segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Joan Plowright como Lady Bracknell

Dame Joan Plowright, baronesa Olivier, Lady Olivier, a viúva de Lord Laurence Olivier, o actor mais reverenciado de todo o século XX, fundador e primeiro director do meu tão amado National Theatre. Adoro-a. Dame Joan detém também a glória de ser, até hoje, a única actriz a ter conquistado dois Globos de Ouro no mesmo ano.

Abaixo a sua assombrosa prestação como Lady Bracknell. Que, apesar de tudo, não é a minha favorita. Prefiro-lhe a caricatura de Dame Wendy Hiller. Dame Joan é, fisicamente, uma Lady Bracknell mais adequada, mais nova, diria que com a idade certa. É também, seguramente, a mais socialmente acertada e aceitável, com uma contenção admirável e, no entanto, irresistivelmente cómica. Dame Joan, não podemos esquecer, vem de uma escola de teatro mais natural e realista, fez a primeira produção do Entertainer de John Osborne, participou activamente em toda a renovação do teatro que foi o grupo dos Angry Young Men.

Uma grande senhora e uma das maiores glórias do teatro britânico.


5 comentários:

  1. Só hoje consegui ver ( e ainda só metade), mas declaro já que é a minha preferida. Oh, maravilha. E é o Kevin Kline (Klyne?), não é? Eu amo Kevin (Otto forever)

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa, não é? :)))

    Tenta ver todos os segmentos, no fim do último, tal como aconteceu na estreia da peça, "Oscar Wilde" sobre ao palco para agradecer ao público, com aquela graça tão só dele.

    Não é o nosso Kevin, é um actor chamado Paul McGann.

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito da Joan Plowright, mas apenas uma correção: ela não é a única atriz a conquistar dois Globos de Ouro no mesmo ano, mas uma de quatro atrizes a conseguirem este feito, sendo que a última foi a Kate Winslet, em 2008, que conseguiu o de Melhor Atriz Drama, por Revolutionary Road e o de Melhor Atriz Coadjuvante Drama, por The Reader.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pela informação/correcção. Desconhecia.
    E quem são as duas outras actrizes?

    ResponderEliminar
  5. Para a Izzie:
    Revi ontem "Callas Forever", Jeremy Irons, Fanny Ardant (ele dispensa adjectivação, ela soberba como Callas ou pronto, vá lá, muito convincente nas partes de actriz. E eu a encolher-me por dentro, porque a acção parece situar-se algures ma Primavera de 1977 e ela morreu a 16 de Setembro desse ano (há datas que sei de cor). E Joan Plowright num papel secundário, como quase sempre. Um deslumbramento. Diz-me cá: Alguma vez viste «Enchanted April»?

    Ponho-a de caras ao lado de Maggie Smith e antes de Judi Dench. Só não posso pô-la à frente de Vanessa Redgrave. Vi todas em palco, não estou a armar. :)

    ResponderEliminar