Comentários que merecem um post: Leonard Cohen
Ou a crónica emocionada de um concerto. Pelo comentador Blue Bird (que julgo não ter blogue, pelo menos no Blogger). Obrigada!
«Olá Teresa! Compreendo a sua decisão e respeito-a, eu tinha que ir, fiquei mesmo na frente a 3 m dele e quando às 21.00 em ponto entrou em palco e começou de rompante o "Dance me to the end of love" (que pelo que me apercebi nem é de perto nem de longe uma das suas preferidas), as lágrimas começaram-me a correr pelo rosto abaixo, eu não era o único assim, olhava à minha volta e via outras pessoas no mesmo estado, raparigas de vinte e poucos anos a cantar baixinho a letra com a mão direita no coração...aquela entrada foi letal acredite, Cohen ajoelhado a cantar "show me slowly what I only known the limits of...", depois durante o concerto não se ouvia uma única palavra tamanho era a devoção com se escutava cada linha de cada canção. O Cohen apenas nos olhava, com um olhar tão humano quanto comovente e sorria, sorria como uma criança, e sentia-se ali qualquer coisa que não sei explicar, algo muito grande mesmo. Depois foi o desfilar de todas as canções que já sabemos "Bird on a wire", "Gypsy's Wife" divinal, "Hey, that's no way to say goodbye", "Suzanne" teve logo uma grande ovação claro, etc... no final, no último encore ainda ousei pedir bem alto e a pulmões abertos "Famous Blue Raincoat" (a minha canção de culto), tenho quase a certeza que ouviu, pois sorriu uma vez mais mas começou logo "I tried to leave you", no final quando virou as costas e se dirigiu para a saída do palco, as lágrimas voltaram a cair-me...tinha acabado. Depois olhando à minha volta e observando o rosto das pessoas, notei um misto de alegria por aquilo que tinham acabado de assistir mas ao mesmo tempo um olhar triste, vago e perdido por saber que Cohen tinha partido para se calhar nunca mais voltar...
Blue Bird»
Publicada por Anónimo em A Gota de Ran Tan Plan a 22 de Julho de 2008 1:38
Invejo a emoção. E emoção é coisa que não se explica. Ontem morreu uma pessoa que nunca conheci, aí de Lisboa, mas que o partir me causou tristeza imensa... pelos que ficam e sentem a perda, pelos que choram sua ausência prematura e por eu não o ter conhecido apesar de amar tantos próximos a ele. Emoção assim, gratuita. Dessas que Cohen conhece e descreve tão bem. Dessas que Blue Bird sentiu ao ouvi-lo ao vivo...
ResponderEliminarEste eu tinha de comentar. Gosto muito de Leonard Cohen, nunca fui a um concerto dele (com muita pena minha).
ResponderEliminarDepois há letras que eu gosto de esmiuçar, Hey That's No Way To Say Goodbye foi uma delas. Quando me apaixonei pela música, demorei muito até deixar de ouvi-la (tantas vezes)...
Teresa...novo DVD em Março para comprar e guradar religiosamente... :-)
ResponderEliminarhttp://murmuriosdistantes.blogspot.com/
Muito obrigada pelo aviso, Blue Bird!
ResponderEliminarVou já pôr na agenda!
Um beijo.
Pronto...não é que o Cohen vai voltar a Lisboa...comprei o meu bilhete no primeiro dia em que foram colocados à venda ao público e só consegui para a 7 fila (VIP)(houve uma pré-venda no site oficial). Agora espero não levar com nenhuma "tia-daquelas-de-Cascais-que-aparecem-nas-revistas-cor-de-rosa" ao meu lado e a gritar o tempo todo "Leonardo...Leonardo"...esta vai ser certamente a última oportunidade de o ver ao vivo...e acredito que vá tocar a "Famous Blue Raincoat" (já entrou para o alinhamento juntamente com "The Partisan" outra das minhas preferidas) Teresa não perca...apesar do concerto de Cascais ter sido especial, este também o será...acredite! Retribuo o beijo.
ResponderEliminarMeu querido Blue Bird,
ResponderEliminarAcredite que me dói muito: não poderei estar no concerto. Nesse dia estou em Miami.
Ouvir o nosso Leonard Cohen cantar Famous Blue Raincoat seria uma coisa única. Porque será que ele nunca a canta ao vivo?
Mas eu tenho tudo pago para Miami, este anúncio da vinda dele colheu-me copletamente de surpresa!
Uma coisa me alegra: sei que vai receber a música como se fosse eu. Conta-me depois? Promete?
Obrigada. :)
Blue Bird,
ResponderEliminarThe Partisan também é uma das minhas preferidas. Como são todas as de Songs from a Room...
Claro que conto...está prometido.Ele só no final da digressão do verão passado é que começou a tocar "Famous Blue Raincoat", agora parece que já é tema certo nos "encores"...Boa estadia em Miami... :-)
ResponderEliminarJá agora descobri isto no YouTube...
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=P6vhK3M2l8E
:-)