domingo, 17 de agosto de 2008

História de um leão

É uma história verdadeira, conheço-a há muitos anos, mais de trinta. Estas imagens continuam a fazer-me chorar tanto como quando as vi pela primeira vez na televisão, num documentário que nunca esqueci, teria uns treze ou catorze anos. Mais tarde, muito mais tarde, viria a procurá-lo e encontrei-o na Amazon, ainda em VHS, e apressei-me a encomendá-lo. Vejam primeiro o filme (terão de fazer o favor de parar a música na barra lateral, é só carregar no botãozinho), a seguir conto-vos o resto da história.




Quando viajou para o Quénia, para ser devolvido à vida selvagem, Christian foi entregue a George Adamson (que aparece no filme, em tronco nu e calções, e está na capa ao lado). George tinha sido casado com Joy Adamson e juntos tinha recolhido e criado uma leoazinha órfã, a que chamaram Elsa, e que viria a ser mundialmente famosa — a sua história é-nos contada no filme Born Free (em português Uma Leoa Chamada Elsa). Tanto Joy como George seriam assassinados; ela em 1980, por um antigo empregado, ele em 1989, por caçadores furtivos, quando acorreu em defesa de uma turista.

O filme de onde este maravilhoso excerto foi retirado chama-se Christian, The Lion at World's End, e foi realizado por Bill Travers, que deu vida à personagem de George Adamason em Born Free. Podem ler mais sobre Christian aqui, vale a pena.

Christian bebé, ainda em Londres
A fazer asneiras, como qualquer gatinho

Explicação necessária: a banda sonora de Born Free, assinada pelo grande John Barry, mereceu dois Oscars em 1966, incluindo melhor canção. Tenho o original e mais duas versões, esta é a minha favorita. E recuso-me a ouvir I Will Always Love You, que acompanha o filme do Youtube, cantado por Whitney Houston. A música é de Dolly Parton e ninguém a canta como ela, ponto final.

10 comentários:

  1. Um animal não esquece nunca que lhe deu colo...

    Por isso é que se me reviram as tripas quando há pessoas que os abandonam e tratam mal...

    bj

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me bem da Elza, que depois virou até série norte-americana (enxergava tudo duplo)... e tandto do filme original, quanto a história de Christian, que o inspirou e que transita pelo You Tube e mensagens de email... É mesmo incrível... Bernard Shaw já intuía em ficção histórias como essas (remember Androcles and the Lyon?) -- Eles nos sentem, mais do que nos observam... Eles nos amam pelo que realmente somos e podemos dar... Há algo de mais "incondicional" do que isso? Nós seres mais racionais temos ainda tanto a aprender com eles... tanto...

    ResponderEliminar
  3. Essse filme e' muito especial para mim. Ainda guardo com muito carinho a pessoa que me comecou a chamar leoa. Estou lavada em lagrimas. Nao conhecia o video acima. E'-me uma historia muito especial.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por este momento... Não conhecia e fiquei emocionada... E ainda por cima com um "gatinho"...

    ResponderEliminar
  5. Preconceituoso é quem vê maldade em tudo. o thinkbing adora gays, mas tratamos tudo com muito humor, talvez um humor diferente do seu. Se vc não tem capacidade de entendimento por favor, não julgue... na verdade, se quiser julgar, o problema é seu.
    passar bem

    ResponderEliminar
  6. Já conhecia o vídeo mas a reacção foi a de sempre...com ou sem whitney houston, em lágrimas em cinco segundos!

    O Christian era lindo, a Elza era linda, e as suas histórias maravilhosas, como são todas as verdadeiras histórias de amor. Doa a quem doer, os animais são maravilhosos amores e amantes.
    Tenho de ir à casinha, que não trouxe lenços de papel e o rimmel está-me a escorrer pela car...ó Teresa, honestly...do que te foste lembrar.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Espantoso, este video, Teresa. Não conhecia a história, mas tb eu sou muuuunto mai nova que tu (LOL).

    Só por ter visto a cara derretida dos dois, estás perdoada por teres ido passar férias a Máiâmi.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Lindo!
    Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto o filme no you tube.
    Lá me fez lacrimejar...

    ResponderEliminar
  9. Já conheço o video há muito tempo, mas sempre que o vejo também não consigo aguentar as lágrimas. É um momento lindo e mágico. Pena que nem todas as pessoas tratem os animais da mesma maneira...

    ResponderEliminar
  10. Chorei com a "Leoa" há mais de 30 anos, choro agora com este video não só por ser maravilhoso, mas também com um sentimento de inveja... o meu cão partiu há 3 semanas e não o poderei ir visitar daqui a um ano...
    Mas era assim, meiguinho e bruto...

    ResponderEliminar