domingo, 22 de novembro de 2009

Despedida

Vêm-me à memória Os Maias, e o Alencar, num Ramalhete enlutado, a seguir à morte dessa grandiosa personagem que é Afonso da Maia, todo na emoção de lembrar o passado e os amigos desaparecidos: «O que me vale agora são vocês, rapazes, a gente nova. Não me deitem à margem! Senão, caramba, quando quiser fazer uma visita, tenho de ir ao cemitério.»


O meu amigo Jorge partiu na madrugada de ontem. Bateu-se como um leão, mas a doença, que eu julgava que ele venceria, pôde mais. Aguentou estóico até ao fim, sem um queixume, escreveu no blogue até à antevéspera. A última entrada é de quinta-feira, às 18h37, a última de onze nesse dia. Detenho-me a analisar as horas a que cada um dos seus últimos pensamentos públicos foi publicado, tentando aproximar-me um pouquinho dele, tentando levantar um pouco a ponta do véu que cobre o grande mistério. À hora a que o Jorge escrevia pela última vez no seu Tomar Partido, eu estava ainda no Colosso. Os comentários não chegaram a entrar, tenho a certeza de que haverá muitos como o meu, a deixar-lhe um último beijo, a dizer-lhe que ele é importante nas nossas vidas.

Nos últimos anos tínhamos perdido contacto, reencontámo-nos graças ao Facebook, num dia de Outubro passado estremeci de alegria ao encontrar um pedido de amizade dele, de quem havia tanto nada sabia. Foi uma festa! Nesse dia, feriado, falámos horas e horas. O que nós falámos, santo Deus! E iguais a sempre, iguais aos anos perdidos da Católica, às aulas em que nos sentávamos lado a lado, aos gelados na Pindô, aos cafés no Penta. O Jorge chamava-me, já nesse tempo, Teresinha, assim continuava a chamar-me. Foi nesse dia 5 de Outubro que soube da doença. Mais recentemente, soube da recaída. Continuei sem acreditar, era absurdo pensar a morte do Jorge, um ano e um dia mais novo do que eu. E logo ele, uma pessoa tão boa, tão íntegra, tão exemplar! Deus não ia permitir.

Mas Deus permitiu. Não me revolto contra o que não compreendo, aceito, como aceito o sofrimento que daí me vem, tal como faço dele oferenda, desejando que possa servir para resgatar uma outra dor qualquer, algures, neste mundo tão cheio de sofrimento. Fico apenas perplexa, além de muito triste. E com uma noção ainda mais aguda da minha própria própria mortalidade. O Jorge, o querido Jorge, como disse, era mais novo do que eu um ano e um dia — chegámos a festejar juntos os nossos anos, o meu dia a prolongar-se no dele.

Impressiona-me também muito que o blogue do Jorge agora continue eternamente igual, imutável, a moderação de comentários a barrar a entrada de novos testemunhos. Não, decididamente, não quero a tal moderação de comentários no meu, mesmo correndo o risco de apanhar comentadores anónimos e peçonhentos — eu, que nada tenho a dar ou a dizer ao mundo, estou demasiado afeiçoada a este meu insignificante espaço, quero-o sempre vivo, vivo enquanto puder sê-lo, mesmo que eu não possa acompanhá-lo. Há muito que me saiu das mãos e que deixou de me pertencer.

Foi pela Helena, a milhares de quilómetros, em Berlim, que soube da partida do Jorge. Tinha lido a notícia, não era mais uma notícia de uma morte qualquer, anónima, esta morte tinha uma cara, a de uma pessoa que tinha conhecido recentemente e de quem guardava uma lembrança muito grata. Foi ao blogue, começou a ler a etiqueta "Pessoal", tropeçou numa referência a mim, escreveu-me imediatamente.

A página do Jorge no Facebook é neste momento uma interminável sucessão de testemunhos, de homenagens. Foi graças a esses testemunhos que fiquei a saber que, como se tudo o mais não bastasse, o Jorge também tinha sido um extraordinário Professor, daqueles que nos deixam marcas para a vida inteira. As mensagens entristecidas e carinhosas dos seus alunos, em que perpassa uma enorme admiração, são imensas. É de lágrimas nos olhos que as leio e releio, feliz de o saber tão querido.

