sexta-feira, 30 de maio de 2008

Fofuras... OMG!

Se há adjectivo que me faz urticária é... fofo. Terão de desculpar-me... mas possidónio mais possidónio é impossível!

Fofo aplica-se a novelos de lã bem dobada (arte que a minha Mãe me ensinou), que ficam leves, leves..., a camisolas de caxemira macia, a almofadas, a camas, a sofás... Agora a coisas, agora a pessoas? Credo!

É equivalente a dizer o comer, ou a moça, ou o esposo, ou falecer! Tenham lá paciência!

Tive um namorado que, logo ao segundo dia de paixão, teve a desastrosa ideia de me tratar carinhosamente por Fofinha. Eu devia estar apenas levemente tostada pelas labaredas da dita paixão (isto é roubado ao Quino, é uma velha piada da Mafalda...), porque logo ali pus os pontos nos ii — com admirável diplomacia (só me apeteceu desatar aos uivos), expliquei à criatura que, a bem do nosso romance, era imprescindível que, de futuro, se abstivesse de tal adjectivo. Não sabia explicar (sabia, ó se sabia!), era uma questão de pele, o meu organismo rejeitava-o!

A coisa cifrou-se numa vitória relativa. Ele retirou o vocativo, é certo. Mas tínhamos começado mal, irremediavelmente mal. Uns escassos meses depois, já nem o podia ver à frente. E se ainda durou tanto tempo foi apenas porque tinha... outros talentos.

Só para castigo de quem me deu o mote para este post, aqui vai uma música aflitiva de pirosa. Tenho muito orgulho nela, suei muito para a arranjar. Ana, fica-te lá com este Concerto pour une Voix, de Saint-Preux. Aposto que não o ouvias há bem mais de trinta anos... E estás com muita sorte, podia pôr-te a Ballade pour Adeline, ou Waldo de Los Rios... Não me tentes, Ana...

Estamos conversadas sobre o Snap Shots?

23 comentários:

  1. Até os pelos se me arrepiaram e a pele se me encheu de urticária... Vade retro, que uma voz sozinha pode fazer muitos estragos nos tímpanos!
    Antes os snapshots, fofa!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Mas confessa que é sublime odiar isto... É como aqueles flausinos, os Il Divo... LOL!

    E confessa que não ouvias há muitos, muitos anos (sem saudade)...

    ResponderEliminar
  3. P.S. Julguei que estávamos entendidas quanto ao adjectivo...

    ResponderEliminar
  4. Tu quoque, fofo?

    Ai, desculpa! Tu quoque, fili?...

    ResponderEliminar
  5. ora, então vamos lá ver uma coisa: se fofo, o comer, a moça, o esposo ou falecer são coisas possidónias, significa, presumo, que são coisas pretensiosas, vulgares ou convencionais. algo que presumo, não tem mal nenhum seres.

    se a ideia é chamar-lhes de foleiras, bregas ou pirosas, porque não chamar-lhes assim dessa forma?

    ou será que dizer que essas palavras, ou melhor, o uso dessas palavras (as tais foleiras, bregas ou pirosas) é um já em si um acto possidónio e acaba por ser uma pescadinha de rabo na boca?

    gosto de quem escreve bem, sem erros com boa gramática como é o teu, perdão, seu caso. tenho pena de o não conseguir fazer, mas não acha por vezes exagerado, "apontar" com uma valente quantidade de dedos como o faz, as pessoas que não o fazem por, por exemplo, não saberem como fazer melhor?

    bem sei que cada um é dono do seu blog e escreve lá o que bem entende era o que mais faltava estar eu aqui a contrariar isso.

    mas ainda assim não resisti a vir pespegar este pequeno comentário. não veja neste acto a compra duma guerra, longe disso, muito menos uma guerra de bem escrever português, tenho consciência que perco, não de 10 a 0, mas seguramente de 1000 a 0, mas gaita, por vezes julgo que lhe resvala a sensibilidade para outros locais estranhos.

