terça-feira, 4 de novembro de 2008

I Les Misérables - VI

O primeiro disco desta edição especial é, claro, o histórico concerto do 10.º aniversário, de que tenho posto aqui excertos. Reuniu aquilo a que passou a chamar-se o dream cast (discordo em absoluto quanto à escolha de Ruthie Henshall como Fantine, a senhora irrita-me, com aquela maneira de cantar muito explicadinha, como quem está a debitar uma lição na escola primária — cá para mim, Patti LuPone não estava disponível).

O segundo disco é um fabuloso documentário, Les Misérables Stage by Stage, em que é contada a criação do musical por Claude-Michel Schönberg e Alain Boublil, a história da sua passagem para o palco, em Londres, pelas mãos de Cameron Mackintosh, e da sua posterior difusão pelo mundo, com produções em (pelo menos) 35 países, passando por Israel, Japão, Islândia, Austrália, República Checa ou Hungria...

Tive a sorte de o ver ainda antes dos meus primeiros Miseráveis em palco, o meu amigo João N., que tinha a abençoada mania de gravar tudo e mais alguma coisa na televisão, tinha-o caçado havia coisa de um ano na RTP 2 e levou-mo, naquela fase em que eu só ouvia Miseráveis de manhã à noite.

Faltava apresentar Javert, o inspector da polícia, o eterno perseguidor de Jean Valjean (que no vídeo de Les Misbarack surge como John McCain). Eis Philip Quast, que não foi o criador do papel, mas que toda a gente concorda ser o maior Javert de sempre. Aqui fica ele em Stars, uma das mais belas músicas de Les Misérables.

Para ouvirem o grande Philip Quast, é favor parar a música lá em cima, que é a do original de Londres, cantada por Roger Allam, que criou o papel.







Sem comentários:

Enviar um comentário