É com um sorriso enternecido que releio a sua última entrada no Facebook, a trair aquela que era, a par da política, a sua outra grande paixão: o futebol (e o Benfica, claro!).



A notícia do Público:

Morreu Jorge Ferreira, o político frontal e generoso
21.11.2009 - 18:33 Por Maria José Oliveira 



Das lutas políticas travadas no Liceu Gil Vicente, em Lisboa, após o 25 de Abril, até à fundação do Partido da Nova Democracia (PND), em 2003, e, mais recentemente, ao activismo espelhado no seu blogue (tomarpartido.blogs.sapo.pt), Jorge Ferreira manteve intocável uma das faculdades que mais o distinguiram na vida político-partidária: a frontalidade. É essa a qualidade mais evidenciada por quem acompanhou a sua vida política, ao seu lado e no campo adversário.

Jorge Ferreira, 48 anos, morreu esta manhã, em Lisboa, vítima de doença prolongada. O velório realiza-se hoje, a partir das 20h00, na igreja da Penha de França, em Lisboa. E o funeral sai amanhã, às 15h00, da igreja para o cemitério de Oeiras.

Na passada semana enviou aos seus alunos do Instituto Politécnico de Tomar, onde dava aulas há dez anos, uma carta de despedida. E no blogue que criou em Dezembro de 2006, o último texto que escreveu (sobre os cálculos do Governo para o défice deste ano) data da última quinta-feira, dia em que publicou 11 “posts”.

Através deste blogue, que actualizava quase diariamente, os leitores ficaram a conhecê-lo um pouco melhor: gostava dos Queen, de coleccionar postais antigos, e do filme “Era uma vez na América”, de Sergio Leone.

O activismo político deste advogado teve início nos movimentos associativos estudantis. Seguiu-se a Juventude Centrista (JC), onde conheceu Manuel Monteiro, e depois o CDS-PP. Durante a liderança de Monteiro ocupou as funções de vice-presidente do partido e, entre 1996 e 1998, foi líder da bancada parlamentar. “Já nas reuniões da JC nunca se preocupava em ter votos ou palmas, mas antes em dizer a verdade. E fez o mesmo no Parlamento”, recorda Monteiro. Que diz ter partilhado com Ferreira uma “lealdade” e uma “cumplicidade” singulares na política nacional. “Eu não perco um amigo; perco o amigo. Deu-me muito mais a mim do que eu a ele.”

Foi quando Ferreira liderava o grupo democrata-cristão que Maria José Nogueira Pinto se estreou no Parlamento, tendo sido a sua sucessora na presidência da bancada. “Foi extremamente generoso porque ensinou-me e explicou-me tudo na fase de transição”, afirma. “Tinha um feito muito especial. Era frontal e impulsivo”, lembra, sublinhando que “são pessoas assim que fazem falta.”

A frontalidade e a generosidade de Ferreira são também evocadas por Miguel Relvas, o social-democrata que, nas autárquicas, reencontrou-se com o seu amigo na corrida à câmara de Tomar – Relvas foi candidato à Assembleia Municipal, e Ferreira encabeçou o movimento independente “Tomar em primeiro lugar”. “Muitos dos seus adversários”, diz, “confundiam a sua frontalidade com uma atitude belicista, mas ele era muito generoso”.

João Almeida, secretário-geral do CDS/PP, afirmou, citado pela Lusa, que Ferreira “fez parte de uma geração que renovou o partido” em meados dos anos 90.»



Do político Jorge Ferreira não sei muito, a não ser que tentava persistente e baldadamente levar-me para o CDS. Só sei do meu amigo Jorge, e foi justamente por essa obstinação dele que há pouco mais de um mês muito rimos a lembrar uma história muito antiga. O Jorge andava havia dias a moer-me o juízo para me convencer a ir a um jantar de homenagem do CDS a Lucas Pires (que, por acaso, até era nosso professor). Eu despachava-o risonhamente, ele voltava sempre à carga. Ainda me lembro do preço do jantar: 500$00 (dois euros e meio, hem?). Não me lembro da data, julgo que terá sido em 1978 ou 1979. O que sei é que o jantar era na Churrasqueira do Campo Grande, e que o Jorge era um dos organizadores. No dia do jantar, ao fim da tarde, a caminho de casa, a passar num quiosque vejo os títulos nos vespertinos: a Churrasqueira do Campo Grande tinha sido quase totalmente destruída por um incêndio. Com a malícia dessa idade, enfiei-me imediatamente numa cabine, a telefonar ao Jorge, a anunciar-lhe que não ia haver jantar. O pobrezinho, que não sabia de nada, estava prestes a sair de casa, a princípio achou que eu estava a inventar. Suponho que o jantar de homenagem a Lucas Pires se tenha realizado noutro dia, noutro lugar, a Churrasqueira do Campo Grande ficou fechada durante mais de um ano para obras.