    eu gosto das chamadas de atenção ao uso das palavras de português, gosto porque sinto que melhoro. mas gosto mais quando me sabem chamar a atenção com mais sobriedade e talvez humildade, algo que eu, na minha opinião não encontro neste blog.

    repito, este comentário não é um bilhete para comprar uma guerra sobre o escrever, a snobeira ou os actos possidónios. mas caramba, se utiliza a palavra bocado (e bem, a meu ver) sem ser para designar aquele pedaço de alimento que se mete na boca, porque raio critica tantos estes actos mais possidónios?

    não andará a combater pulgas com anti-aéreas?

    nota: repito, não se ofenda com isto que escrevi. não era minha intenção. longe disso, acredite. nem me leve muito a sério. entenda-o como umas palavrecas bem intencionadas. nada mais.

    ResponderEliminar
  6. Fofo, coração, amor é tudo do piorio. Possidónio, foleiro, brega, piroso, o que quiserem. Eu simplesmente abomino. O nosso nome é muito mais sensual dito por quem nos ama, do que qualquer outro!

    ResponderEliminar
  7. Pitx,
    Bem-vindo. E estabeleçamos já o "tu" blogosférico. Tratemo-nos por tu. Ainda não fui espreitar o teu blogue - blóguio, como se diz aqui em casa.

    Gostei muito, mas mesmo muito do teu comentário. Porque funciona para mim como um exercício de humildade e contrição.

    Admito que a imagem que de mim perpasse para fora possa ser de arrogância, e aí o erro está em mim, porque não soube encontrar as palavras certas. Qualquer uma das visitas desta casa que têm um contacto pessoal comigo sabem que não sou nada disso.

    Move-me sempre um grande amor pela Língua Portuguesa, minha, nossa Pátria, no magnífico verso de Fernando Pessoa (uma eterna obsessão minha). Tu sabes lá as dúvidas que eu tenho a cada momento! A ortografia é chapa zero, como costumo dizer. Está certo ou está errado - com margem para gralhas, que sei distinguir a quilómetros, e que eu própria faço a toda a hora, por ter uma escrita compulsiva. Quando releio só vejo asneiras.

    O pior é o resto! Eu quero estar à altura da riqueza desta Língua que herdámos. Instalei o msn só para falar com a Marta, minha sobrinha adolescente. Assim que ela põe uma abreviatura parva, um k, corto logo com um "Adeus, Marta" que a faz arrepiar caminho com um "Desculpe, Tia".

    E depois há o resto. Aquilo que tão bem assinalaste - em parte reconheço-me culpada, é snobeira, é preconceito de classe.

    Um beijo para ti, fico a dever-te o resto da resposta.

    ResponderEliminar
  8. Pois eu lamento informar a comunidade que adoro "fofo". Acho fofo, pronto, acho uma fofura. Vem-me dos tempos em que ouvia o Roque e a Amiga no Pão com Manteiga (programa do caraças). O meu gato é fofo, o meu cão é fofo, o meu filho é fofo e os meus namorados foram , são, sempre fofos. E as minhas amigas? Umas fofas! Em resumo, digo o que me apetece. Não digo "o comer". Tive a sorte de ter quem me ensinasse a dizer "a comida". Mas nem toda a gente teve, não é Teresinha?

    Fofa!

    ResponderEliminar
  9. TCL,
    E não te venhas agora armar ao pingarelho, que riste tanto como nós com a história que a Rosarinho contou no jantar em casa da Ana, a recepção apaixonada ao namorado... fofo.

    Fofo é insuportável, e sei que concordas. Pronto, está bem, és uma artista, uma rebelde, hoje ainda é Maio, andas com saudades de 68... :)

    ResponderEliminar
  10. Pedro,
    Concordo, e nem só por sensualidade. O nome é sempre o vocativo mais bonito, mesmo quando o nome em si o não é. Vivo isso todos os dias, profissionalmente. É eficaz.

