sábado, 17 de outubro de 2009

O cromo da TVI

O meu querido Liceu fez ontem cem anos. CEM.

Foi uma tarde emotiva. Houve o lançamento do livro. Liceu de Camões — 100 Anos 100  Testemunhos. O meu também lá figura, e nem percebo bem como nem porquê, entre os testemunhos de tantos nomes tão conceituados e importantes. Suponho que meramente por ser uma espécie de porta-voz do meu grupo, cuja ligação ao grande casarão cor-de-rosa em que vivemos anos tão felizes continua tão forte.

Já se sabe que não somos um liceu qualquer, somos O Liceu (até o Presidente da República frisou esse orgulho indisfarçável com que nos proclamamos antigos alunos daquela casa). E cumprir cem anos de gloriosa existência não é para todos, nem sequer para o nosso arqui-rival, aquele liceuzito ali para os lados da Estrela... Como tal, estavam estacionadas no pátio Sul carrinhas da RTP, da SIC e da TVI.

Esta última, fiel à rasquice que é a sua imagem de marca, não desmereceu.

Primeiro, para não afugentar a caça, pretextei fotografar a São e o Paulo, cuja dificuldade em  conter o riso era monstra, só não se percebe aqui por causa dos smileys (topem a carrinha, à esquerda, o verdadeiro objectivo).



A seguir, muito à vol d'oiseau, muito como quem não quer a coisa, desloquei a câmara, fiz zoom e...



Enquanto não chega Sua Excelência o Presidente da República, cá temos o ronceiro do repórter da TVI a serrar madeira, com uns pés que não devem ver água e sabão há vários dias. O tempore, o mores!


(isto requer alguma solenidade, bolas!)

10 comentários:

  1. LOL! Muito bom!

    Escolha da música perfeita!

    E muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Eu, que sou ingénuo, acho que terá tb sido evocado o largo tempo em que o tenebroso Sérvulo Correia foi reitor do Liceu e em que neste se reproduziam, a nível escolar, todos os tiques e modo de funcionamento da ditadura salazarista. Em que o Liceu era um espelho dos mais retrógrados métodos pedagógicos, apesar de 1/2 dúzia de intectuais de prestígio que por lá "professoravam". Em que as normas vigentes no Liceu pouco mais eram do que um extenso rol de proibições, quase todas cretinas. Era, talvez, ou foi durante esses anos, o Liceu mais retrógrado e reaccionário de Lisboa, mais opressor dos seus alunos e do mais ténue sentimento de liberdade e espírito de iniciativa. Sei do que falo, Teresa, pois passei por lá e posso comparar com o D. João de Castro, para onde fui a seguir, e que comparado com o Camões era um pedaço do céu.
    Conte lá como foi, Teresa...
    Bj

    ResponderEliminar
  3. o Liceu D.João de Castro, onde estudaram os meus dois irmãos( eu estudei no Liceu Rainha D. Amélia, mais abaixo na Junqueira) era considerado o melhor de Lisboa, na época.

    No tempo em que os liceus não eram mistos...

    bjo

    Kuska

    ResponderEliminar
  4. Teresa,

    Desculpe mas não posso deixar de rir à gargalhada com a situação que tão bem retratou...duplamente!

    bjo

    Kuska

    ResponderEliminar
  5. JC (esta iniciais num indiciam nada de bom, enfim)
    Um liceu melhor que o Camões?? Tu foge, que a Teresa extermina-te!! (juro que a vi ir buscar o trabuco que lhe foi ofertado pelo Tio Patinhas) hihihihihihi

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. Pedro,
    Já sabe que eu fico sempre feliz quando reparam na música! :)

    Kuska,
    Há aí engano, desculpe (sem querer diminuir o D. João de Castro). Olhe que o Liceu de Camões era MESMO o melhor liceu de Lisboa. E do país, BTW. Como se comprovava depois nas faculdades.
    E a cena foi mesmo muito cómica, não foi? :)

    JC,
    A sua resposta terá de ser mais detalhada. :)

    Diabba,
    Isto não fica assim! :)
    Mexem com o meu Liceu, mexem comigo :)

    (aqui para nós, o JC é um encanto de pessoa, mas não lhe digas que eu te disse)

    ResponderEliminar
  7. mais uma vez Excelente blog e excelente escrita! só discordo quanto à sua critica em relação ao repórter da TvI , basta colocar-se no lugar das pessoas para as entender um bocadinho, não acha? e depois os pés não estão sujos , é a sombra da árvore ... não seja asssim tão mázinha querida...
    bEijo de uma fiel seguidora!

    ResponderEliminar
  8. Tu és única!

    :)

    Por falar em cromos:
    http://maria-manuela-blog.blogspot.com/2009/10/boss_23.html?zx=33a0b1865ff6a942

    Está cada vez mais mimalho!

    beijos às duas

    ResponderEliminar
  9. Nunca vi sombra das árvores em forma de palmilha, LOL

    Para mim são pés sujos sem sombra de dúvida :0)

    ResponderEliminar