me de uma governanta alemã com quem ele pegava sempre, com piadas do mais cáustico. :)

    No Soap, do que eu gostava mais era de quando tocavam à campainha e ele parecia surpreendido por ninguém ir abrir, acabando por perguntar com ar desdenhoso «Do you want me to get that?»
    Era recorrente e eu ria sempre como se fosse a primeira vez.

    ResponderEliminar
  8. Eu nao sou do tempo de me lembrar do Soap. Conheci-o no When Harry met Sally e apanhei-lhe o rasto "... because when you realise you want to spend the rest of your life with somebody, you want the rest of your life to start as soon as possible."

    ResponderEliminar
  9. Essa confusão de títulos também me irritava imenso, e depois entrou na liça o Family Ties (que, confesso, já não me recordo que nome recebeu em português).
    O Soap era genial, e revolucionário, numa época em que ninguém falava em homosexualidade. E o Archie Bunker, uma das minhas personagens preferidas. os seus despiques com o vizinho Jefferson (ambos racistas, um branco e o outro negro) eram de ir às lágrimas. E o Lionel, o filho de Jefferson, que assumia perante o Archie o personagem de negro simpático e tonto, só para o deixar bem disposto? Uma série de mão cheia.

    When Harry met Sally, um dos filmes da minha vida. E essa maravilhosa citação, um dia, há coisa de seis anos e meio, fez todo o sentido para mim. Só desejo que um dia faça sentido para toda a gente :)

    ResponderEliminar
  10. Family Ties era Quem Sai aos Seus.

    Sabes aquela pessoa sobre quem já contei aqui algumas coisas? MG e assim? Um dia disse-lhe que ele era um híbrido de Archie Bunker e de Homer Simpson. Que elogio, hem? :)
    E o Michael, o genro, o meathead, que não é senão Rob Reiner, que havia de vir a ser o realizador de coisas tão boas como When Harry Met Sally ou Misery? :))

    Os diálogos do filme são absolutamente brilhantes.

    ResponderEliminar
  11. Informação adicional:
    Billy Crystal entrou mesmo num episódio de All in the Family.
    Eis o que diz a IMDB:

    «Was cast as Rob Reiner's best friend in the 1976 "All in the Family" (1968) episode "New Year's Wedding" and became his best friend in real life.»

    ResponderEliminar