segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

I ♥ bears

Eu sei que vocês sabem que eu adoro ursos (ursosos), como já contei aqui, a propósito dos meus ursos de Yellowstone.

O meu amigo António (amigo do Liceu, conhecemo-nos desde os 14 anos) manda-me tudo o que sejam fotografias de animais, sempre acompanhadas de comentários como «aqui tens mais bicheza, nem à minha filha (tem onze anos) mando coisas destas, já não tem paciência.»

Esta manhã mandou-me as imagens arrebatadoras que se seguem.

Polar Bear: I come in Peace
Norbert Rosing's striking images of a wild polar bear coming upon tethered
sled dogs in the wilds of Canada's Hudson Bay

The photographer was sure that he was going to see the end of his dogs
when the polar bear wandered in


It ' s It's hard to believe that this polar bear only needed to hug someone!

The Polar Bear returned every night that week to play with the dogs.
 
Apressei-me a agradecer ao António esta maravilha, e enviei-lhe o link para a entrada que já referi, para que ele percebesse até que ponto eu sou doida por ursos. E o António não seria o António se não me tivesse respondido como passo a transcrever. Muito gosta ele de me provocar!

«Como calculas, estas fotografias apenas motivaram a minha atenção pela invulgaridade comportamental do urso(so). Não espelham reacções naturais, são uma aberração e, infelizmente, até podem ter como base uma degenerescência genética motivada por alterações ambientais (em que o Homem é responsável, como é óbvio).

No entanto, sabendo do teu gosto para a "personalização" da bicheza, resolvi enviá-las com um intuito perverso (confesso!), que se traduz nas seguintes questões:

— Devemos sensibilizar-nos com comportamentos anómalos de predadores que perdem a noção de presa e de territorialidade, encaminhando-os, em última análise, inexoravelmente à extinção?

E se apoiarmos ou mesmo estimularmos este tipo de comportamentos desculpamos a nossa atitude por ignorância técnica ou resignamo-nos pelo prazer egoísta e infantil que esses comportamentos nos transmitem?

Beijo.
A.»

4 comentários:

  1. aiai que eu não consigo ver as fotografias. Mas cheira-me que ia gostar de as ver...

    ResponderEliminar
  2. Eu consegui ver as fotografias. Copiei a primeira frase para o google, e saiu este blogue:
    http://charliemetro.blogspot.com/2008/05/friend-sent-me-these-pix-he-called-them.html

    Cena fantástica!
    Se calhar os animais são bem mais complexos do que pensamos.

    ResponderEliminar
  3. E os humanos também: amigos meus, americanos, que adoram fazer campismo em parques desertos, foram surpreendidos por um urso num sítio mais ou menos no fim do mundo. O filho deles, de 5 anos e com pavor de cães, saltou para cima da mesa, desatou a bater panelas umas nas outras e a gritar "go away, bear!" - como se fosse um jogo.
    E o urso virou costas e foi-se embora.

    ResponderEliminar
  4. Graças à Helena consegui ver as fotos - de outra maneira não.

    Quanto à ideia do seu amigo António de que estes comportamentos levarão a bicheza à extinção, permitam-me pô-la em questão: é que o mundo natural já não é o que era, e a bicheza adapta-se.

    Digo eu :-)

    ResponderEliminar