segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Mulheres no Cinema - uma homenagem

Faltam algumas... Que me lembre, pelo menos Louise Brooks, Tallulah Bankhead, Claudette Colbert e Paulette Goddard; na Europa, Alida Valli, Michelle Morgan e Romy Schneider. Mas é BELÍSSIMO!

Por ordem: Mary Pickford, Lillian Gish, Gloria Swanson, Marlene Dietrich, Norma Shearer, Ruth Chatterton, Jean Harlow, Katharine Hepburn, Carole Lombard, Bette Davis, Greta Garbo, Barbara Stanwyck, Vivien Leigh, Greer Garson, Hedy Lamarr, Rita Hayworth, Gene Tierney, Olivia de Havilland, Ingrid Bergman, Joan Crawford, Ginger Rogers, Loretta Young, Deborah Kerr, Judy Garland, Anne Baxter, Lauren Bacall, Susan Hayward, Ava Gardner, Marilyn Monroe, Grace Kelly, Lana Turner, Elizabeth Taylor, Kim Novak, Audrey Hepburn, Dorothy Dandridge, Shirley MacLaine, Natalie Wood, Rita Moreno, Janet Leigh, Brigitte Bardot, Sophia Loren, Ann Margret, Julie Andrews, Raquel Welch, Tuesday Weld, Jane Fonda, Julie Christie, Faye Dunaway, Catherine Deneuve, Jacqueline Bisset, Candice Bergen, Isabella Rossellini, Diane Keaton, Goldie Hawn, Meryl Streep, Susan Sarandon, Jessica Lange, Michelle Pfeiffer, Sigourney Weaver, Kathleen Turner, Holly Hunter, Jodie Foster, Angela Bassett, Demi Moore, Sharon Stone, Meg Ryan, Julia Roberts, Salma Hayek, Sandra Bullock, Julianne Moore, Diane Lane, Nicole Kidman, Catherine Zeta-Jones, Angelina Jolie, Charlize Theron, Reese Witherspoon, Halle Berry.

17 comentários:

  1. muito bom, obrigada teresa... este blog tem sempre surpresas bem agradáveis ;)

    beijo grande

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  2. MARIA,
    Quando encontro coisas bonitas gosto sempre de as partilhar.
    Viste o outro? Acho ainda melhor!
    Um beijo.

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  3. A experiência, em plasticidade resultou em grande, sem mas!...
    Mas... se o critério é "As boazudas do sistem", falta muito "boazuda" gente, entre elas Julia Ormond, por exemplo. Se o critério é então a "Qualidade/boazudice", cadê as italianas e as francesas( S. Mangano ou I. Adjani por exemplo)? Se o critério é o estafado "Culto do umbigo", bingo! Só dá mesmo América!

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  4. A4,
    Parece-me que o autor deve ser mesmo americano, o que explica a ausência de algumas caras mais presentes no cinema europeu. E sim, tens razão, não me tinha lembrado da Adjani (uma cara espantosa). Falta também Simone Signoret, que em nova era lindíssima (e ganhou um Oscar). Julgo que o critério foi mesmo o da beleza e não o da "boazudice" - repara que Jane Russell ou Jayne Mansfield, por exemplo, não aparecem. Nem Anna Magnani, um monstro de talento (e outro Oscar), mas nem por isso bonita.

    Bolas! O desgraçado faz um óptimo trabalho e tu ainda desatas a mandar vir com a América?! lol

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  5. Ja reparaste que, mesmo com tanto avanco na estetica, da cirurgia plastica, na cosmetica, etc, as mulheres modernas nem por isso sao mais bonitas que as de ha 100 anos?

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  6. AENIMA,
    Muitíssimo bem observado! Estás coberta de razão!
    Beijo grande.

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  7. Deixa-me entao fazer outro reparo que contive ontem. Se o a4 se queixa da "americanidade" do cinema, porque nao se queixa igualmente da "europeizacao" da pintura? Nao faz sentido pois nao? Uma parte do mundo e' prolifica numa arte e outra noutra... logo as mulheres tem as suas nacionalidades de acordo com as localizacoes das industrias.

    Beijinhos

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  8. Essa parece-me fácil: não podemos esquecer-nos de que a América enquanto país começa em 1776, já com uns séculos de atraso em matéria de pintura, portanto. No século XIX, por exemplo, nem sequer estou neste momento a lembrar-me de um único grande nome na pintura... As grandes correntes surgiram todas na Europa. Não se podia pôr na colagem aquilo que, pura e simplesmente, não existe.

    De passagem, posso contar-te que o A4 talvez pudesse ter sigo um grande pintor, é extraordinariamente dotado para desenho. Ainda tenho uma hilariante caricatura minha que ele fez quando eu tinha 21 anos, e vi muitas coisas desenhadas por ele. Numa mesa de amigos, era só ele distrair-se e já estava a desenhar, e de repente calava-se tudo a admirar o que dali estava a sair. Toda a gente insistia com ele que devia ir para Belas Artes, o casmurro nunca ligou nenhuma.
    Só conheci outra pessoa assim, o Rui G., que era também um escultor muito talentoso.

    Beijo!

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  9. O que mais admira é, especialmente as primeiras, saber que ali não há nada artificial, é beleza pura...

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  10. RAFEIRO,
    De facto, operações plásticas ainda não havia. Mas posso dizer-te, por exemplo, que a MGM fez a Greta Garbo tirar os dentes de trás para lhe acentuar as maçãs do rosto... Além de a terem mandado arranjar os restantes, que eram bastante tortos - o que se confirma, se vires os filmes europeus dela.

    Beijo!

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  11. "Não se podia pôr na colagem aquilo que, pura e simplesmente, não existe." Exacto fofa... era o que eu queria dizer. Se a industria cinematografica foi practicamente inexistemente na europa, a4 queria que se pusessem quem nessa colagem? Ate tem bastante actrizes europeias, em escala claro, boas representantes do melhor do cinema europeu.

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  12. AENIMA,
    Agora é de ti que tenho de discordar parcialmente. Se me falares em indústria cinematográfica europeia por comparação com o studio system americano, tenho de concordar. De facto não havia. Mas havia cinema, muito cinema, e importantíssimo. Alemão, antes da II Guerra. E depois dela o cinema francês e o italiano, que fizeram história. Alguns realizadores ingleses também, uns quantos alemães, e o grande Ingmar Bergman na Suécia.

    Até aos anos 80, por exemplo, todo o cinema francês chegava a Portugal, e era visto, foi depois que as coisas mudaram.

    Beijo enorme.

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  13. Para nao falar que nos anos 20 o cinema portugues era o mais avancado do mundo... yeap :) E nos anos 30, o alemao como falas muito bem... nao julgues que esqueci uma das minhas heroinas Leni Riefenstahl. Estava so a exagerar um ponto :)

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  14. Olha que nós duas temos paixões coincidentes incríveis! Leni Riefenstahl é também uma das minhas heroínas! Há que tempos que ando para fazer o post com "as mulheres da minha vida" - tenho inclusivamente todas as fotografias. Ela é uma delas.

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  15. Gina Lollobrigida, Silvia Koscina, Ginna Maria Canale, entre outras italianas.
    Quando despertava para a puberdade tinha a mania de estar apaixonada pela Gianna Maria Canale, especialista em filmes de capa e espada ou em históricos.
    Raul

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  16. TEresa, so agora li a tua resposta. Eu ja fiz um post sobre ela:

    http://edicoesbanais.blogspot.com/2006/12/deuses-negros_07.html

    Gerou uma "conversa de bastidires" muito... "interessante" digamos...

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