    ResponderEliminar
  11. hihihihihihi (rindo em surdina), ai moça moça, tu sabes kés fôfa, pk tta luta?

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  12. T, já não me lembro da história de que falas. Deus não me abençoou com uma memória de elefante. Mas se me ri, foi porque a história tinha graça, aliás a Rosarinho tem sempre graça em qualquer coisa que conte. Isso não quer dizer que concorde contigo no que respieta ao fofo. Não tenho nada contra o fofo, antes pelo contrário. E uso. Juro.

    Aliás, a partir de hoje, considera-te fofa, o que é um previlégio. nem toda a gente das minhas relações merece o epíteto.

    Inté, fofa. Aposto que odeias o inté. Eu acho fofo.

    :-)

    ResponderEliminar
  13. Bolas, mas para que fui eu abrir a boca?! É bem verdade que quem semeia ventos colhe tempestades!
    Agora vão passar a tratar-me por fofa?

    Diabba,
    Vai para o... :) LOL!

    TCL,
    Idem (pela segunda vez). LOL
    Não sei onde poderás ter ido buscar a ideia de que odeio o inté...

    Beijos às duas, suas tontas!

    ResponderEliminar
  14. Teresa,
    Não consigo entender as tuas guerras. Comprar guerras por causa de gostos? Na blogosfera, como na vida, somos todos diferentes, não achas? E para que serve hostilizar quem usa palavras com que embirramos, ou gosta de músicas de que não gostamos? Fui agora pela 1ª vez ao blog do Pitx e encontrei lá, num post de 27/5, esta ideia: olharmos para realidades diferentes da que rodeia o nosso umbigo "faz-nos meditar no quanto somos faz-nos meditar no quanto somos mesquinhos, piquinhas, cheios de paneleirices, cocós e parvos, com o que pensamos, dizemos e até escrevemos". Sabemos que isto é verdade.
    É possível brincar com as diferenças, sem magoar ninguém. O Alf, por exemplo, fê-lo com muito humor e enorme inteligência. Ora vejam: http://aquinobonjardim.blogspot.com/2008/05/ora-vamos-l-ver.html
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Rosarinho,
    Chapeau!
    Tiveste a última palavra.
    Eu não torno... :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Que fofura de post!

    Admito que não uso muito a palavra nem gosto que me chamem fofa num cenário romântico... porque não sou. Sou muito pragmática e acho uma "possidonice" uma série de romantismos bacocos que outras mulheres adoram. Acho bonito as pessoas gostarem dessas coisas. Acho que mostra um lado "fofo" que eu não consigo ter. Funciona um pouco como a religião. Tenho quase que ciúme de quem tem fé. Eu pessoalmente não consigo acreditar na existência de uma entidade divina.

    Isto tudo para dizer que não condeno que usa a palavra "fofo" ou qualquer outra que consideras brega. Acho a língua portuguesa muito rica e que estas palavras fazem parte da cultura de certas regiões ou como tu dizes... de classes sociais. Altas ou baixas são todas portuguesas e é preciso respeitar a liberdade dos outros.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Calma, calma! Isto nada tem que ver com classes sociais!

    Ó valha-me Deus! É que não é nada disso!

    Isto começa em mim e em palavras que me irritam de morte. Tu terás outras tantas, cada um tem as suas...

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Bom, este post fofo tem dado pano para mangas! Aqui concordo contigo, Teresa. nada tem que ver com classes sociais. Que é isso? eu por exemplo, tenho imensa classe e gosto de fofo!

    ResponderEliminar
  19. Pois está claro! E eu sou irremediavelmente plebe e odeio! lol!

    ResponderEliminar
  20. ehehehe... oh T... eu sou plebe também e gosto! Já viste a classe que é pertenceres à minha? ihihihhi... Isto saiu deliciosamente pedante! ihihihhih

    ResponderEliminar