terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sursum corda!

São imagens como esta que alimentam e fazem crescer ainda e sempre mais a minha imensa e incondicional admiração pela América e pelos Americanos.

Sábado, 13 de Setembro, em Anahuac, Texas. O furacão Ike acaba de passar, destruindo 98% das casas. Que fortaleza de ânimo é necessária para este gesto tão profundamente simbólico, tão carregado de significado!

Arregaça-se imediatamente as mangas. Trabalha-se, reconstrói-se. Não há tempo para lamentações, tanto há a fazer e a refazer.

E vêm-me à memória uns certos versos, magníficos, de Florbela Espanca:

«Sobre um sonho desfeito erguer a torre
Doutro sonho mais alto e, se esse morre,
Mais outro e outro ainda, toda a vida!


Que importa que nos vençam desenganos,

Se pudermos contar os nossos anos
Assim como degraus duma subida?»

Estive nos Estados Unidos um mês depois do horror que foi o 11 de Setembro. Nova Iorque, Connecticut e Florida. Não havia montra, do mais humilde deli à mais requintada loja da Rua 57 ou da Quinta Avenida, que não ostentasse orgulhosa e desafiadoramente a bandeira americana. Não vi uma casa, no Connecticut ou na Florida, que não tivesse a sua bandeira desfraldada.

Há quatro anos, aquando do furacão Frances, estava em Miami, onde ele ameaçava aterrar. Acabou por embater mais a norte, mas fez muitos estragos, ainda assim. Quando pudemos finalmente sair do hotel, a actividade por todo o lado era febril: limpava-se, reparava-se, tentava-se retomar a normalidade o mais depressa possível.

Temos tanto a aprender com a América e com os Americanos!


12 comentários:

  1. E a coragem (ou inconsciência, ou desespero, ou tudo misturado) que é preciso para não sair da própria casa e esperar que a chegada do furacão?... Não consigo imaginar.

    ResponderEliminar
  2. Ploooinnng!

    A QUERIDA AMIGA DEVE ANDAR CHEIA DE MAU FEITIO PORQUE JÁ NEM AQUI VÊM CONVERSAR CONSIGO! MAS EU LÁ VOU PERSISTINDO EM ARRANCÁ-LA DESSA RECLUSÃOO!

    ResponderEliminar
  3. Pois olha que o meu sonho é mesmo viver em NI.

    E, sim. Também eu sou uma admiradora daquela gente.

    Bjo

    ResponderEliminar
  4. Ploooinnng!

    NÃO EMPREGUEI O TERMO "NINGUÉM" E MANTENHO O QUE DISSE! VEJAM-SE POSTS DE HÁ QUATRO OU CINCO MESES ATRÁS! MAU FEITIO, É O QUE ÉÉ!!!

    ResponderEliminar
  5. O espírito de comunidade, de ajuda e de contribuir para que as coisas mudem para melhor é de facto notável.

    Já as bandeirinhas e os "god bless" dão-me a volta ao estomâgo.

    ResponderEliminar
  6. Comentário ao comentário do Ervi Mendel:

    Sem dúvida. As nossas bandeirinhas, que só aparecem por motivos exclusivamente futebolísticos, dão muito menos a volta ao estômago, não é? E os patéticos "Viva Portugal!" são tão mais desculpáveis, não achas? Os USA tem tanto a aprender conosco e com a Europa! O quê não sei, mas TÊM que ter...

    ResponderEliminar
  7. Não sei se teremos assim tanto. Já visitou os espaços por onde o Katrina passou? Possivelmente não - há quantos anos foi o Katrina? - caso contrário não teria escrito o "post" desta forma.
    Aliás, tenho muito orgulho em Portugal ser muito diferente dos EUA!

    É verdade; a hipocrisia do "god bless" é de uma pessoa vomitar as entranhas.

    ResponderEliminar
  8. AR,

    Não vou entrar numa de taco a taco contigo. Tenho por princípio inviolável só debater assuntos com pessoas que sabem o mínimo sobre eles. E as tuas palavras mostram bem que não é o caso. Não sabes do que falas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Ploooinnng!

    ENA, ENA, TÃO ZANGADOS QUE ELES ESTÃOO!

    ResponderEliminar
  10. Teresinha querida, tenho saudades... Aparece pra falarmos. Temos sim muito a aprender com eles e os japoneses e até coreanos em termos de reconstrução. beijinho grande

    CoRa

    ResponderEliminar
  11. broadband test Free Download and upload broadband test
    Test your broadband network connection at work,
    or at home using a dial-up modem, ISDN connection, a cable modem, or a digital subscriber
    line (DSL)...
    NEW ! video test tools

    ResponderEliminar