segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Apaixonada

Na semana passada fui arrastada pela Madalena para o jantar de anos de um primo dela, na Azambuja. Noite agradabilíssima, de muita e boa conversa, com o bónus de ter voltado a estar com a Ana e a Rosarinho, que não via havia uns meses.

A casa do Joaquim, o aniversariante, é uma espécie de caverna de Ali Babá. Linda, cheia de personalidade, acolhedora e aconchegante, e forrada de alto a baixo de coisas fantásticas, com história, em que peças muito boas e valiosas estão dispostas lado a lado com coisas baratas, ingénuas e encantadoras, numa alegre misturada.

A primeira a chamar-me a atenção foi esta Amália (lembrei-me imediatamente do Pedro, e decidi que tinha de fotografá-la):

 Mas foram estas que me deixaram perdida de amores. Eu QUERO aquele Fernando Pessoa. Num destes fins-de-semana eu e a Madalena vamos ao ceramista. Quem sabe, talvez ele me faça um S. Francisco de Assis com o irmão Lobo!

7 comentários:

  1. O Fernando Pessoa talvez, mas a Amália está horrível.

    ResponderEliminar
  2. Carlos,
    Concordo, quanto à grande da segunda imagem. Mas acredite que as fotografias não fazem justiça, as imagens das outas duas Amálias e a de Fernando Pessoa são deliciosas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado! Tantas Amálias! E de facto o Nandinho é delicioso!

    ResponderEliminar
  4. É, não é? Mas olhe que duas das três Amálias também são.

    ResponderEliminar
  5. Caldas da Rainha, claro.
    E também há Jimi Hendrix, um busto do Picasso que resultou muito bem, um Jack Nicholson, um Infante D. Henrique, vários "Zé das Papas", etc., etc.
    Nunca falei com o ceramista (tenho comprado nas lojas - e cuidado com as diferenças nos preços!) mas talvez ele aceite sugestões para novas figuras. Compreenda-me: dos Beatles, eu também compraria. Julgo até que se trata de dois ceramistas, familiares, que trabalham por conta própria há poucos anos e que fazem, salvo erro, apenas 100 exemplares de cada peça, após o que destroem os moldes. E algumas das peças já estarão mesmo com alguma valorização.
    BOAS COMPRAS.

    CMD

    ResponderEliminar
  6. Caro CMD,
    Prezasse eu menos a honestidade deste blóguio e teria copiado seu comentário para o bloco de notas, apagando-o a seguir. Não vale revelar assim a fonte... até porque uma outra ambição secreta minha era seduzir o ceramista com a ideia de criar figurinhas dos quatro Beatles.
    Segundo o Joaquim me contou, todas estas peças são das mesma pessoa, que já vai em mais de 80 anos. Muito interessantes as suas informações adicionais, obrigada. Tenho de me despachar.

    ResponderEliminar
  7. Teresa:
    Peço desculpa se a informei mal mas a minha informação vem de um lojista das CR a quem comprei 3 ou 4 peças que me parece terem a mesma origem.
    Quanto às "figurinhas", vou ficar a aguardar pelos resultados da sua capacidade de sedução. O pior é se o artista já tem mais de 80 e (à semelhança do Manelinho, da Mafalda) não gosta dos Beatles...
    CMD

    ResponderEliminar