domingo, 19 de agosto de 2007

Cenas de filmes da minha vida #6: Out of Africa

Uma das cenas da minha vida, naquele que é também, indiscutivelmente, um dos mais importantes filmes da minha vida.

«A glimpse of the world through God's eye». O momento em que Meryl Streep estende a mão para trás, para agradecer aquele extraordinário presente, e juntos comungarem dele, é para mim dos mais sublimes momentos da história do cinema. A música de John Barry é a pincelada final. Perfeição absoluta.

9 comentários:

  1. Ha certas cenas de filme que nao consigo evitar as lagrimas. E esta e' uma delas obviamente. Sera que compreendes agora a minha necessidade de trabalhar por/para Africa? Ha sitios virgens de maldade.

    ResponderEliminar
  2. Virgens de maldade, porque virgens de humanos!

    Na verdade eu tb não me importava de viver num lugar desses, desde que tivesse as minhas coisas e a certeza absoluta que nunca em tempo algum, seria expoliada dos meus pertences... ou pior!

    Infelizmente, a realidade está muito longe dos filmes.

    beijos d'enxofre

    ResponderEliminar
  3. sempre pensei que um dia acabaria por ir viver para áfrica para o meio destas fabulosas paisagens...

    fez-me lembrar a melhor viagem que já fiz, a zanzibar...

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desse filme e gostei muito do blog. :-D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente, não gostei lá muito do filme mas amei as paisagens que revi quando estive no Kruger Park na África do Sul. É mesmo um mundo à parte, maravilhoso, onde dá vontade de ficar...
    Jokas

    ResponderEliminar
  6. olá teresa!
    este filme é o relato de uma bela história de amor, mas para além disso possui um par memorável Meryl e Robert, conduzidos através da mão do mestre Sydney Pollack.
    Quando nos falam de "Out of Africa" vem de imediato à memória a sequência em que o Dennys junto ao lago lava o cabelo da Karen, simplesmente sublime.
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderEliminar
  7. Teresa, vou aqui meter bedelho e responder 'a Mafarrica...

    Pois... virgens de pessoas sim mas nem sempre. Verdade e' que grande parte das populacoes daquele continente estao bem se borrifando para os governos e autoridades definidas ao estilo da civilizacao ocidental.

    Nos, os afortunados que nascemos com a possibilidade de termos uma formacao em casa e da sociedade, dissertamos facilmente sobre a corrupcao em Africa, a falta de eficiencia da mao de obra, a pobre eficacia das politicas etc etc. Decidimos que, o mundo para crescer, tem que seguir a formula chapa 5 que o World Bank e o IMF decretaram como estrategia de desenvolvimento sustentavel. A realidade e' que, provavelmente, se mandassemos psicologos para o campo em vez de economistas, conseguissemos compreender as mentalidades humanas diferentes e o que as faz motivar para sairem da miseria.

    Quem somos nos, do alto da nossa educacao, colchao confortavel e barriga cheia, que se queixa ter pneus na barriga e uma dor de cabeca por "stress", quem somos nos para recriminar as atitudes de povos que desde a nascenca ainda so conheceram miseria, fome e doenca? E as cupulas, que nunca conheceram outra forma de trabalhar que nao pela luva, suborno e corrupcao? Ate que ponto a culpa da desonestidade deles nao esta no ocidente lhes impos regras e formatos de funcionamento que nao se enquadram na sociedade local?

    Tens toda a razao em dizer que a realidade nao e' vista nos filmes. Talvez se fosse, todos nos tivessemos uma visao da vida mais perto da do Finch-Hutton do filme.

    Sabes, acredita que fiquei muito triste por sofrer na pele as consequencias da corrupcao por mais que uma vez, mas o que culpo sao as instituicoes. Quandas vezes andam estas organizacoes ditas necessarias ao desenvolvimento apenas a tentarem sobreviver atraves de projectos absurdos, sem cabimento, so para mostrar trabalho feito no campo e obter meia duzia de estatistas, sem se preocuparem com a medicao real do bem-estar da populacao? Eu sou a primeira a atacar as ideias megalomenas de Bancos Mundias, Africanos e Fundos Monetarios varios... sao instituicoes podres ja na sua base, com objectivos e planos de accao que poderiam ajudar mas nunca deviam ser levados como a forca motivadora de mudanca, como eles exigem que seja para prestar qualquer ajuda. Sera que me estou a fazer entender? Talvez nao, mas isto ja vai longo e eu tenho e' que trabalhar para mim tambem!

    Beijinhossssssssss

    PS - T. Desculpa se me alonguei... nao tinha intencao de me apoderar assim do teu espaco.

    ResponderEliminar
  8. Gostei. Posso dar uam sugestão. Há uma cena de um filme que...é PERFEITA. "AMOR ACONTECE", o rapazinho à porta da amada com varios cartazes, não quando, no meio de algumas piadas, a declaração de amor mais fixe de sempre: "TO ME YOU ARE PERFECT"! Encontras no youtube!

    Bj

    ResponderEliminar