domingo, 1 de abril de 2007

When Harry Met Sally — a célebre cena


Os meus amigos pedem... e eu gosto de fazer vontades. Principalmente quando elas, como neste caso, estão relacionadas com um filme que é, sem dúvida, um dos filmes da minha vida.

Sei muitíssimo bem que há filmes incomparavelmente melhores. Eu própria lhe encontro falhas (esta cena, justamente famosa, é completamente incongruente com a contida personagem de Meg Ryan, por exemplo) e até confesso que quando a amizade descamba em romance o filme perde toda a graça para mim. Mas dispõe-me bem, que querem? Os diálogos, da minha querida Nora Ephron, são brilhantes. E se o American Film Institute resolveu dar-lhe um honroso 23.º lugar entre as cem melhores comédias de sempre (aqui), quem sou eu para me armar em esquisita ou em intelectual? Já agora, o filme a que eles dão o 1.º lugar é outro dos filmes da minha vida, o fabuloso Some Like it Hot, de Billy Wilder.

Aproveito para juntar uma fotografia tirada por mim no Katz's, o deli de Nova Iorque onde esta cena foi filmada. Tarada como sou, fui lá de propósito (o que nos ia fazendo, a mim e ao Victor, chegar atrasados ao teatro, que aquilo fica completamente fora de mão, muito downtown). O cartaz está pendurado por cima da mesa onde Sally e Harry estavam sentados.


Quanto ao Katz's em si, não o recomendo a ninguém, os tipos do Zagat deviam estar doidos, ou foram subornados, para dizerem que tem as melhores e maiores sanduíches de pastrami da cidade. As do mítico Carnegie Deli (esquina da 7.ª avenida com a rua 54) é que são, aliás nem se comparam! Já para não falar no melhor cheesecake do mundo, nunca saberão o que é cheesecake até provarem o do Carnegie Deli. Vendem congelado, em diferentes tamanhos; eu e o Victor costumamos trazer, tal é o vício. E as empregadas do Katz's são de uma antipatia a roçar a grosseria (disso o Zagat avisa-nos, vá lá).

Exemplo? Eu ADORO onion rings. Sem me dar ao trabalho de consultar a lista, enorme, parti do princípio de que tinham.

Resposta (amorosa) da empregada:

Do you see onion rings on the menu?... I don't see onion rings on the menu!...

Até o casal da mesa ao lado arregalou os olhos, perante tamanha má-criação.

3 comentários:

  1. Querida Teresa,
    Quando penso que já vi todos os filmes da Meg sempre aparece mais um que desconhecia, não é o caso deste claro. Mas olhe acredite ou não sou um sentimental e um dos filmes que mais gosto é feito com ela e o Mathiew Boderick (creio ser este o nome) e a história gira em torno de uma namorada que vai para a cidade e não volta e ele vai à procura dela ao passo que a Meg se quer vingar de um ex-namorado francês que se aproveitou dela. Gosto tanto desse filme que fico tão entusiasmado por o ver que me esqueço de olhar o título e tudo o mais...rssss. Ok podem me chamar lamechas mas sou um romântico (mas ando a tratar-me...rsss. Aliás sempre que como morangos lembro-me do filme, se conhecem a história sabem a que me refiro. Mas o importante em tudo isto é que a minha querida amiga não se poupa a esforços para nos deixar felizes e isso não tem preço.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. António,
    Veja se o filme de que fala é este: Addicted to Love (eu não o vi).

    Lembra-se da questão de que falámos há dias sobre a correcta pronúncia do "r" num inglês de qualidade? Olhe a explicação que o Jeremy Irons dá sobre a pronúncia do seu nome:
    "My name is certainly not pronounced 'Eye-rons,' but just like the metal. In England we say, 'Eye-ons' -- we're lazy about our R's. Here [USA] I guess you would say 'Ire-ons.' " The name is fairly common in England, he added. "It's probably short for Ironsmith.

    ResponderEliminar
  3. Querida Teresa,
    Acertou em cheio no nome do filme que eu adoro Addicted To Love que passou aqui com o título "Viciados no Amor". Curiosamente o título do filme é o mesmo nome de uma das minhas canções favoritas de sempre que muito embora seja um original de Robert Palmer (Gosto de versão dele) cantada pela miss Hot Legs (Tina Turner) é de delirar. Uma senhora fantástica e muito simpática que adorei conhecer e que fica para sempre no meu coração pela forma como me recebeu.
    beijos

    ResponderEliminar