Não cheguei a estar com o Jorge, há tão pouco tempo reencontrado. Resta-me a memória. Voltaremos a encontrar-nos, meu querido.


Pachelbel — Canon in D Major

8 comentários:

  1. :(
    Quando vi a foto do teu post não imaginava a notícia... que acabei de ler.
    Nunca conheci pessoalmente Jorge Ferreira nem tampouco sabia que dava aulas ou que estava doente. Só sei que sempre o admirei como político... Meu Deus! A vida é tão curta!
    Paz à sua alma!
    E um beijinho para ti, Teresa.

    ResponderEliminar
  2. Uma grande pessoa, Cenourita.Fico feliz por saber que o admiravas, ele merecia. Obrigada, um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Teresa,
    É verdade: também nas palavras dos outros se vê como esse homem era admirável!

    A propósito desse "último post", transcrevo um comentário no blogue do Luís Novaes Tito:

    Leonel Vicente disse...
    Caro Luís,

    Não é que tenha grande importância neste momento, mas o último 'post' do Jorge Ferreira foi publicado no seu blogue sobre Tomar: Nabantia.

    http://nabantia.blogspot.com/

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Derrubam-se os muros físicos e ideológicos, mas continuam por derrubar os muros erguidos por estas doenças.

    O Jorge Ferreira espera por nós na Eternidade.

    ResponderEliminar
  5. Nunca é fácil vermos partir alguém que admiramos.Infelizmente.

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que não me conhece mas ao referir-se aos seus alunos, decidi contar-lhe que não era o Professor que gostávamos era do Jorge Ferreira e é dele que ficamos amigos. O Professor era dono da nossa sincera admiração e estupefacção perante tanta sabedoria que,dito por ele, parecia a coisa mais comum do mundo.
    Eu fui uma aluna pouco exemplar na Faculdade. Não ia a aulas nenhumas. Era uma tristeza...Enfim, as aulas do J.F. não eram excepção. Fui à aula de esclarecimento de dúvidas para o exame (agora que penso nisso, tinha cá uma lata...). Não me disse uma palavra sobre as minhas ausências. Já se tinha cruzado comigo nas salas de professores na conversa com as professoras do Dep. de línguas e sabia que era sua aluna.
    Tratou-me de forma igual aos outros todos. De quem ia todas as aulas...Nunca me hei-de esquecer, tinha um medo dele que me pelava... Ele com cara séria metia respeito...
    Tornamo-nos amigos nas salas de professores e corredores. Eu sou refilona e então era daquelas relações de bocas constantes que acabava em riso...
    Falei com ele este tempo todo no Facebook. Meses!
    Não me disse nada! Eu não sabia da doença nem da gravidade da mesma.
    Falei com ele na 2ª feira e sábado recebo uma mensagem duma Professora da escola a informar-me. Fiquei petrificada a olhar para ao telemóvel. Acho que fiquei sem pingo de sangue na cara. Pensei um acidente, um enfarte...
    Quando soube que ele me tinha ocultado a doença percebi logo que ele não queria que eu mudasse da atitude para com ele.
    Obrigada pelas gargalhadas Professor!
    Aqui fica o meu testemunho como aluna e amiga...

    Cristina Vendeirinho

    ResponderEliminar
  7. Lembro-mo do Jorge de vista na católica e fiquei chocadíssima com a notícia.
    A tua homenagem ao Jorge é linda.

    ResponderEliminar
  8. Teresa,
    O Leonel Vicente fez uma grande homenagem ao Jorge Ferreira no blogue Memória Virtual.
    Aqui:
    http://memoriavirtual.net/2009/11/blogosfera-em-2009/blogosfera-em-2009-%E2%80%93-%E2%80%9Cprefacio%E2%80%9D/

    ResponderEliminar