quinta-feira, 16 de outubro de 2008

New Chick on the Cell Blog...

As Cell Blog Chicks são desde ontem tias babadas de uma linda Helena que é de Lisboa e não de Tróia, mas que (já ouvi dizer) nada fica a dever à outra em beleza.

A Mãe e o Pai estão em estado de graça. Tão novos que são, recusaram todas as vantagens dos tempos modernos, quiseram viver o milagre do nascimento na sua plenitude, e só quando pousaram a adorável trouxinha no colo da Mãe o grande mistério foi revelado, que a conspiração de silêncio foi até ao fim. Seria um Limãozinho? Seria uma Tangerina?

É uma Tangerina, nascida no dia de Santa Teresa d'Ávila — o nome ficou prometido para a segunda filha. É pequenina e redondinha, contou-me esta manhã a Mãe eufórica, é toda branca e rosada, tranquila, carequinha e pacífica (dormia a seu lado quando falámos).

Bem-vinda, linda Helena, querida avezinha de plumagem macia e doce! Enternece-me pensar no teu destino humano agora começado. Em que mundo viverás os teus vinte anos, essa idade mágica? Talvez espere por ti uma profissão que ainda nem sequer existe, tão depressa avança tudo hoje em dia... Talves venhas a ser laureada com um Nobel... Talvez...

Helena, querido bebé a dormir o seu primeiro sono, tão sereno, tudo na tua vida é para nós todas uma incógnita fascinante. Mas todas nós, as tias que souberam da tua vinda desde o princípio, sabemos uma coisa com luminosa certeza: é que vais crescer «em amor, graça e sabedoria», como nas lindas palavras do Evangelho. Vais crescer e conhecer o Mundo segura e feliz, sem que mal algum te ameace, rodeada de Amor. E de livros. E de música. Aprenderás a conhecer e a amar a Beleza desde o princípio, surja-te ela num verso ou numa frase musical. Ainda não sabes, provavelmente estou a cometer uma indiscrição, mas o teu Pai fez birra por não o terem levado ao concerto de Leonard Cohen no Coliseu, em 1988 — tinha oito anos (aqui só para nós, que ninguém nos ouve, aplicou mal a birra, diz-te a Tia Teresa, que foi aos dois: mais valia fazer birra pelo concerto certo, que foi o de 1985, tinha ele cinco anos...). Conhecendo a tua Mãe, prevejo que aos sete anos vais saber de cor incontáveis poemas da grande Sophia, do imenso Pessoa...

As cinco Tias vão esperar para te conhecer, mas aviso-te já de que vais ter cinco fadas em redor do berço, como nos maravilhosos contos que fizeram o encantamento das suas infâncias, a vaticinar-te toda a espécie de felicidades. Porque é o que queremos para ti.

Deixo-te com música, e música de um Senhor que aprenderás a amar. Não é Mozart, que também amarás, bem sei. É Vivaldi, num concerto que foi o primeiro a vir-me à lembrança quando me propus escolher uma música para ti. Escolhi-o por o sentir tal qual penso em ti: pureza, inocência, uma doçura sem princípio nem fim.

Dorme bem, linda Helena. Esta noite todas nós velamos o teu sono.

5 comentários:

  1. A Helena vai adorar ler estas palavras mais tarde...
    Deixo-lhe felicidades, e aos babados papás, e um beijinho para ti!

    ResponderEliminar
  2. Ahhhh Que coisa doce imaginar-lhe os pés pequeninos, as maçãzinhas do rosto avermelhadas, o primeiro contacto com o mundo... e assim já tanto amor e arte a esperar por ela. Parabéns aos pais e à tia coruja, que irá com certeza ter sempre conselhos inestimáveis mas sobretudo esse mimo que guardamos todo especial pro filhos que não tivemos e teremos sempre em cada nova criança da família ou dos amigos, pra dar e vender. Grande beijo sussurado (que é pra ela não acordar...) :o)

    ResponderEliminar
  3. Já está toda a blogosfera a adoptar a pequena Helena... :)
    As maiores felicidades para a família!

    ResponderEliminar
  4. Teresa, é comovente a recepção que preparaste para a Helena, incluindo a música, que já a pusemos a ouvir (gostou). Por nos teres deixado sem palavras e porque o tempo parece ter encolhido, dizemos apenas MUITO OBRIGADO. Um beijinho grande!

    PS: cora, safira, wednesday, obrigado também!

    ResponderEliminar