quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Bach, outro grande amor (logo a seguir a Mozart)

Ando desde ontem com esta melodia na cabeça.

Tudo porque a Manela (Manuela, entenda-se) começou a cantarolá-la ontem, na copa do Colosso, quando estávamos a preparar os nossos tabuleiros de almoço. Coro de vergonha, mas é coisa que não fazemos normalmente, há quem faça por nós e nos traga tudo prontinho. Eu sou uma espécie de personagem subversiva, que às vezes (demasiadas vezes) se esquece das regras pré-estabelecidas daquele sítio tão institucional e, em vez de mandar fazer uma fotocópia, levanta o rabo da cadeira e vai fazê-la; que em vez de carregar no botão da campainha, ficando à espera, assoma a cabeça para o corredor e chama a querida D. Emília, para lhe pedir que leve um correio interno urgente para o organismo X, ou que leve um chá ao gabinete Y, ou que me avise da chegada do Dr. Z, que não há maneira de eu conseguir falar com ele...

O Gabinete fez uma valiosa aquisição na pessoa da Manela, aquando da remodelação de Maio. Bem-disposta por natureza, tem um sentido de humor não completamente coincidente com o meu, mas suficientemente próximo para rirmos juntas muitas vezes ao longo dos nossos dias tão longos. E, como eu, não sabe como seria a vida se não houvesse Música. Amanhã até vamos juntas à Ópera — mesmo sendo complicado equacionar a saída das duas às sete e meia... In God we trust...

Já tenho esta maravilhosa Cantata n.º 147 de Bach numa pen, na sublime gravação do grande Gardiner (o maestro de eleição do meu querido Coveiro) para levar amanhã à Manela, temos estado estamos desde ontem obcecadamente a cantá-la.


3 comentários:

  1. Que bela forma de comecar o dia. Com Bach e com Gardiner. Combinacao perfeita porque Gardiner, na minha opiniao, interpreta Bach como eu gosto de ouvi-lo.
    Foi no ciclo de cantatas que fez pela Europa que o conheci pessoalmente. Tive a felicidade de o receber na minha cidade quando foi ali, justamente na Igreja onde se casou a minha irma e onde fui organista, fazer, brilhantemente, duas cantatas.
    Ja la vao oito anos.
    Excelente concerto.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Sentido de humor e bom gosto musical, o que se pode querer mais dos colegas de trabalho?

    Boa récita logo!

    ResponderEliminar
  3. E que classe tem essa nossa amiga...
    Maior orgulho! ;o)

    ResponderEliminar