segunda-feira, 14 de junho de 2010

Et in Arcadia Ego

«Just the place to bury a crock of gold. I should like to bury something precious in every place where I’ve been happy and then, when I am old and ugly and miserable, I could come back and dig it up and remember.»
Evelyn Waugh, Brideshead Revisited

Faz hoje vinte anos. Et in Arcadia Ego.



4 comentários:

  1. É incomparável, David. Continua a sê-lo, quase trinta anos depois.

    Nunca se antes ou depois se fez nada com esta qualidade de cortar a respiração (e conhecemos outras geniais).

    ResponderEliminar
  2. adoro, muito mais do que o filme que fizeram depois
    e também gosto de lilases, tenho um no meu jardim, mas as flores já murcharam ...

    ResponderEliminar
  3. Vera,
    Eu nem quis ver o filme, tanto parece (pelo que li) que deturparam a história e as personagens. Seria um pretexto para rever Castle Howard, porque voltou a fazer de Brideshead, é certo.
    A série é de uma fidelidade absoluta ao livro, as partes narrativas na voz de Charles Ryder (Jeremy Irons) são excertos do livro. E aquele livro não se condensa em duas horas e pouco de filme, é impossível, tamanha a densidade.

    Já os lilases... ah! que inveja, ter um jardim com um lilás! :))
    Sim, já devem ter murchado, em Portugal é em Abril que costumam florir. Dizia-me há duas semanas uma amiga que vive em Berlim, mais a norte, que ainda estavam por toda a parte. As fotografias que viu lá atrás foram feitas no fim de Junho, mas Central City ainda é mais a norte do que Berlim.
    Talvez seja por a sua época de glória ser tão curta que os lilases ainda são mais preciosos. E o perfume, meu Deus, o perfume! Se fechar os olhos consigo lembrar-me dele. :)))

    ResponderEliminar