quinta-feira, 1 de maio de 2008

Baú das relíquias #5: Le Ruisseau de Mon Enfance

Nos anos 60 ainda éramos uma civilização profundamente francófona, coisa que viria a mudar em breve, no turbilhão iniciado pelos Beatles - sim, sem quaisquer conhecimentos de Sociologia, arrisco que as mudanças começaram com a música. Comprava-se a Paris Match e a Jours de France, os adolescentes (coisa que eu estava a uma década de ser...) devoravam a Salut les Copains. Os novos títulos da Bouquins e da Livre de Poche desapareciam da Férin (a livraria francesa na Rua Nova do Almada) assim que chegavam.

Adamo (Salvatore Adamo) teve uma época de glória. Em Portugal fez furor. Eu era demasiado pequena, mas lembro-me de ver os discos à venda, até nas papelarias, as mesmas que vendiam aqueles álbuns para guardar discos. Adamo fez tanto sucesso em Portugal que chegou até a cantar em português, estão a ver a dimensão da coisa... Lembro-me muito bem de o ouvir na telefonia.

Reencontrei esta canção (que me é muito querida - vá lá, chicoteiem-me!) muito mais tarde, numas féria na Suíça em 1985, em casa do namorado com quem ia casando. Não casar foi, muito provavelmente, a decisão mais sensata que tomei em toda a minha vida. Fica a música, vale a música. Lembrava-me perfeitamente dela, ouvi-a dezenas de vezes, deliciada, no reencontro enternecido com uma memória auditiva da minha infância afinal muito presente.

Dois anos mais tarde, a minha grande amiga Nita, sete anos mais velha e que viveu esta época em pleno, ofereceu-me o single, que ainda conservava, este cuja capa aqui vêem, no dia dos meus anos. Juntamente com um outro que aqui apresentarei noutro dia... Ainda os tenho, como devem calcular...

8 comentários:

  1. Bom Dia amiga! Por falar no dia dos teus anos... quando é que é? pode-se saber? Belas lembranças essas, cá no Brasil talvez pela falta de proximidade até geográfica poucos franceses fizeram sucesso... Reina absoluto o Aznavour, quase sem nenhum outro q tenha chegado perto.

    ResponderEliminar
  2. Tb gosto de musica francesa... mas essa ultrapassa-me os meus limites temporais...
    Desconhecia a suaexistencia por completo...
    vou ouvir só mais um pouquinho...
    :o)))***

    ResponderEliminar
  3. 'Tombe la neige' é a minha canção de eleição do Adamo. Também não me recordo de muitas mais, e confesso não ter sempre a paciência para ir buscar o gira discos e ouvir os vinis que o meu pai coleccionou. Mas este senhor anda lá na estante, pois claro!
    E Joe Dassin, diz-te alguma coisa? mais popularucho, é certo, mas com alguns grandes poemas.

    ResponderEliminar
  4. Ia escrever, tout court: "Teresa, o Adamo é que já não!". Mas depois pus-me a ouvir a musiquinha... e o que me veio à memória foi tão bom, tão doce, que... olha, enterneceu-me! Há coisas giras.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cora,
    1. 27 de Agosto (o mesmo dia da Madre Teresa de Calcutá).
    2. Não perderam muito em não conhecer Adamo. Já Aznavou... ah, esse é património mundial!
    3. Andamos desencontradas. Quando tentas contactar-me no Skype só descubro umas horas depois. E já estás desligada... :(

    Beijo enorme.

    ResponderEliminar
  6. Pearl,
    Rm boa verdade, Adamo até os meus limites temporais ultrapasssa, e olha que eu sou ANTIGA! Acho graça a meia-dúzia de musiquinhas dele, mas não passa disso... :)

    Safira,
    Tombe la Neige é um clássimo do romance xaroposo. Como Mes Mains Sur tes Hanches. Deixa que te diga que também não conheço muitas mais, era demasiado miúda.

    Já Joe Dassin, bem... isso é outra conversa! Ainda há dias falámos dele num jantar das Cell Blog Chicks. É preciso ver que vivi a época dele em cheio, tinha 19 anos quando morreu. Alguém que venha dizer mal dele na minha cara leva logo no focinho, pronto! Reconheço que é música fácil e imediata, mas gosto dele, irra! Me aguarda!, como dizem os brasileiros. Cá há-de vir parar :)

    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Pois é, Aninhas...
    Já percebeste que também não é santo da minha devoção, não é verdade? Mas gosto mesmo muito desta música...

    Suponho que seja o sortilégio do verso Parle-moi de mon enfance... :)

    O teu desafio (plágio do Un Jour, Un Enfant) não me tem saído da cabeça, sem chegar a qualquer resposta satisfatória. E tu?

    Mariazinha,
    Não mistures as coisas! :) lol
    Olha que o Adamao não tem culpa!

    ResponderEliminar