terça-feira, 29 de junho de 2010

I ♥ Tosh & Marley

O Tosh e o Marley são estas duas beldades, fizeram dois anos no dia 10 de Junho e moram na minha rua, dois prédios adiante do meu, mesmo ao lado do café.

E foi justamente em frente do café, num sábado, poucos dias antes de partir para as férias em Miami, que conheci o Tosh, um bebé minúsculo e já cheio de personalidade, de um cinza azulado lindo. Tinham acabado de trazê-lo ao Vítor, o dono, que o tinha adoptado nesse dia. Claro que parei, claro que me pus à conversa, claro que desatei logo a dar opiniões e conselhos. O Vítor nunca tinha tido gatos, era uma estreia, e estava um bocadinho intimidado com a responsabilidade. Empreendi desde logo a minha cruzada: não devia ter um único gato, devia ter DOIS. O trabalho era o mesmo, a despesa acrescida pouco significativa, as alegrias eram redobradas e a qualidade de vida dos bichanos incomparavelmente mais elevada. Devia estar inspirada nesse dia, devo ter sido mesmo muito persuasiva, porque o Vítor, de homem que nunca tinha tido gatos, passou nesse dia a ser um homem com dois gatos — ainda havia mais um por adoptar na ninhada (sim, o Tosh e o Marley são irmãos).

O Vítor mora num rés-do-chão baixo e a janela da sala vai até ao chão, protegida por grades até meio. O Vítor mandou pôr uma rede, pôs uma grande almofada no chão, e nos dias bonitos a janela está aberta e os petizes ali se instalam, felizes da vida, e cumprimentados por quem vai passando.

Têm personalidades muito diferentes. O Tosh é o palhaço por excelência, de tal modo que é difícil fotografá-lo. Está sempre a fazer gracinhas, a dar turras na rede, a pedinchar-nos atenção —, veja-se aqui a patosa abelhuda a meter-se comigo.


Já o Marley é muito calmo e um tanto tímido, talvez até porque o irmão lhe rouba sempre as luzes da ribalta. Mas são ambos de uma meiguice extrema, e eu adoro-os.

A explicação para os nomes? O Vítor trabalha com música... e tem paixão por reggae. Tosh de Peter Tosh. Marley de Bob Marley. Duh!

6 comentários:

  1. Ora, David... e desde quando é que há gatos feios? :)))

    ResponderEliminar
  2. Ainda tenho de arranjar um gato cinzento... mas já tenho 3 em casa! LOL
    E sim, concordo ctg, n se deve ter só um gato.
    *

    ResponderEliminar
  3. E que tal sugerir ao Vítor que corte as unhas dos bichanos? A patosa abelhuda mete medo!

    ResponderEliminar
  4. A minha Bernarda é igual ao Marley..Que fofos.. Adoro gatos! Não corto unhas, não ia resultar. :p

    ResponderEliminar
  5. Como é possível gostar de gatos? E de gatas?

    Nojentos! Nojentas!

    ResponderEliminar