domingo, 2 de novembro de 2008

I Les Misérables - V

Chegámos finalmente onde eu queria, a esta música: One Day More. Que corre o sério risco de ser a minha favorita na admirável construção musical que é Les Misérables. Ou talvez não... que o capricho momentâneo vai-me fazendo eleger ora uma, ora outra, como as preferidas. Seja como for, é uma música extraordinária.

É o final do primeiro acto. Tudo fica em suspenso. Para todos. Jean Valjean é novamente perseguido por Javert, que lhe encontrou o rasto. Marius e Cosette acabam de se apaixonar. Éponine sofre. Os estudantes constroem a barricada... Tudo é uma imensa interrogação. O dia seguinte será decisivo. One Day More...

O retrato à esquerda, se bem que péssimo, é-me especialmente querido. Eu e o Vítor em Nova Iorque, Outubro de 2001. Fomos rever Les Misérables, claro. Um mês depois do horror que foi o 11 de Setembro, toda a gente a proclamar-nos doidos por irmos aos Estados Unidos naquela altura (já tinha começado o pesadelo do antraz, as malas no aeroporto foram-nos revistadas por polícias enluvados). Fomos, e ainda bem que fomos. We came in the most uncertain hour, como canta Paul Simon numa certa música cá muito das minhas obsessões. Tinha passado apenas um mês, a cidade ainda estava em estado de choque. Em volta do Ground Zero ainda se multiplicavam velas acesas e fotografias com apelos desesperados. MISSING! Aquela cidade, a maior do mundo, sentia-se de repente fragilizada, o amanhã era uma coisa incerta. One Day More...



1 comentário:

  1. Vão ter de ficar para amanhã... a minha net está tão preguiçosa de lenta, ou melhor, de parada, que não vou conseguir ver nada hoje... funf!

    ResponderEliminar