terça-feira, 14 de setembro de 2010

Das partidas

Como conta a Safira, «Não foi nunca o melhor cão do mundo. Mordeu-nos vezes sem conta, nunca aprendeu a sentar-se ou a fazer qualquer habilidade a nosso pedido, ladrava em decibéis proibitivos e nunca foi um animal que pudesse considerar-se meigo. Pelo contrário, sempre lhe fizemos festas sem ter a certeza de não perder um dedo no processo (...).» 

Pouco importa. Era um dos cães dela, era o cão dela, com ela viveu 16 anos, e custa horrores, fica-se de luto, chora-se muito e continua a chorar-se muito depois da partida. 

E quem não perceber isto não presta para nada.

 Yurie Manuel (1994-2010)

 (confesso adorar o ar de bandido simpático e truculento, não obstante o cachecol do Sporting, 
pelo qual não lhe assiste qualquer culpa, pobre inocente)

7 comentários:

  1. Ah, Chopin no início do dia é qualquer coisa!

    Especialmente por esta ser a música com que fazemos os adágios.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    venho todos os dias a este blog, que achei por acaso e gosto muito.
    fico sempre a aguardar notícias felinas, visto que, adoro gatos.
    mas também tive um cão, desde os 15anos, que faleceu há pouco tempo, com 14 anos. Era o Nicolau e também era assim, festas, só se tivesse mordidelas incluidas. Mas, não sei porque razão, só queria dormir no meu quarto, seguia-me por toda a casa e nos seus últimos dias de doença, precisou de mimos e festas e eu estava lá para dar. faleceu de noite, a dormir, após várias semanas de doença (mas sem dor). E por incrivel que pareça, aquele a quem eu chamava de "sacana" e de "mauzão" (a brincar, claro) faz-me olhar muitas vezes para o chão do quarto, à sua procura, pois apesar do seu feitio, tenho muitas saudades dele. :)
    e as suas gatitas? :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Teresa,

    muito obrigada pelo teu apoio e carinho. É muito duro,sim, mas life goes on...tem de! Tenho cá mais cinco almas a precisar de atenção e mimos, e é a isso que me agarro quando me lembro do que passámos ontem.

    Não tenho vindo à blogosfera e não sei nada do 'DrusilaGate', mas espero que esteja tudo a correr melhor e que Agri esteja mais receptiva. Com mais tempo actualizo a leitura, só passei mesmo para te agradecer e dar um grande beijo.

    ResponderEliminar
  4. Um beijinho grande para a Safira. É mais que um amigo que se perde, é um membro da família.

    ResponderEliminar
  5. Deviamos morrer, natural e suavemente, ao mesmo tempo, nós e eles.

    ResponderEliminar
  6. Tens selinho no meu blog para ti
    Meus amigos da ouro!?
    Ronrons
    Kika

    ResponderEliminar