domingo, 3 de julho de 2011

Publicidade em blogues

A imagem é roubada à Rita, do Boas Intenções, que há uns meses escreveu um artigo com o qual não posso concordar mais: «Pela separação das águas.»

A saturação de publicidade muito mal disfarçada em blogues começa a ser tamanha que prevejo que, a médio prazo, este nicho de mercado recente acabe por vir a revelar-se contraproducente para as marcas anunciantes, quando não um autêntico tiro no pé.

Um exemplo? Há imenso tempo que me apetece fazer um tratamento qualquer às pestanas, nem sei bem o quê, teria de me documentar primeiro. Permanente, levantamento, outras coisas que nem sei. Hoje havia no Mini-Saia (que na verdade, e a haver correcção, se escreve minissaia, mas não sejamos esquisitas) um post sobre o assunto. Tão laudatório, a gabar de tal maneira o tratamento que eu, em condições normais, e se fosse há três ou quatro anos, me teria precipitado para o número de telefone indicado a marcar hora. Nas condições presentes, limitei-me a franzir a testa. E passei adiante no Reader, porque não consigo  confiar em opiniões de blogues com tabelas de preços, tanto para uma menção, tanto para um link, tanto para um post completo. E porque no meu dinheiro, por enquanto e até ver, ainda mando eu e sempre embirrei que me atirassem areia para os olhos.

Se ler por acaso, e principalmente se num blogue cuja temática habitual até costume ser outra, uma opinião favorável a um creme, a um rímel ou a um bronzer, garanto que a encaro com outros olhos. E que posso ficar tentada a testar o produto, na ida seguinte a uma perfumaria. Assim não, lamento lamentar. A longo prazo, o prejuízo vai ser para as duas partes contratantes. Para o anunciante (só avistar a palavra Boticário num blogue já me põe a rosnar baixinho) e para o blogue, cuja galinha dos ovos de ouro acabará, inevitavelmente, por se esgotar.

10 comentários:

  1. Ui! E se eu te disser que só houve duas vezes em que fui contactada. Uma delas para ir a um workshop ao qual tive pena de faltar porque... tcharan! Trabalho! E workshops de maquilhagem a meio de um dia útil, temos pena, mas não muito obrigadinha! O segundo contacto, ao qual se seguiram vários emails semelhantes foi hilariante, eis que uma marca de pequenos electrodomésticos pretendia que, sem qualquer utilização ou empréstimo do artigo para teste e a troco de NADA, fizesse publicidade gratuita aos ditos, apontando os benefícios enviados num ficheiro ppt muito bonitinho...

    Eu até posso ser uma blogger de assuntos mais ou menos fúteis, mas acho que quem lê o blog percebe que tenho uma vida profissional que exige dois dedos de testa e que portanto de totózinha não tenho nada!!!

    ResponderEliminar
  2. Me,
    Eu nunca fui contactada, o que nada me surpreende, já que não faria qualquer sentido começar aqui a recomendar cremes ou coisas similares. Mas irritem-me que tomem as pessoas por parvas e que achem que não percebemos que se trata de um negócio. E, como tal, não confio nos produtos anunciados.

    Madrigal,
    A sério? Nunca dei por isso.

    ResponderEliminar
  3. Mas é que é isso mesmo! É tomarem as pessoas por tontas. E depois, como já tive este exemplo de abordagem em que até a própria blogger queriam fazer de tonta, penso sempre em quantos(as) tontos(as) não andarão por aí a publicitar e a sortear a troco de... ??? Visitas??? WTF?

    ResponderEliminar
  4. Fazer pub a um produto que não se experimentou? WTF mesmo! Há pessoas que ainda têm princípios, para além de dois dedos de testa.
    A mim ninguém me paga, se eu recomendo um produto é porque o experimentei e estou satisfeita. Como o meu aspirador miele, que à altura custou uma pipa de massa valente (30 contos, era dinheiro), mas tem 10 anos e muita saúde, bem haja.

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante o que escreveste, sobretudo na parte de publicidade não declarada de alguns blogs.

    ResponderEliminar
  6. Espero que te refiras mesmo a este post, porque acabo de escrever outro que, para mentes mal intencionadas, poderia passar por publicidade camuflada. Era bom, era! Olha a Apple a fazer uma parceria comigo, hem?
    Convenhamos que seria muito vantajoso para mim!

    ResponderEliminar
  7. Me e I.,
    Só agora vi os vossos comentários, que me escaparam.
    Por acaso, e como disse ao Pulha Garcia, acabo de publicar um post que está no pólo oposto disto. Porque achei que devia.
    E I., Miele é sempre Miele. Mais cara, bastante mais cara. Mas dura uma vida. Como a General Electric antiga (agora não sei), uma amiga minha ainda tem a funcional na cozinha da casa de praia um frigorífico GE do fim dos anos 50, herdado da mãe.

    ResponderEliminar
  8. Off-topic: liga-me e eu digo-te onde fazer um rimmel permanente (bom, que dura 2-3 meses, não há almoços grátis...) por 15 euros, ou assim. Vale a pena, já fiz e adorei. E olha o que eu sou destas coisas. Se eu gostei, é por que é bom mesmo!

    ResponderEliminar
  9. Looooooool! Big deal! Isto vindo de uma mula a quem basta passar uma vez com a escova do rímel para lhe perguntarem se usa pestanas postiças!!!

    Anyway, I'm willing to give it a try. :))))

    ResponderEliminar